Livros de Terror sobre Rituais Satânicos, Possessões Demoníacas e Maldições Diabólicas - Biblioteca do Terror

Biblioteca do Terror

O maior e mais completo site brasileiro sobre literatura de terror!

7 de junho de 2018

Livros de Terror sobre Rituais Satânicos, Possessões Demoníacas e Maldições Diabólicas



Histórias de terror sobre rituais satânicos, possessões demoníacas e maldições diabólicas estão sempre entre as mais controversas da literatura de terror. Os livros dessa temática, principalmente os que exploram crenças religiosas, atingem cada leitor de modo diferente e como resultado há sempre afirmações enfáticas, nunca há um meio termo, sobre amar ou odiar a experiência da leitura. São obras que dividem opiniões, há os que as odeiam com cada grama de seu ser e os que as defendem até as últimas consequências, e que até os dias de hoje sofrem com o preconceito do "leitor comum" que as descarta como obras do diabo.

A principal característica desse subgênero é o confronto dos protagonistas humanos com criaturas demoníacas e entidades sobrenaturais, o medo está associado a  danação eterna, mais do que uma morte violenta é a alma imortal dos personagens que está em jogo. Em muitos casos o grande vilão é o próprio diabo, a personificação do mal. São várias as abordagens adotadas pelos autores nesse tipo de história: há aquelas que são centradas em possessões demoníacas, rituais satânicos e em maldições e pactos diabólicos. Frequentemente livros do tema misturam todos esses elementos.

Nas histórias de possessão demoníaca, um demônio ou uma entidade assume o controle do corpo de um ser humano, geralmente uma criança inocente, de um animal, automóvel ou ainda uma construção, até ser confrontado por um religioso em um ritual de exorcismo. Enquanto nas histórias de rituais satânicos são os próprios personagens que buscam o auxílio de demônios e até do próprio Diabo para alcançar objetivos escusos e mesmo nos casos em que o rito funciona uma maldição se abate sobre o protagonista.

Há ainda as histórias de maldições diabólicas que atingem personagens inocentes que precisam lutar contra os efeitos malignos que o afligem, além dos pactos diabólicos, nos quais o personagem humano faz um acordo com o diabo. Em todos os casos essa interação diabólica sempre dá errado e o protagonista precisa enfrentar uma legião de demônios para se ver livre de sua influência sombria. Confira a nossa lista com os principais livros do tema publicados no Brasil:


Cerimônias Satânicas de T. E. D. Klein
Um menino recebe uma missão. Muitos anos depois, tudo mudara no dia-a-dia da pacata comunidade rural de Gilead e nas vidas de Jeremy Freirs, estudante nova-iorquino, e sua namorada Carol Conklin. Estranhos fatos começam a perturbar suas existências até então tranquilas. É o início de uma fase de terror incomensurável para eles e o começo de um grande livro, repleto de rica fantasia e poderosa imaginação, onde o horror é real.

O Bebê de Rosemary de Ira Levin
Alugando um apartamento em antigo prédio de Nova Iorque, os recém-casados Rosemary e Guy Woodhouse organizam suas vidas com pequena ajuda dos vizinhos Minnie e Roman Castevet. Guy é ator e luta por um papel de destaque, enquanto Rosemary decora com ar mais alegre o apartamento onde anteriormente foi cometido um crime. Guy consegue um papel graças a um acidente com o ator titular e, logo depois, Rosemary tem um pesadelo no qual é possuída pelo demônio.
Passado algum tempo, Rosemary descobre que está grávida e é tratada por Minnie e o médico desta, Dr. Sapirstein com vitaminas especiais. Fatos estranhos levam Rosemary a desconfiar que todas estas pessoas estão envolvidas com magia negra, começando a suspeitar que o marido, um ator que, literalmente, venderia a alma ao diabo para conquistar o sucesso, mantém ligações perigosas com vizinhos praticantes de bruxaria, que desejam possuir o filho dela que vai nascer.

Trocas Macabras de Stephen King
Castle Rock, na Nova Inglaterra, é um lugar tranquilo para se viver. Mas a chegada de Leland Gaunt desestabiliza a cidade através do preconceito, ódio, fraqueza e cobiça, provocando mortes e sofrimentos. Gaunt consegue isto através de uma loja de utilidades, que sempre tem algo especial para cada morador, que para conseguirem o que desejam pagam um preço simbólico para Leland, além de conceder a ele um simples "favor".

O Exorcista de William Peter Blatty
Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe.

Diário de um Exorcista de Renato Siqueira e Luciano Milici
Passada nas décadas de 1950 e 1960, a história (baseada em fatos reais) do padre Lucas Vidal - um dos maiores exorcistas da América Latina - é contada em seus mais aterrorizantes e inacreditáveis detalhes. Do rigoroso e pouco ortodoxo treinamento às mais difíceis batalhas contra demônios, possessos e outras entidades sobrenaturais, a trajetória de Lucas e dos irmãos Biaggio contra seres profanos aterroriza o mais cético dos leitores que vai perceber, aos poucos, que além de as criaturas das trevas ganharem mais força a cada ataque, as mais perigosas têm um objetivo único: destruir os padres exorcistas.

