Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Livros de Terror e Suspense que serão publicados no segundo semestre de 2020 no Brasil

Já fazem alguns anos desde que comecei a compilar as listas de previsões de lançamentos de livros de terror estrangeiros no Brasil e a impressão é de que cada ano que passa o número de títulos fica menor, e pior, mesmo as obras que são anunciadas chegam a demorar anos para serem publicadas.

Há uma lista gigantesca de livros, cujos direitos foram adquiridos pelas editoras brasileiras, mas que por inúmeros motivos (seja crise, falta de timing com outro tipo de obra midiática, geralmente uma adaptação cinematográfica, poucas vendas de uma  obra anterior e até mesmo desinteresse) acabam não sendo publicados. 

Adicionando mais elementos problemáticos ao já deficitário catálogo de horror das editoras, a pandemia acabou fazendo com que várias obras originalmente marcadas para serem publicadas no primeiro semestre de 2020 fossem adiadas, algumas até indefinidamente. Em um mercado em que a literatura contemporânea de horror estrangeira recebe pouca atenção, estamos entrando na era das novas edições repetidas de autores populares. 

O que nos resta é aguardar, de vez em quando uma editora surpreende, mas a verdade é que o fluxo de obras estrangeiras de horror que impulsionou o gênero na segunda metade da década passada aqui no Brasil está ficando nos últimos anos cada vez menor.

A lista a seguir foi compilada a partir de novas informações que foram rastreadas a partir do catálogo nacional de cadastros de ISBN, sites oficiais e redes sociais das editoras, notícias publicadas pela grande mídia e catálogos e guias estrangeiros de compra e venda de direitos autorais. Evitei repetir livros cujo anúncio de publicação é antigo, mas que se arrastam por anos neste tipo de lista, para dar uma atualização sobre seus status, criei um anexo com a situação corrente dessas obras.


Amigo Imaginário de Stephen Chbosky (Record)
Status: Confirmado
Podemos engolir nosso medo ou deixar que ele nos engula. Kate Reese, mãe solteira, está fugindo. Determinada a melhorar de vida, ela e seu filho, Christopher, fogem de um relacionamento abusivo no meio da noite. Juntos, eles se sentem atraídos pela pequena comunidade de Mill Grove, na Pensilvânia. É o mais longe que podem chegar. A princípio, parece o lugar perfeito para finalmente se estabelecer. Então Christopher desaparece. Por seis longos dias, ninguém pode encontrá-lo. Até Christopher emergir da floresta na periferia da cidade, ileso, mas mudado. Ele volta com uma voz na cabeça, apenas ele pode ouvir, com uma missão que apenas ele pode completar: construir uma casa na árvore no bosque até o Natal, ou sua mãe e todos na cidade nunca mais serão os mesmos.
 
Amigo Imaginário de Stephen Chbosky havia sido anunciado originalmente para o mês de maio pela editora Record, porém a pandemia fez com que vários livros de seu catálogo fossem adiados. Não há nenhuma nova informação sobre seu status atual.

Malorie de Josh  Malerman (Intrínseca)
Doze anos se passaram desde que Malorie e os filhos atravessaram o rio com vendas no rosto, mas tapar os olhos ainda é uma regra que não podem deixar de seguir. Eles sabem que apenas um vislumbre das criaturas pode levar pessoas comuns a uma violência indescritível. Ainda não há explicação. Nenhuma solução. Tudo o que Malorie pode fazer é sobreviver... e transmitir aos filhos sua determinação. Não se descuidem, diz a eles. Fiquem vendados. E NÃO ABRAM OS OLHOS.
 
Com o grande sucesso de Caixa de Pássaros Josh Malerman resolveu escrever uma sequência, mesmo afirmando na época do lançamento que dificilmente voltaria a explorar aquele mundo. Mas Malorie não é seu retorno a este universo, ano passado a Intrínseca publicou uma edição especial de Caixa de Pássaros, com o conto Bobby bate à Porta, que traz uma nova percepção acerca dos efeitos que a visão "daquilo" faz com as pessoas.

