Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Bobby bate à porta : um conto de Bird Box: Caixa de Pássaros de Josh Malerman


Com um pouco de atraso em relação ao lançamento da adaptação cinematográfica, que reavivou o interesse dos leitores pela obra, a editora Intrínseca lançou uma edição especial de Caixa de Pássaros de Josh Malerman, análoga a edição especial americana da Dark Regions Press, alterando o nome do livro para Bird Box: Caixa de pássaros. 

Entre os principais atrativos desta nova edição está a capa dura ilustrada por Vincent Chong, responsável por ilustrações memoráveis como a do décimo aniversário de publicação de Fantasmas do Século XXI de Joe Hill; dez ilustrações macabras de Glenn Chadbourne e um conto inédito que expande o universo da obra chamado Bobby bate à porta.

Bobby bate à porta é um acréscimo interessante à mitologia de Caixa de Pássaros, principalmente por apresentar um relato a partir da perspectiva de um personagem que viu "as criaturas" e um vislumbre da loucura que devora a sua sanidade neste processo. É um conto rápido, surpreendente e impactante, que começa de maneira despretensiosa explorando os lugares comuns à obra para avançar rapidamente rumo a um desfecho visceral e sangrento.

A trama acompanha o jovem Bobby, que depois de ficar sozinho após presenciar a morte de sua família, consegue construir uma espécie de abrigo, uma barraca forrada com papel, no quintal de uma casa desconhecida. Porém a casa não está vazia, seu interior é ocupado por um grupo de sobreviventes, que são observados por Bobby através de uma pequena fenda na parede. Antes de revelar sua própria existência o garoto quer ter a certeza da índole e capacidade de sobrevivência daquelas pessoas. Mas ele não é o único que está de olho naquele grupo e tudo mudará no momento em que ele decidir bater à porta.

Josh Malerman explora com precisão o horror advindo do confinamento com estranhos e da privação dos sentidos, especificamente a visão, elementos responsáveis pelo sucesso de Caixa de Pássaros. O principal adendo do conto à trama principal está na forma como disseca a mente que ficou insana após a "visão das criaturas", a percepção alterada de si próprio e do outro, a dor que perpassa a consciência dessas pessoas e os impulsos por trás de suas motivações violentas.

No final Bobby bate à porta não oferece grandes respostas ao mistério das criaturas, mas adiciona elementos novos e instigantes à equação, que deve ganhar maiores detalhes com a publicação de Malorie, continuação de Caixa de Pássaros. Nesta nova história, ambientada oito anos após o final do primeiro livro, os personagens terão que buscar um novo refúgio, abrindo espaço para um universo de possibilidades que o autor pode explorar.

Se você é fã de Caixa de Pássaros, Bobby bate à porta é uma leitura obrigatória.

   
 Bird Box: Caixa de Pássaros (2019) | Ficha Técnica 
   Título original: Bird Box (2014)
   Autor: Josh Malerman
   Tradutores: Carolina Selvatici e Alexandre Raposo
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 320 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários