Livros de Terror sobre Habilidades Psíquicas - Biblioteca do Terror

Biblioteca do Terror

O maior e mais completo site brasileiro sobre literatura de terror!

21 de fevereiro de 2018

Livros de Terror sobre Habilidades Psíquicas



Histórias de terror protagonizadas por pessoas com habilidades psíquicas foram bastante populares na década de setenta e oitenta, Stephen King foi um dos grandes responsáveis pela popularização do tema ao lançar as raízes do gênero no clássico Carrie, a estranha. Nesse tipo de história o protagonista, geralmente uma criança ou adolescente, desenvolve poderes paranormais em uma narrativa caracterizada inicialmente pelas dificuldades de compreensão e controle destas habilidades.

O tom narrativo varia de acordo com a origem dos poderes, nos casos em que há uma explicação científica para o desenvolvimento das habilidades, geralmente associada a experiências conduzidas pelo próprio governo ou uma poderosa organização privada, temos uma trama ágil e repleta de ação em que o protagonista é perseguido por aqueles que querem controlar suas habilidades, enquanto aprende mais sobre seus próprios poderes. Um  exemplo comum são as histórias que envolvem habilidades psicocinéticas

Nos casos em que o sobrenatural é o gatilho para o surgimento dessas habilidades, a narrativa está associada a algum tipo de trauma que desperta os poderes do protagonista e os caminhos que segue estão relacionados ao tipo de manifestação desses poderes, por exemplo a psicometria está ligada a histórias de fantasmas e a clarividência a suspenses em que o protagonista obtém informação sobre algum desastre futuro e luta para impedi-lo.

As habilidades psíquicas mais comuns nas histórias de terror são: a telecinese, a habilidade de mover objetos ou pessoas com o poder da mente, na qual se inclui a levitação; a pirocinese, a capacidade de aumentar a temperatura de um objeto ou de suas moléculas até a combustão e dependendo da extensão dos poderes, controlar as chamas e o fogo; o teletransporte, no qual a pessoa se move de um ponto a outro sem atravessar fisicamente a distância que os separa.

A psicometria, a capacidade de obter informações sobre pessoas, objetos ou lugares, através de sensações obtidas por meio do toque em um objeto e a clarividência, habilidade de obter essas mesmas informações sem nenhum auxílio dos sentidos físicos. Há ainda dezenas de outros temas como a capacidade de ver e conversar com os mortos, telepatia, projeção astral, vidência, controle mental. A seguir eu compilei uma lista com os principais livros sobre o tema que li.


 Carrie, a estranha | Ficha Técnica  
   Autor: Stephen King
   Tradução: Erika R. Engert Rizzo
   Editora: Nova Fronteira
   Páginas: 191
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: Carrie, a estranha
   
Sinopse: Solitária, ela carrega dentro de si um ódio cada dia mais profundo. Carrie seria apenas mais uma entre várias adolescentes angustiadas, não fosse um detalhe: ela possui poderes sobrenaturais devastadores. Consegue fazer as coisas se moverem, e esse é o seu jogo, o seu poder e o seu pecado. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontada que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. 

 Mergulho no Subconsciente | Ficha Técnica  
   Autor: Paddy Chayefsky
   Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos
   Editora: Record
   Páginas: 209
   Gênero: Terror/Ficção Científica
   Compre: Estante Virtual
   Resenha: Em Breve

Mergulho no Subconsciente deu origem ao clássico da década de oitenta Viagens Alucinantes, é um livro que explora a manifestação física dos poderes da mente sobre a matéria. Na trama um professor utiliza uma droga obtida a partir de uma raiz, utilizada em rituais sagrados por tribos mexicanas, para induzir um estado de consciência no qual é possível manipular a matéria, suas experiências são conduzidas com o auxílio de um tanque de isolamento que cria a situação perfeita para o surgimento de um horror inimaginável.

 A Incendiária | Ficha Técnica 
   Autor: Stephen King
   Tradução: Regiane Winarski
   Editora: Suma
   Páginas: 448
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico comandado por uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. As consequências foram o surgimento de estranhos poderes psíquicos — que assumiram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha.  Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e incontrolável. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la e utilizar seu poder como arma militar.

 A Casa do Mal | Ficha Técnica 
   Autor: Dean Koontz
   Tradução: Geni Hirata
   Editora: Record
   Páginas: 414
   Gênero: Terror
   Compre: Estante Virtual
   Resenha: A Casa do Mal

Sinopse: Frank Pollard desperta em uma vila, sem lembrar-se de nada além de seu nome. Mas ele sabe perfeitamente que está correndo enorme perigo. Refugia-se num hotel e, mais de uma vez, acorda com as mãos manchadas de sangue. E, a casa noite que passa, encontra nas mãos e nos bolsos estranhos objetos aterrorizantes... A ajuda a Frank vem da dupla de detetives Bobby e Julie Dakota, que, por compaixão e curiosidade, concordam em ir até o fundo e desvendar essas misteriosas e amnésicas fugas. Mas, à medida que os Dakota começaram a descobrir para onde se dirige o seu cliente, eles são atraídos a reinos sombrios, onde uma sinistra figura...

Resultado de imagem para o pacto joe hill traça O Pacto | Ficha Técnica 
   Autor: Joe Hill
   Tradução: Bárbara Heliodora e Helen Potter Pessoa 
   Editora: Arqueiro
   Páginas: 320
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: O Pacto

Sinopse: Após uma noite de bebedeira, Ignatius Perrish acorda com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.

 A Zona Morta | Ficha Técnica  
   Autor: Stephen King
   Tradução: Maria Molina 
   Editora: Suma
   Páginas: 480
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro – nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. Basta um toque, e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo?

Invocadores do Mal | Ficha Técnica 
   Autor: Cheryl A. Wicks
   Tradução:  Martha Argel e Humberto Moura Neto  
   Editora: Pensamento
   Páginas: 280
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: Em Breve

Sinopse: A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente.

91Bo-eNa9ML Mr. X | Ficha Técnica 
   Autor: Peter Straub
   Tradução:  Fausto Wolff  
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 616
   Gênero: Terror
   Compre: Amazon
   Resenha: Mr. X

Sinopse: Mr. X é um livro monstruoso e sobrenatural. Além de arrancar elogios da crítica de prestigiados veículos internacionais, como Publishers Weekly e Chicago Tribune, o autor é adorado por uma legião de leitores de diversas nacionalidades. Straub une personagens de grande dimensão psicológica, explorando as fronteiras da mente humana, com doses caprichadas de razão, fantasia, aventura, carnificina, ritmo e agilidade literária inconfundíveis.

capa%2BpostVisões | Ficha Técnica  
   Autor: Dean Koontz
   Tradução:  Tonie Thomson 
   Editora: Francisco Alves
   Páginas: 244
   Gênero: Terror
   Compre: ---
   Resenha: Visões

Sinopse: Este livro narra a fantástica história de uma jovem mulher dotada de talentos paranormais, de um assassino psicopata que a persegue e o terror que a acompanha pelos corredores do tempo.

As duas vidas de Audrey Rose | Ficha Técnica  
   Autor: Frank de Felitta
   Tradução: Marcos Santarrita e Luiz Horácio da Matta
   Editora: Francisco Alves
   Páginas: 416
   Gênero: Terror
   Compre: Estante Virtual
   Resenha: Em Breve

Sinopse: Janice e Bill Templeton são um casal que vive feliz com sua filha única, a bem-comportada pré-adolescente Ivy. Essa imagem de família feliz começa a ser decomposta com a chegada do estranho Elliot Hoover. Depois de suspeitas de que ele pretende molestar Ivy, Hoover tenta convencer aos pais que seu interesse (quase uma obsessão) pela garota é apenas paternal. Para ele, a menina é a reencarnação de sua filha, falecida em um terrível acidente, quando ela ficou presa no automóvel e morreu entre as chamas. Coisas estranhas começam a acontecer a partir desse momento e a vida de Bill e Janice com sua Ivy jamais voltará a ser como antes.

2 comentários:

  1. amei a lista de livros e a resenha texto bom
    demais abraços

    ResponderExcluir
  2. A casa do mal é meu preferido do Koontz até agora, principalmente devido ao seu vilão tão bem construído!

    ResponderExcluir