Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Terrorspectiva | Livros de Terror Lançados no Brasil no Primeiro Semestre de 2018 [Parte II]

HEX-%2BBiblioteca%2Bdo%2BTerror

Enquanto a primeira parte da Terrorspectiva da Biblioteca do Terror listou os principais lançamentos internacionais do gênero, a segunda traz as principais publicações de terror e suspense no Brasil no primeiro semestre de 2018. O destaque está para o grande número de publicações nacionais, não apenas de forma independente, mas também através de grandes editoras, é uma época maravilhosa para se ser um leitor de terror. Confira!

A assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson
Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e "sensitiva", e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

Antologia Zodíaco de Ge Benjamim
12 signos. 12 personalidades. 12 monstros. Não sabemos o que o destino nos reserva, nem escolhemos o que carregar em nosso interior. Nascemos predestinados ao futuro e a maldade que reina foi determinada pelos astros, pois o Zodíaco quis assim e assim será. Os astros podem revelar muito sobre cada um, até mesmo seu lado mais obscuro. Cuidado, nunca se sabe o que o espera!

A Incendiária de Stephen King
Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico comandado por uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. As consequências foram o surgimento de estranhos poderes psíquicos — que assumiram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha.  Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e incontrolável. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la e utilizar seu poder como arma militar. Impotentes e cada vez mais acuados, pai e filha percorrem o país em uma fuga desesperada, e percebem que o poder de Charlie pode ser sua única chance de escapar.

A Última Travessia de Mats Strandberg
 
Hoje, mais de 1.200 pessoas embarcarão em uma travessia pelas frias águas do Mar Báltico, com destino à Finlândia. Por 24 horas, elas deixarão de lado seu dia a dia sem graça e poderão ser quem quiserem. A viagem promete satisfazer seus mais diversos desejos, com bebidas, festas e cassinos. Mas o mal espreita os corredores e, no meio da noite, não há escapatória possível. Especialmente quando todo o contato com a terra firme é misteriosamente interrompido. Se algumas pessoas se comportam como heróis ao enfrentar crises, essa noite sombria trará à tona o que há de pior nos outros, e quando desaparecimentos inexplicáveis começam a acontecer, é imprescindível que o navio não chegue ao seu destino final.

A Casa dos Pesadelos de Marcos Debrito
Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar àmesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente. 

Estranho de Bruno Godoi
Estranho é uma antologia de contos sobre o mais íntimo dos sentimentos: o fascínio pela morte. Sete histórias com personagens imortais, muitos consagrados, que percorrem os séculos não apenas aterrorizando, mas expondo os desencontros da alma. Impasses, desfechos misteriosos narrados numa prosa poética peculiar, pois tudo aqui é estranho demais. Seres perturbados, mantidos vivos pela abominável desilusão diante do amor perdido e do sofrimento desumano. Mas quem disse que são humanos? 

Cantigas no Escuro org. Laura Pohl
Cantigas no Escuro é uma coletânea que reúne seis autoras brasileiras de literatura young adult fazendo uma releitura de cantigas de infância. Ambientada nos tempos atuais, as origens sombrias e fantásticas dos contos de fada são relembradas em contos recheados com as figuras que ambientam o imaginário popular. Entre plantações de batatas, fantasmas esquecidos, corpos-secos e um anjo solitário, descubra um novo mundo que vai além da ciranda, cirandinha.

O Cão Negro de Alec Silva
Quando, em 1767, uma jovem camponesa é torturada e morta sob acusação de bruxaria, um espírito vingativo de um cão de pelos negros surge, vagando pelo mundo, através dos séculos, destruindo vidas e enlouquecendo quem cruza seu caminho. Após gerações de vingança, mortes e loucuras, o Cão Negro se aproxima do ápice de seu complexo plano de justiça quando, em pleno século XXI, um caso surpreendente de licantropia amedronta algumas cidades Brasil obriga a jovem e ambiciosa investigadora Paula a tentar desvendar os assassinatos. 

Trabalhos Ocultos: Coletânea de Contos de Suspense e Terror de Cláudia Lemes
Alguns contos vão parar em antologias, outros ficam na gaveta. Desses últimos, selecionei quatro contos e uma novela que abrangem vários espectros do suspense e terror, desde o mais Hitchcockiano ao puro e manjado estilo slasher. É um trabalho paralelo e sem pretensões, para aqueles que gostam de boas histórias de ninar. Divirtam-se.