Full Throttle de Joe Hill (HarperCollins Brasil) 
Status: Provável
Treze contos ​​de suspense sobrenatural, incluindo “In the Tall Grass” um dos dois co-escritos com Stephen King, além de duas histórias inéditas escritas exclusivamente para este livro, “Mums” e “Late Returns”, e outra impressa pela primeira vez “Dark Carousel”.

O novo livro de Joe Hill foi cadastrado na agência brasileira de ISBN com dos títulos: Full Throttle e Carrossel Sombrio e outras histórias pela HarperCollins Brasil. A obra deve sair primeiro em uma edição especial da TAG e posteriormente pela editora. É uma coleção de contos que apresenta treze histórias de terror e suspense, incluindo duas inéditas. 

O título faz referência a "Throttle", conto escrito em colaboração com Stephen King e publicado no Brasil em formato digital pela Arqueiro em 2013 como A Tribo, uma homenagem a Encurralado de Richard Matheson, onde uma gangue de motoqueiros é perseguida por um caminhão dirigido por um motorista sem rosto.  A edição nacional parece que irá dar ênfase ao conto Dark Carousel, conto lançado originalmente em formato de áudio numa edição especial em vinil.

Invasores de corpos de Jack Finney (Darkside Books)
Status: Provável 
Vegetais alienígenas atravessam o espaço durante milhares de anos em busca de um planeta onde possam se reproduzir, substituindo seres vivos. Encontram a Terra. Os organismos originais padecem, enquanto, de dentro de vagens gigantes, irrompem clones desprovidos de emoção.
 
A Darkside Books cadastrou na agência brasileira de ISBN uma nova edição do clássico de invasão alienígena de Jack Finney: Os Invasores de Corpos. Não há nenhuma confirmação oficial ainda, mas como a editora sempre publica edições especiais, acredito que essa seja a edição comemorativa de sessenta anos da publicação original que possui um posfácio de Dean Koontz. O livro Invasores do Koontz é inspirado neste.

H. H. Holmes: Maligno de Harold Schechter (Darkside Books)
Status: Confirmado
A hedionda sede de sangue do Dr. H. H. Holmes é notória e Harold Schechter conta a história completa do assassino cujos atos malignos de tortura e floresceram a quilômetros da Feira Mundial de Chicago. Holmes admitiu 27 assassinatos quando seu castelo de horrores cheio de alçapões, dispositivos de asfixia, rampas para cadáveres e cubas de ácido foi exposto.

H. H. Holmes: Maligno de foi anunciado no início do ano na forma de caça-palavras pela Darkside Books. Harold Schechter é o autor de Anatomia do Mal, meu livro favorito sobre true crime publicado no Brasil, então estou curioso para ver sua perspectiva sobre o assassino. Já existem ótimos livros que exploram a história de H. H. Holmes publicados aqui no Brasil, tanto de não-ficção como O Demônio na Cidade Branca de Erik Larson, como ficção, Uma tragédia americana de Robert Bloch. 

O Menino na Ponte de M. R. Carey (Fábrica231)
Aos 15 anos, Stephen Greaves é um gênio científico precoce, cujo trabalho pode dar à humanidade sua melhor arma contra uma praga devastadora que assola o mundo. Ele e a epidemiologista Samrina Khan são dois dos dez tripulantes do Rosalind Franklin, um laboratório blindado sobre rodas liderado por um comandante prepotente e autoritário, que cruza uma terra devastada em busca da cura para esse vírus que alterou para sempre a vida como conhecemos. A viagem é longa, e a restrição do espaço físico para toda a tripulação faz com que a tensão do confinamento seja também uma ameaça considerável. O veículo torna-se um caldeirão de diferentes agendas, crenças e visões de mundo prestes a explodir.

