Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Todos os livros de Clive Barker publicados no Brasil


Em atualização

Clive Barker é dono de uma das mentes mais imaginativas que a humanidade produziu em sua sangrenta história, seus livros são obras-primas do horror explícito que desafiam a sanidade humana com imagens habilmente construídas em sua putrefata consagração do macabro e do maldito. Criador de criaturas que até hoje assombram os recônditos mais obscuros dos sonhos das vitimas como Pinhead de Hellraiser, Rawhead Hex, os monstros de Raça da Noite, Candyman, entre outras de suas visões que foram adaptadas para os cinemas, porém suas maiores contribuições estão nos horrores inomináveis de seus livros e contos, alguns inadaptáveis para o cinema, como A Trama da Maldade, O Jogo da Perdição e a gloriosa coleção de contos presente em Os Livros de Sangue. Pouco conhecido no Brasil seus livros foram publicados entre as décadas de oitenta e noventa, ápice da literatura de terror por aqui, sendo que O Desfiladeiro do Medo e Galilee foram suas únicas publicações traduzidas no novo século. Conheça a seguir um pouco mais sobre os seus livros que foram traduzidos por aqui: 

1989

O Jogo da Perdição (The Damnation Game)
[Resenha | Compre]

Poucos romances contemporâneos conseguirão impressionar tanto seus leitores quanto este. Horror, horror profundo será o que sentirão diante desta delirante fantasia que torna plausíveis, reais, as mais chocantes fantasias da imaginação. Seus cabelos ficarão em pé, seus corações baterão mais rápido, o fôlego lhes faltará ao acompanharem as aventuras (e sobretudo as desventuras) de Marty Strauss quando teve sua pena de prisão indultada para trabalhar como guarda-costas do estranho e misterioso milionário Joseph Whitehead. Um cortejo de abomináveis horrores passa a envolvê-lo, num clima que combina morbidez e erotismo, corrupção física e moral com amor e lealdade, forçando-o a uma viagem ao inferno, de onde regressará para sempre alterado em seu modo de ver e sentir a aventura de viver.

1990

Livros de Sangue, Volume 1 (Books of Blood, Volume 1)
[Resenha | Compre]


1991

Livros de Sangue, Volume 2 (Books of Blood, Volume 2)
[Resenha | Compre]

Clive Barker's Hellraiser, Número 1
[Resenha | Compre]

Clive Barker's Hellraiser, Número 2
[Resenha | Compre]

Clive Barker's Hellraiser, Número 3
[Resenha | Compre]

Clive Barker's Hellraiser, Número 4
[Resenha | Compre]

 Clive Barker's Raça das Trevas, Número 1
[Resenha | Compre]

 Clive Barker's Raça das Trevas, Número 2
[Resenha | Compre]

 Clive Barker's Raça das Trevas, Número 3
[Resenha | Compre]

 Clive Barker's Raça das Trevas, Número 4
[Resenha | Compre]

1992

Livros de Sangue, Volume 3 (Books of Blood, Volume 3)
[Resenha | Compre]

1993

Livros de Sangue, Volume 4 (Books of Blood, Volume 4)
[Resenha | Compre]


1994

Raça da Noite (Cabal)
[Resenha | Compre]

Aaron Boone, atormentado por pesadelos onde monstros caminham num lugar chamado Midian é convencido pelo seu psiquiatra, Dr Philip Decker, que ele é responsável por uma série de mortes, embora ele não se lembre de nada disso. Após mais uma assustadora visão, o rapaz então decide fugir do hospital e seguir para Midian, conhecido como "o lugar para onde os monstros vão" e "o lugar onde os pecados podem ser perdoados".

1995

A Trama da Maldade (Weaveworld)
[Resenha | Compre]

1998

Sacramento (Sacrament)
[Resenha | Compre]

Will Rabjohns tinha tudo. Bonito, famoso e reverenciado, ele é o maior fotógrafo de vida selvagem do mundo: suas fotos são expressões da beleza e da tragédia em seu estado mais bruto. Mas Will é um homem assombrado, levado a arriscar a vida em busca de sua arte; uma busca que o levara a um encontro quase fatal com um urso polar. Mas o destino não acabou com Will. Em seu coma, ele lembra e revive o acontecimento seminal de sua infância: um encontro com forças antigas e terríveis que lhe revelaram o mistério que existe no coração da natureza. Ele revive também sua adolescência doce e amarga: a morte do irmão, ainda jovem, e os míticos verões da Inglaterra; os amigos que amou e perdeu... Ao acordar, descobre que precisa voltar ao seu lar em Yorkshire para iniciar o processo de restauração da alma, e confrontar o coração das trevas no cerne de sua infância. Para fazer isso, deve despertar a devoção e a fé daquela infância; pois está para entrar numa guerra não só por sua própria alma, mas pela alma do planeta, e de todos os animais que nele habitam.


2002

O Desfiladeiro do Medo (Coldheart Canyon)
[Resenha | Compre]

O Desfiladeiro do Medo é um livro sem paralelo: uma descrição implacável e irresistível de Hollywood e seus demônios, contada com um estilo cru e o poder narrativo que transformaram os livros e filmes de Clive Barker em fenômenos mundiais. Hollywood transformou Todd Pickett em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da "Lista A" dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon...