HEX de Thomas Olde Hevelt
Toda cidade pequena tem segredos. Mas nenhuma delas é como Black Spring, o pacato vilarejo que esconde uma bruxa de verdade do resto do mundo. Os moradores sabem que não se deve mexer com ela. Assim como aconteceu com as bruxas de Salem, Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira. Mas a feiticeira sobreviveu e continua rondando a cidade, mais de trezentos anos depois. Com costuras em seus olhos e correntes nos braços, Katherine aparece nos lugares mais improváveis quando bem entende, sussurrando a morte para quem chega perto o suficiente para ouvir. 

A Era dos Mortos - Parte I de Rodrigo De Oliveira
Vários anos se passaram desde que Uriel, agindo como um tirano, assumiu o controle da maior colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi na Terra. Ivan, Estela e quase todos os seus aliados estão mortos. Do grupo original, apenas Isabel, Mariana e alguns poucos conseguiram escapar de Ilhabela. E a cada dia, a fome de poder de Uriel e de seu filho, Otávio, aumenta, tornando a vida dos sobreviventes ainda mais penosa. O trabalho escravo se torna a regra a cobrança de mais e mais tributos e a imprevisibilidade do poder central mantêm todos em constante alerta. Otávio, que passou anos realizando pesquisas médicas, finalmente consegue um meio de controlar os bersekers, os zumbis monstruosos, transformando-os em cães de caça.


Contos Recônditos de Danilo Morales
Contos Recônditos é um ABC da morte. 26 contos do mais puro horror. Cada qual abre com uma letra do alfabeto. São histórias estranhas, subversivas. Estilo thriller. São um tiro, uma descida de montanha russa que levam o leitor a um frenesi inquietante pela próxima página.

Escritos do Inferno de Tatianie Kiosia
A Editora Via Sestra mui orgulhosamente apresenta o primeiro livro de contos de horror da autora Tatianie Kiosia, os Escritos do Inferno. O volume de 183 páginas apresenta 17 contos escritos em períodos distintos, desde 1996 até dezembro de 2017. Talentosa escritora de estilo notável e de aptidão especial, Tatianie nos mostra pequenas histórias de sombrio e sinistro horror pontuado com uma leve dose de humor controverso e heterodoxo. As influências intelectuais e literárias são perceptíveis e alguns textos flertam amavelmente com os mestres do estilo evocando a aura sobrenatural comum à pena de autores como H.P. Lovecraft, por exemplo.

Marcados pelo Sobrenatural de Helder Maia 
“Marcados pelo Sobrenatural” apresenta três narrativas que se chocam com o sobrenatural. Para Júlia, o Mal surgiu na ilusória segurança de seu próprio quarto de dormir. Para Fernando, a tragédia aconteceu enquanto dirigia tarde da noite por uma estrada deserta. Já Davi e seus amigos, em um passeio pela serra, se defrontam com um Mal enraizado no folclore.

In nomine patris: Tenebris Hibernus de Décio Gomes
Carregando nas costas o peso das terríveis ações de Irvine Aurish, Jullian Bergamo deixa para trás as cinzas e os destroços de sua vida e parte em uma missão de caça à maléfica feiticeira. Pelo caminho, seguindo pistas e sinais deixados pela mulher, depara-se com um perigoso pedido de ajuda: viajar até Dongji, um vilarejo afetado por um rigoroso inverno, para descobrir a fonte de um misterioso problema que envolve seres da noite, sugadores de sangue, provenientes das lendas folclóricas de uma China longínqua e antiga.

Indigesto: Contos gástricos de Flávio Karras
Quem nunca lidou com algo indigesto?  Parentes, trabalho, aborrecimentos do cotidiano, um filme patético, o noticiário político... exemplos não faltam.  Nesta coletânea busquei dar forma aos temas do dia-a-dia muitas vezes ignorados ou sequer imaginados que o apetite pode esconder. Numa narrativa simples e intercalada com doses de terror, fantasia e humor leviano apresento situações envolvendo alimentação além do caráter nutricional e biológico, mas a função social que o simples ato de comer representa. Que esta publicação possa embrulhar seu estômago e sua mente de forma agradável.  

O Inferno de Virginia Washington de Vivianne Sophie
Virginia Washington vive o seu próprio inferno toda vez que se permite sonhar. Imersa em medicamentos para o sono, ela mal imagina que uma antiga maldição, recaíra logo sobre a sua vida. Quando em uma tarde chuvosa, uma aparição estranha resolve reclama-la para si, Virginia precisará descobrir o passado da mansão onde vive e tentar encontrar dentro de si mesma, a fé que a motiva a viver e a coragem para encontrar no passado, as respostas para os fatos recentes. 

Sombra do Passado de Lenn Kacprzak
O relacionamento de Anne e Jordan não estava nada bom. Para tentar salvar o namoro, eles decidem viajar para Blue Mountain, uma cidade paradisíaca. No entanto, uma briga entre o casal faz Jordan abandonar Anne no hotel. Sem muita opção, ela decide ir embora sozinha, e na estrada, acaba se deparando com uma mulher que possui os membros do corpo completamente tortos. Anne consegue escapar, mas fugir é inútil, já que a mulher da estrada parece estar em todos os lugares. Cedo ou tarde, o passado sempre retorna para cobrar sua dívida.

A Essência do Mal de Luca D'Andrea
Resultado de imagem para A Essência do Mal de Luca D'Andrea
Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de a Besta. Anos depois, em um passeio com a filha no Bletterbach — um desfiladeiro com toneladas de fósseis —, Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto. Para solucionar o mistério, que marcou uma cidade inteira por décadas, Jeremiah mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante.

Grandes Contos de H. P. Lovecraft
"Grandes contos" reúne várias histórias fantásticas do homem que reinventou o terror: o norte-americano H. P. Lovecraft. O volume contém, entre outros, “A fera na caverna”, ‘Dagon, “A maldição que atingiu Sarnath”, “Hipnos”, “O chamado de Cthulhu”, “O caso de Charles Dexter Ward”, “A história do Necronomicon”, além do ensaio “O horror sobrenatural em literatura”, também escrito pelo autor. Segunda edição com nova capa fluorescente.

Deuses Caídos de Gabriel Tennyson 
Em Deuses caídos, Gabriel Tennyson nos leva em uma investigação sombria e grotesca, percorrendo os cantos escuros do Rio de Janeiro, onde as sombras têm olhos e garras, e de onde o leitor desavisado pode nunca escapar. Um serial killer com poderes paranormais está assassinando evangelistas famosos — e os vídeos de cada um deles sendo torturados ganham cada vez mais público na internet. O assassino se proclama o novo messias, e os pecadores devem temer sua justiça. O que a Sociedade de São Tomé teme, no entanto, é que ele acabe com o trabalho de séculos de manter o sobrenatural bem afastado da consciência da população, embora seres mágicos povoem o submundo da cidade. 

Para garantir que o assassino seja capturado e o máximo de discrição mantida, a Sociedade convoca Judas Cipriano — um padre indisciplinado, descendente de são Cipriano e herdeiro de alguns poderes celestiais. Veterano nesse tipo de caso, o padre é enviado para trabalhar como consultor da Polícia Civil e fica responsável por apresentar à jovem inspetora Júlia Abdemi o lado místico da cidade. Para resolver o caso — e sobreviver —, os dois precisarão de toda ajuda que puderem encontrar. 

Outsider de Stephen King
 
O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime.

Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? a aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.

Grandes Obras de Bram Stoker - Caixa
Reconhecido como um dos maiores mestres do terror da literatura mundial, Bram Stoker produziu textos dos mais variados gêneros. Neste box especial, temos uma mostra de sua produção literária de tramas sobrenaturais. O primeiro volume traz a obra-prima do escritor: Drácula. No segundo volume estão reunidas duas de suas novelas mais assustadoras: Os sete dedos da morte e A toca do Verme Branco. Fechando o box, temos a antologia Contos estranhos. A obra reúne nove histórias curtas, entre as quais a famosa “O hóspede de Drácula”. 

O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera de Everaldo Rodrigues
Um lobisomem ataca, todo mês, a cidadela de Terezinha de Moxotó, no interior de Pernambuco. Sem ter a quem recorrer, o prefeito e Coronel Jesuíno de Cândida contrata o bando do cangaceiro Jeremias Fortunato Silveira, conhecido como Capeta-Caolho, figura aterrorizante, tão maléfica quanto o monstro que os ataca, na esperança de que o bandido terrível dê cabo da besta-fera. Mas quando os cangaceiros chegam na cidade, o povo entende que combater o mal com o mal nunca é a melhor escolha.

Creepypastas: Lendas da internet org. de Glau Kemp
Os fóruns web estão repletos de histórias sobre casos misteriosos, investigações policiais não resolvidas, fotos sem explicação, descrições de rituais e manifestações demoníacas, versões bizarras e não oficiais de jogos eletrônicos, relatos de episódios macabros de desenhos infantis. São narrativas virais e anônimas espalhadas nos recônditos mais obscuros da internet, sem que se possa rastrear seus verdadeiros autores. Ou sua veracidade. Acabaram conhecidas como creepypastas - algo como um copypaste (de copiar e colar) de situações assustadoras. Mas e se as lendas mais famosas da Internet não forem boatos? Nesta antologia, reunimos escritores para darem suas próprias e originais versões das creepypastas mais perturbadoras de todos os tempos. Do submundo do Reddit diretamente para sua leitura de cabeceira.

Postar um comentário

1 Comentários