Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | The Walking Dead: A Queda do Governador I de Robert Kirkman e Jay Bonansinga


Dois anos se passaram desde que a praga de zumbis devastou a sociedade como a conhecemos, nas ruas a destruição é pontuada por gemidos caóticos de criaturas esfarrapadas cuja forma deturpada lembra seres humanos. Estabelecimentos foram saqueados até a ultima migalha e a natureza se recupera dos anos de destruição invadindo as cidades e rodovias. 

A grande maioria dos livros de mortos-vivos se focam na destruição e no caos que advém da descoberta do fim do mundo, toda a carnificina é descrita em toda a sua magnitude, porém poucos se aventuram em seguir em frente, quando a poeira abaixa, os corpos podres aos milhões caminham pelas ruas e o que sobrou da humanidade tenta se reestruturar. Os anos de evolução industrial e tecnológica caem por terra, uma nova idade das trevas surge no horizonte, o mesmo êxodo populacional em direção aos campos despovoados torna a acontecer, assim como a ascensão de ditadores. Assim como O Governador, Philip Blake.

Woodbury está diferente da cidadezinha do segundo volume. Um sentimento atávico de sobrevivência cresceu entre os moradores, a sociedade regrediu aos tempos feudais seguindo cegamente a ordem de um líder, qualquer um que lhes garantisse proteção e alimento, a justiça passou a conter leis mais simples tendo como morte e expulsão do grupo as punições de maior relevância, o dinheiro perdeu seu valor e artigos simples no mundo pré-praga se tornaram a nova moeda de troca. Philip soube aproveitar esse novo cenário a seu favor, com seu carisma de líder inato e seu tato em fazer o que tem de ser feito independente da moral, conseguiu segurar as rédeas do desespero e criar um bolsão de vida em meio à destruição. 

Um lugar perfeito e seguro. Uma comunidade valorosa e unida em torno do bem comum. Até se olhar mais de perto e ver que o apodrecimento dos cadáveres não foi a única putrefação resultante do apocalipse, alguns homens tiveram suas almas infectadas, apesar do corpo não revelar, são criaturas mais sanguinárias que os mortos vivos. E muito mais perigosas, pois a doença não pode ser vista em sua superfície.

A Queda do Governador é o livro mais brutal da série por essa e muitas razões, viver diariamente com a morte rondando cada segundo de sua vida produz uma mudança radical na mente das pessoas, conviver com o horror o desmistifica e atitudes antigamente consideradas cruéis e impensáveis se tornam aceitáveis, mesmo que sob vista grossa. 

As páginas do livro estão recheadas de questões morais, que servem como fonte de indagações e reflexões, até onde a sobrevivência justifica o assassinato, seja ele por vingança ou conflito de interesses, estupro, tortura? O conceito do apocalipse é muito bem explorado e dissecado não apenas pela ótica do fim da civilização e da tecnologia, mas também de todas as amarras sociais, leis e modelos de repreensão, que impediam os sociopatas e psicopatas de agir livremente.

A principal preocupação do leitor ao ler A Queda do Governador é: após o final da terceira temporada da série de TV e a conclusão do arco do Governador, o livro trará a mesmas cenas e acontecimentos? A resposta é não.  Os autores conseguiram imprimir mais maldade e crueldade nas páginas do que a televisão conseguiria, as cenas finais de tortura são repulsivas e possuem uma qualidade chocante que talvez só Clive Barker em sua insanidade conseguiria reproduzir. 

Um livro de leitura rápida e tensa que vai prender sua atenção até as páginas finais e fazer ansiar vorazmente pela Parte II e a consequente conclusão da história do Governador. 

  A Queda do Governador (2014) | Ficha Técnica 
   Título original: The Walking Dead: The Fall of the Governor (2013)
   Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
   Tradutora: Mariana Kohnert
   Editora: Record
   Páginas: 266 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. meeew, tô mto ansiosa pra ler esse livro 3. Adorei tua resenha, eu fico tentando me colocar no lugar dos personagens, vê gt morta a cada dia, lutar pela sobrevivência e não virar zumbi rsrsrs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando vai sair a segunda parte dos melhores livros de 2013?

    ResponderExcluir
  3. Parabens, ótima a resenha... tô com ele aqui na minha estante aguardando pra ser lido, e vai ser agora!

    ResponderExcluir