2016

Evangelho de Sangue (The Scarlet Gospels)
[Resenha | Compre]

Harry D’Amour, que se dedica a investigar casos sobrenaturais, mágicos e malignos, vem encarando seus demônios pessoais há anos. Quando ele se depara com uma Caixa das Lamentações, seus demônios internos são substituídos por demônios de verdade, conforme ele se vê enredado em um terrível jogo de gato e rato, absolutamente complexo, sangrento e perturbador. Evangelho de Sangue reconduz os leitores ao tempo marcado por dois de seus mais icônicos personagens, que conduzem a história em uma batalha entre o bem e o mal tão antiga quanto o tempo, onde o autor conecta a mitologia de Hellraiser ao Inferno bíblico.

Livros de Sangue (1984-1985)

   Os Livros de Sangue, os seis volumes foram publicados ao longo dos anos noventa pela Civilização Brasileira com uma capa branca básica que se diferenciavam pela nuance do sangue que escorria através delas. Um design até inocente para seu conteúdo forte e chocante, os contos reunidos nos livros são as melhores histórias que Clive Barker construiu com destaque para os três primeiros volumes, que são assumidamente os mais sangrentos, enquanto os outros apesar de nunca fugir do tema horror escorregam pelas raias do fantástico. 

Resenhas:
Livros de Sangue I
Livros de Sangue II
Livros de Sangue III
Livros de Sangue IV
Livros de Sangue V 
Livros de Sangue VI 



Abarat (2002)

  A Editora Companhia de Letras apostou na nova saga de fantasia juvenil de Clive Barker e um livro com uma diagramação diferenciada, que trazia além do texto as imagens que o autor pintou para ilustrar a história, numa edição de 440 páginas. Porém por ser uma edição de luxo, com o preço elevado, a saga acabou abandonada e os volumes seguintes não possuem nenhum projeto de serem publicados por aqui. 

Resenha: Abarat

Galilee (1998)

Galilee foi publicado pela Bertrand Brasil em 2009, sendo assim a última tradução de uma obra do Clive Barker no Brasil, a edição possui 714 páginas. É o único que ainda não li, mas a sinopse fala sobre uma história a là Romeu e Julieta com os toques do criador de Hellraiser.

Resenha: Em Breve

   Clive Barker também ganhou destaque através das seus quadrinhos, entre os publicados por aqui estão Hellraiser, o Ladrão da Eternidade e Raça das Trevas. A Editora Darkside Books no inicio deste ano através de seu facebook deixou implícita a mensagem de que pode vir a publicar o inédito The Hellbound Heart, o livro que conta a história dos Cenobitas e de Pinhead. O que marcaria o reencontro dos leitores nacionais com o mestre do horror. Atualmente o autor se prepara para lançar ano que vem The Scarlett Gospels, seu novo romance de horror que trará novamente como protagonista os cenobitas e o enigmático cubo, A Configuração do Lamento.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Li trama da maldade, alguns dos livros de Sangue e Galileem, esse último eu inclusive comprei em um sebo, e ache o livro bem interessante, inclusive com ligações bem interessantes e com personagens bizarros. Me lembrou um pouco a 3° temporada de American Horror Story

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um carinho que eu tenho um forte interesse em ler. Eu tentei ler alguns contos dos Livros de Sangue, mas nunca terminei.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o inferno nas linhas de Clive Barker. Como ele mesmo costuma dizer, é preciso ter cuidado ao classificar qualquer coisa como horror. Esse gênio artístico é um dos poucos merecedores. Barker fala com propriedade, como se ele mesmo, em carne, tivesse caminhado através do fogo. Sua lista é impecável (como sempre), meu caro, Rafa. Eu recomendo "Livros de Sangue", nunca li nada parecido.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Barker, mas para mim, sem sombra de dúvidas o melhor é A trama da maldade, que inclusive está no topo da minha lista de melhores livros de ficção que já li. Felicidade d+ ter conseguido comprá-lo neste ano depois de muito tempo procurando. FANTÁSTICO

    ResponderExcluir
  6. Inaceitável não lançarem os livros desse mestre no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela lista, mann, sei como, às vezes, é difícil obter dados sobre a obra publicada de alguns autores no Brasil, já que não temos acesso a um tipo de "registro geral" (seria lindo se pudéssemos ter acesso livre às fichas catalográficas) de livros. Recentemente a Darkside Books lançou Hellbound Heart, infelizmente como "Hellraiser - Renascido do Inferno". Sem mais, obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela lista, mann, sei como, às vezes, é difícil obter dados sobre a obra publicada de alguns autores no Brasil, já que não temos acesso a um tipo de "registro geral" (seria lindo se pudéssemos ter acesso livre às fichas catalográficas) de livros. Recentemente a Darkside Books lançou Hellbound Heart, infelizmente como "Hellraiser - Renascido do Inferno". Sem mais, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este mestre do conto fantástico e de horror, só descobre ele porque assisti a um filme chamado o último trem, e achando o conto do filme ótimo resolvi procurar quem o tinha escrito....infelizmente achei o autor, mas nenhum livro, nem mesmo em PDF :(

    ResponderExcluir
  10. Por enquanto os meus livros preferidos do autor são A trama da maldade, Galilee e Livros de sangue 3.

    ResponderExcluir
  11. Ja li todos os livros, inclusive HQs deste incomparável escritor até então lançados no Brasil! O melhor de todos sem dúvidas é a série Livros de Sangue! Não há um conto que se deixa a desejar nesta série! Escritor fodástico, sem palavras e arrisco a dizer que no quesito horror, pra mim Clive Barker é bem melhor e mais violento, mais assustador que o mestre Stephen King!

    ResponderExcluir