O Jogo da Perdição (1985)
O Jogo da Perdição é o primeiro livro de Clive Barker, no Brasil foi publicado pela Civilização Brasileira em 1989 com uma edição de 468 páginas. A obra contém os principais aspectos que iriam reger a sinfonia gore de Barker nos anos seguintes, horror misturado com alta dose de erotismo e sensualidade através de um caminho de sangue, sadismo e escatologia. Foi meu primeiro contato com autor e é de certa forma chocante para o leitor despreparado. Não há como se preparar o horror que a mente de Clive Barker é capaz de conceber.Resenha: Em Breve
Livros de Sangue (1984-1985)
Os Livros de Sangue, os seis volumes foram publicados ao longo dos anos noventa pela Civilização Brasileira com uma capa branca básica que se diferenciavam pela nuance do sangue que escorria através delas. Um design até inocente para seu conteúdo forte e chocante, os contos reunidos nos livros são as melhores histórias que Clive Barker construiu com destaque para os três primeiros volumes, que são assumidamente os mais sangrentos, enquanto os outros apesar de nunca fugir do tema horror escorregam pelas raias do fantástico.
Resenhas:
Livros de Sangue I
Livros de Sangue II
Livros de Sangue III
Livros de Sangue IV
Livros de Sangue V
Livros de Sangue VI
A Trama da Maldade (1987)
A Trama da Maldade foi um dos indicados ao World Fantasy Award no ano de 1987 ao lado de Stephen King com Misery e o ganhador Revivente de Ken Grimwood, marcou o início da mudança de estilo que marcaria os anos seguintes da carreira de Clive Barker, traçando um paralelo entre o horror e a fantasia. Foi publicado no Brasil apenas em 1995 em uma grandiosa edição de 733 páginas.
Resenha: A Trama da Maldade
Raça da Noite (1988)
Raça da Noite foi publicado no Brasil em 1994 após o sucesso do filme que fez com que a nome da tradução fosse esse, que na versão original é Cabal, em uma edição da Civilização Brasileira com 259 páginas. Anteriormente a Editora Abril já havia publicado os quadrinhos Raça das Trevas, uma espécie de continuação para o romance. O livro e filme são um caso sobrenatural em que as duas mídias se complementam, já que o próprio roteiro e direção ficaram nas mãos de Clive Barker. É um dos meus favoritos.
Resenha: Raça da Noite
Sacramento (1996)
Resenha: Sacramento
O Desfiladeiro do Medo (2001)
Resenha: O Desfiladeiro do Medo
Abarat (2002)
Resenha: Abarat
Galilee (1998)
Resenha: Em Breve
Clive Barker também ganhou destaque através das seus quadrinhos, entre os publicados por aqui estão Hellraiser, o Ladrão da Eternidade e Raça das Trevas. A Editora Darkside Books no inicio deste ano através de seu facebook deixou implícita a mensagem de que pode vir a publicar o inédito The Hellbound Heart, o livro que conta a história dos Cenobitas e de Pinhead. O que marcaria o reencontro dos leitores nacionais com o mestre do horror. Atualmente o autor se prepara para lançar ano que vem The Scarlett Gospels, seu novo romance de horror que trará novamente como protagonista os cenobitas e o enigmático cubo, A Configuração do Lamento.
Li trama da maldade, alguns dos livros de Sangue e Galileem, esse último eu inclusive comprei em um sebo, e ache o livro bem interessante, inclusive com ligações bem interessantes e com personagens bizarros. Me lembrou um pouco a 3° temporada de American Horror Story
ResponderExcluirTá aí um carinho que eu tenho um forte interesse em ler. Eu tentei ler alguns contos dos Livros de Sangue, mas nunca terminei.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu vi o inferno nas linhas de Clive Barker. Como ele mesmo costuma dizer, é preciso ter cuidado ao classificar qualquer coisa como horror. Esse gênio artístico é um dos poucos merecedores. Barker fala com propriedade, como se ele mesmo, em carne, tivesse caminhado através do fogo. Sua lista é impecável (como sempre), meu caro, Rafa. Eu recomendo "Livros de Sangue", nunca li nada parecido.
ResponderExcluirAdoro Barker, mas para mim, sem sombra de dúvidas o melhor é A trama da maldade, que inclusive está no topo da minha lista de melhores livros de ficção que já li. Felicidade d+ ter conseguido comprá-lo neste ano depois de muito tempo procurando. FANTÁSTICO
ResponderExcluirInaceitável não lançarem os livros desse mestre no Brasil.
ResponderExcluirObrigado pela lista, mann, sei como, às vezes, é difícil obter dados sobre a obra publicada de alguns autores no Brasil, já que não temos acesso a um tipo de "registro geral" (seria lindo se pudéssemos ter acesso livre às fichas catalográficas) de livros. Recentemente a Darkside Books lançou Hellbound Heart, infelizmente como "Hellraiser - Renascido do Inferno". Sem mais, obrigado.
ResponderExcluirObrigado pela lista, mann, sei como, às vezes, é difícil obter dados sobre a obra publicada de alguns autores no Brasil, já que não temos acesso a um tipo de "registro geral" (seria lindo se pudéssemos ter acesso livre às fichas catalográficas) de livros. Recentemente a Darkside Books lançou Hellbound Heart, infelizmente como "Hellraiser - Renascido do Inferno". Sem mais, obrigado.
ResponderExcluirNão conhecia este mestre do conto fantástico e de horror, só descobre ele porque assisti a um filme chamado o último trem, e achando o conto do filme ótimo resolvi procurar quem o tinha escrito....infelizmente achei o autor, mas nenhum livro, nem mesmo em PDF :(
ResponderExcluirPor enquanto os meus livros preferidos do autor são A trama da maldade, Galilee e Livros de sangue 3.
ResponderExcluirJa li todos os livros, inclusive HQs deste incomparável escritor até então lançados no Brasil! O melhor de todos sem dúvidas é a série Livros de Sangue! Não há um conto que se deixa a desejar nesta série! Escritor fodástico, sem palavras e arrisco a dizer que no quesito horror, pra mim Clive Barker é bem melhor e mais violento, mais assustador que o mestre Stephen King!
ResponderExcluir