O Advogado do Diabo de Andrew Neiderman
Quando Kevin Taylor deixa a pequena cidade de Blithesdale para trabalhar no escritório de advocacia John Milton & Associados, ele acredita ter chegado no topo de sua carreira. Em Nova York, ao lado da mulher Miriam, descobre uma vida de prazeres com a qual jamais sonhou. Empolgado com a nova vida, ele não se incomoda quando recebe um dossiê sobre um assassinato, elaborado antes da data do crime. Sem perceber, já estava pagando o mais alto preço por seu novo status: a própria alma. 

O Demonologista de Andrew Pyper
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

O Diabo Nunca Dorme de Daniel Rhodes
ODiaboNuncadorme
O Diabo nunca dorme é uma história de horror sobre eterna luta entre o bem e o mal.

616 - Tudo E Inferno de David Zurdo e Ángel Gutierrez
Não se engane. O Diabo pode ter muitas formas e números, mas o original é 616, atribuído ainda antes dos Evangelhos... Desde O Exorcista não se via um romance tão assustador como este. Tudo começa com a exumação do corpo de um padre: todos os seus ossos estão quebrados. Gravada a unha na parede interna de seu caixão a frase enigmática TUDO É INFERNO. O que o santo padre quis dizer? Por via das dúvidas, é melhor prestar atenção ao que o velho Daniel sussurra com voz grossa e bafo quente... O próprio Maligno parece falar por estas páginas. 

Quando o Mal tem um Nome de Glau Kemp
Na Aparecida dos anos 70, uma cidade erguida no centro de um milagre, conhecemos a história de Marta e sua filha Clara. De sua terra cultivada por fé a malignidade cresce no coração de uma mãe devota. As orações que a padroeira não atende são feitas agora para eles: anjos caídos. Ela não deveria saber o nome do demônio que atendeu sua prece, e a abominação despertada é tão grande que todos vão pagar pelo seu pecado. O mal só precisava que alguém o chamasse pelo nome e agora está entre nós.

As Possuídas do Diabo de Thomas Tryon
Com um desfecho absolutamente inesperado, este livro possui todos os ingredientes de legítimo suspense. Thomas Tryon conseguiu desenvolver personagens comuns que a cada página crescem numa linha de tramas e intrigas verdadeiramente empolgante. Escrito na primeira pessoa, conta a historia de um casal que ao se mudar de Nova York para uma pequena cidade da Nova Inglaterra se envolve com os problemas da comunidade, seus estranhos ritos antigos, oferendas e rituais com o milho, fonte de riqueza local. 

Na Escuridão da Mente de Paul Tremblay
NaEscurid%25C3%25A3odaMenteBibliotecadoTerror2
A vida dos Barrett é virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. Depois que os médicos se mostram incapazes de deter os acessos bizarros e o declínio de sua sanidade, o lar se transforma em um circo de horrores, e a família se vê recorrendo a um padre da região. Acreditando que seja um caso de possessão demoníaca, o padre Wanderly sugere um exorcismo e entra em contato com uma produtora que está ávida para documentar tudo. 

Com o pai de Marjorie desempregado e as dívidas se acumulando, a família hesitantemente aceita, sem imaginar que A Possessão se tornaria um sucesso imediato. Quinze anos depois, uma autora best-seller entrevista Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao se recordar dos acontecimentos de sua infância, uma narrativa alucinante de terror psicológico é desencadeada, levantando questões sobre memória e realidade, ciência e religião... e sobre a real natureza do mal.

Lugar Sombrio de Ray Garton
46665963
Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes.Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

O Demônio de Gólgota de Frank de Felitta
Cataratas de Gólgota fica num vale ressequido e desolado, ao norte do estado de Massachusetts onde, em 1919, o padre Bernard K. Lovell, pároco da igreja das Dores Eternas, sucumbindo do isolamento e ao desespero, entrega-se a uma negra noite de loucura, necrofilia e suicídio. Em 1978, um padre jesuíta enviado pela diocese para reconsagrar a igreja perdida e profanada, vê-se dominado pelas garras abjetas da bestialidade.

Reféns do Demônio de Malachi Martin
Malachi Martin, famoso padre exorcista, narra aqui cinco casos de possessão demoníaca e exorcismo de cidadãos americanos das décadas de 1970-80. Martin escreveu esta obra a partir das transcrições exatas dos relatos dos envolvidos nos casos. Trata-se, portanto, de relatos reais e contemporâneos, transpostos para a narrativa com o mínimo ajuste necessário para preservar a identidade dos envolvidos.

Exorcismo de Thomas B. Allen
o-exorcismo-capa-darkside
Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.

Coração Satânico de William Hjortsberg
Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas. 

O Carro de Dennis Shryack e Michael Butler
OCarro
Lindo, preto, poderoso, invencível. Uma fera metálica à solta, buscando suas presas. Na cidade de Santa Ynez, encontrou o que procurava. Uma por uma, foi matando suas vítimas horrorizadas, e depois desaparecia no deserto. De onde tinha vindo? Ninguém sabia? Quem o guiava? Alguém. Alguma coisa. Talvez o próprio demônio...

Veja mais listas do gênero na nossa seção de Listas de Terror e Horror.

Um comentário: