Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Livros de Terror Baseados em Histórias Reais!



Um dos subgêneros mais populares da literatura e cinema de terror é o das obras "baseadas em histórias reais", onde a sensação de segurança que advém da certeza de estar acompanhando uma obra de ficção é canibalizada por relatos arrepiantes de testemunhas de possessões demoníacas, casas assombradas e aparições fantasmagóricas. 

Esse tipo de obra explora os limites da linha que separa realidade da ficção, geralmente com forte apelo emocional e as crenças de seus leitores, descrevendo em detalhes sombrios e viscerais a história daqueles que presenciaram o horror e o inexplicável e sobreviveram para contar o que aconteceu. 

Os livros de terror baseados em histórias reais podem ser divididos em dois grandes grupos: o primeiro são os livros de ficção, onde não há nenhum compromisso com a veracidade da trama, a liberdade criativa dá asas a imaginação do autor que utiliza "elementos" reais para embasar sua narrativa. O segundo são os livros de não-ficção que, teoricamente, narram com exatidão os eventos sobrenaturais que se propõe a analisar. Confira a nossa lista com os principais livros de tema publicados no Brasil:

Não-ficção

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas de Gerald Brittle
ed-lorraine-warren-darkside-livro-capa
Em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

1977: Enfield de Guy Lyon Playfair
Resultado de imagem para 1977: Enfield Guy Lyon Playfair
Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist. Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram. 

Exorcismo de Thomas B. Allen
o-exorcismo-capa-darkside
Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média.

O Livro dos Fenômenos Estranhos de Charles Berlitz
835431
Certamente muitas coisas ainda permanecem envoltas em mistério. Mesmo nos dias de hoje, no apogeu da perícia científica, os mistérios do espaço, do tempo, da coincidência, de manifestações paranormais, e as exceções ao que consideramos como sendo uma lei natural, continuam indefiníveis. Com o progresso da busca pelo desconhecido, nossos conceitos anteriormente separados de fatos científicos e eventos paranormais começaram a se fundir. Hoje em dia, conseguimos classificar toda uma gama de potencialidades paranormais. Mais de 200 histórias misteriosas e inexplicáveis que desafiam a imaginação.

Invocadores do Mal de Cheryl A. Wicks
Resultado de imagem para Invocadores do Mal de Cheryl A. Wicks
Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo de Ed e Lorraine Warren, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente.

Reféns do Demônio: Cinco Casos de Possessão e Exorcismo de Malachi Martin
Resultado de imagem para malachi martin reféns do demônio
Malachi Martin, famoso padre exorcista, narra aqui cinco casos de possessão demoníaca e exorcismo de cidadãos americanos das décadas de 1970-80. Martin escreveu esta obra a partir das transcrições exatas dos relatos dos envolvidos nos casos. Trata-se de relatos reais e contemporâneos, transpostos para a narrativa com o mínimo ajuste necessário para preservar a identidade dos envolvidos.

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio de Ray Garton
46665963
Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes.Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Ficção

O Exorcista de William Peter Blatty
Nos Estados Unidos da América, algo muito estranho acontece. Atingida por uma doença que os melhores especialistas não conseguem descobrir, uma criança caminha para a morte, semeando a destruição à sua volta, ao mesmo tempo em que se vai apagando numa agonia atroz.

Baseado no exorcismo de "Robbie Mannheim", também chamado de "Roland Doe", um garoto de 14 anos na década de 1940. História "original" é descrita em Exorcismo de Thomas B. Allen.

Tubarão de Peter Benchley
Resultado de imagem para Tubarão de Peter Benchley
Uma mulher jovem e bela, depois de um apaixonado encontro amoroso numa praia deserta, sente vontade de tomar um banho à meia-noite. Enquanto nada no mar calmo, é subitamente atacada e tem o corpo cortado ao meio. Na manhã seguinte, os restos do seu corpo terrivelmente mutilado vão dar na praia. Assim começa o presente livro, que se passa numa estância de veraneio americana chamada Amity e tem como personagem principal a presença ameaçadora de um animal sinistro e raro, o grande tubarão branco.

Baseado em uma série de ataques de tubarão que aterrorizaram a costa de Jersey em 1916.

Amityville de Jay Anson
Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa.

Psicose de Robert Bloch
Resultado de imagem para Psicose de Robert Bloch
Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.

Vagamente baseado no assassino Ed Gein, especialmente em sua obsessão pela sua mãe.

As Duas Vidas de Audrey Rose de Frank de Felitta
Janice e Bill Templeton são um casal que vive feliz com sua filha única, a bem-comportada pré-adolescente Ivy. Essa imagem de família feliz começa a ser decomposta com a chegada do estranho Elliot Hoover. Depois de suspeitas de que ele pretende molestar Ivy, Hoover tenta convencer aos pais que seu interesse (quase uma obsessão) pela garota é apenas paternal. Para ele, a menina é a reencarnação de sua filha, falecida em um terrível acidente, quando ela ficou presa no automóvel e morreu entre as chamas. Coisas estranhas começam a acontecer a partir desse momento e a vida de Bill e Janice com sua Ivy jamais voltará a ser como antes.

Baseado em fatos da vida do próprio Frank De Felitta, como seu filho de 6 anos supostamente ter começado a tocar piano espontaneamente, e suas pesquisas sobre reencarnação. 

A Entidade de Frank de Felitta
Terror e mistério num caso de violência sexual: quem seria o ser diabólico que violentava aquela mulher indefesa? Testemunhadas pelos próprios filhos, vizinhos e psicólogos, as agressões redobram sua violência a cada novo ataque. Um inimigo forte e cruel subjuga Carlotta Moran, uma inocente viúva, mãe de três filhos, levando-a ao desespero. 

Baseado na história de uma mulher em Culver City, Califórnia, que acreditava estar sendo estuprada por fantasmas. 

O Terror de Dan Simmons
Resultado de imagem para O Terror de Dan Simmons
A partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá. A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.

Baseado na  misteriosa Expedição Franklin, excetuando o sobrenatural, as indagações do autor sobre os martírios físicos que os marinheiros sofreram tem profundas raízes na realidade. 

Se você está buscando indicação sobre livros não-ficção baseados em assassinos e crimes reais confira a nossa lista de 30 livros sobre o tema.

Postar um comentário

0 Comentários