Meninas Selvagens de Rory Power (Record)
Status: Confirmado 
Faz dezoito meses desde que a Raxter School para garotas foi colocada em quarentena. Desde que o Tox surgiu e mudou a vida de Hetty. Começou devagar. Primeiro os professores morreram um por um. Então começou a infectar as estudantes, deixando seus corpos estranhos e anormal. Agora, isoladas do resto do mundo e deixadas para se defenderem em sua casa na ilha, as meninas não se atrevem a passear pela cerca da escola, onde o Tox tornou a floresta selvagem e perigosa. Elas esperam a cura prometida enquanto o Tox se infiltra em tudo.

If It Bleeds de Stephen King (Suma)
Status: Confirmado  
As pessoas que trabalham com notícias tem um ditado: "Se sangra, é manchete". E uma bomba na Albert Macready Middle School é garantia de notícia principal em qualquer jornal. Holly Gibney, da agência de detetives Finders Keepers, está trabalhando no caso de um cachorro desaparecido - e na sua própria necessidade de ser mais assertiva - quando vê as imagens na televisão. Mas quando ela sintoniza novamente, para o noticiário da madrugada, ela percebe que há algo de errado com o correspondente que chegou primeiro na cena. Assim começa 'If It Bleeds', história que dá título a nova coleção de Stephen King, completada por mais três novelas - Mr. Harrigan’s Phone, The Life of Chuck e Rat. Todas mostram a riqueza da narrativa de King com graça, humor, horror e suspense de tirar o fôlego.

If It Bleeds de Stephen King estava previsto para ser lançado em junho pela Suma, porém enquanto a pandemia fez o livro ser publicado algumas semanas antes nos Estados Unidos, aqui no Brasil foi responsável pelo adiamento da publicação para o segundo semestre. Não foram reveladas maiores informações sobre o lançamento.

Psicopata americano de Bret Easton Ellis (Darkside Books) 
Status: Provável 
O Psicopata Americano é um dos mais radicais relatos sobre a banalidade da violência, do consumo e do vazio da geração de yuppies que viveu sua juventude nos anos 80. O protagonista é Patrick Bateman, um jovem de 26 anos que de dia fatura uma fortuna trabalhando em Wall Street e à noite se acaba em festas regadas a cocaína e uísque. Quando se sente muito entediado, sai pelas ruas de Nova York assassinando brutalmente mendigos, torturando prostitutas e todos aqueles que de alguma forma o entediam. Sem piedade, sem remorso, sem consciência, em seguida saindo para tomar um drinque ou fazer compras em lojas de grifes.

Psicopata Americano de Bret Easton Ellis é mais uma surpresa da Darkside Books, a editora também adquiriu os direitos de White, o primeiro livro de não-ficção do autor.
 
Improváveis, mas não impossíveis:

Zero Day de Ezekiel Boone (Suma): Respondendo a um leitor numa rede social a editora Suma afirmou que não existe previsão para a publicação da conclusão da Trilogia A Expansão. Será que já pode entrar para lista de séries abandonadas por editoras nacionais? 

The Fisherman de John Langan (Darkside Books) e The Doll-Master and Other Tales of Terror de Joyce Carol Oates (Darkside Books): A editora possui os direitos de publicação no Brasil, porém nenhuma informação ou confirmação oficial.

O mal nosso de cada dia de Donald Ray Pollock (Darkside Books): Foi anunciado oficialmente no site da editora em 2019 e recebeu ISBN. Sem maiores atualizações.

A Entidade de Frank de Felitta (Darkside Books): Ano passado em uma estratégia de divulgação que envolvia um caça-palavras, a Darkside revelou os autores que seriam publicados no segundo semestre de 2019. Frank de Felitta era a maior surpresa. Nenhuma atualização desde então.

Trocas Macabras de Stephen King (Suma): Em meados de 2018 a editora Suma fez um grande mistério acerca de uma "revelação bombástica" que sairia na newsletter daquele mês. A notícia era nada menos que a revelação dos próximos lançamentos da coleção Biblioteca Stephen King: A Metade Sombria e Trocas Macabras. A Metade Sombria foi publicada em março de 2019.  Trocas Macabras até hoje é apenas uma promessa. Nenhuma atualização oficial foi feita desde então.

Postar um comentário

2 Comentários