Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Um Casamento Morto de Lia Cavaliera



Um Casamento Morto de Lia Cavaliera é uma pequena história visceral sobre o término de um relacionamento, que usa o insólito como um modo narrativo para refletir sobre a desorientação e dor inerentes à dissolução de uniões de longa data, relacionamentos que morrem, mas cujo cadáver apodrecido continua sendo gestado numa inércia apática pelo casal, simplesmente porque é mais fácil seguir preso à continuidade de uma rotina conhecida do que mergulhar no terror que advém da descoberta de uma nova identidade individual. O texto descreve com perfeição a sensação sufocante e constrangedora de interagir com uma pessoa que não acredita que um relacionamento acabou, onde o amor se torna uma sensação incômoda e dolorosa.

Roberto acabou de sair de um relacionamento de dez anos, uma relação tão inextricavelmente ligada à sua existência que mal lembra de uma época em que não estavam juntos. Ele conheceu Patrícia logo após o acidente que vitimou seus avós, ela era legista estagiária, e  sua primeira conexão se materializou através do sofrimento emocional compartilhado. Ela lhe ajudou a atravessar o oceano do luto e lhe deu uma vida na forma de seu amor incondicional. Entretanto, o tempo às vezes corrói ligações emocionais, e seu casamento acabou com um bilhete deixado no balcão da cozinha e o abandono de seu trabalho em um açougue.

Um mês depois ele precisa voltar para seu antigo lar por causa de seus remédios, a falta de uso está afetando seu corpo e seus movimentos. Suas últimas semanas estão sendo especialmente horríveis, o hostel onde está hospedado sofreu com uma praga de moscas, suas roupas estão impregnadas pelo fedor de carniça do açougue e quando sai de casa, pode jurar, que está sendo perseguido por urubus. Numa tentativa de evitar confrontos organiza a ida à casa para o momento em que Patrícia está no trabalho, mas um golpe de azar faz com que ela retorne mais cedo naquele dia, exatamente quando está no meio da busca pelos remédios. Roberto se esconde e acaba vislumbrando uma cena nascida diretamente das profundezas da insanidade, que mostra que a pessoa com quem conviveu nos últimos anos possui segredos sombrios e macabros que vão levá-lo a questionar sua própria identidade.

Lia Cavaliera se mostra extremamente confortável com sua narrativa, misturando horror visceral com um divertido humor sombrio que dão uma voz autoral e própria a sua escrita. Um Casamento Morto começa de forma despretensiosa, como uma intrigante história de término de relacionamento, para se transformar em um pesadelo claustrofóbico de horror existencial.

  Um Casamento Morto (2025) | Ficha Técnica 
   Autora: Lia Cavaliera
   Editora: Independente
   Páginas: 27 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários