Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Paraíso Perdido de Pablo Auladell


No século XVII, John Milton escreveu uma das obras mais ambiciosas e perturbadoras da literatura, o poema épico Paraíso Perdido, que logo se transformou em um clássico universal. Mais de trezentos anos depois o quadrinista e ilustrador espanhol, Pablo Auladell, aceitou a tarefa hercúlea de adaptar pela primeira vez este poema colossal em uma graphic novel. E o resultado é espantoso, uma experiência de leitura extraordinária que transporta o leitor das belezas oníricas do paraíso até os confins sombrios do inferno.

A história de Paraíso Perdido de Pablo Auladell é dividida em quatro partes, ou cantos,  que exploram momentos chave do poema de John Milton. O primeiro canto é o sombrio "Satã" e se passa logo após a rebelião dos anjos liderada por Lúcifer, que ao acordar na imensidão do inferno decide dar continuidade à guerra contra seu Criador, só que desta vez ao invés da força, utilizando como maior arma a sua astúcia. A seguir "Um Jardim das Delícias" apresenta ao leitor pela primeira vez às forças celestiais e a mais recente criação de Deus: Adão e Eva. 

A grandiosa guerra que dividiu o paraíso ao meio é dissecada em "As Primeiras Lembranças do Mundo", a batalha dos céus e dos arcanjos ganha vida com ilustrações impressionantes e magníficas. As cenas reimaginadas por Pablo Auladell são impactantes e seus horrores são carregados de uma beleza estonteante. Para finalizar "Espada Flamejante" é um doloroso e detalhado mergulho nas motivações por trás da queda do homem e sua expulsão do paraíso.

Paraíso Perdido de Pablo Auladell é uma obra-prima que consegue captar com perfeição a sensação de desespero e solidão da perda do paraíso, tanto pela perspectiva do próprio Satã como pela da humanidade. Seus traços refletem essas emoções e atingem em cheio a percepção do leitor, seja nos tons mais claros e inspiradores das cenas no paraíso ou nos tons mais escuros e sombrios que retratam as cenas no inferno. A edição da Darkside Books é assombrosa, sua atenção poética aos mínimos detalhes faz dessa graphic novel uma obra de arte.

   
  Paraíso Perdido (2018) | Ficha Técnica 
   Título original: El Paraíso perdido (2012)
   Autores: John Milton e Pablo Auladell
   Tradutor: Érico Assis
   Editora: DarkSide
   Páginas: 320 páginas
  Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários