Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Os Mortos Herdarão a Terra de Thaís Messora


Os Mortos Herdarão a Terra de Thaís Messora é uma história de assombração que utiliza o sobrenatural para tecer uma poderosa crítica social aos processos de modernização urbana do início do século XX no Brasil. A narrativa usa como premissa a investigação de uma jovem aprendiz de médium, em uma recém construída mansão assombrada, para se aprofundar em uma discussão mais complexa sobre silenciamento e apagamento social. O horror de uma família de classe média diante da necessidade de assumir sua culpa diante do processo de industrialização predatória, materializado na aura fantasmagórica e violenta que dá voz aos gritos de súplica e reparação dos reprimidos.

Rio de Janeiro, 1905. A cidade está crescendo de forma vertiginosa em direção à periferia, a mansão da família Monteiro e Silva faz parte de um projeto de habitação que está remodelando esse espaço urbano. Para que as belas e modernas casas sejam construídas, as antigas intervenções humanas existentes no local precisam ser desapropriadas e destruídas. Mas essa é uma preocupação de empreiteiros e engenheiros. O problema é que o sonho idílico de um novo lar é perturbado por insistentes assombrações, cuja força e violência parecem aumentar a cada noite. É nesse contexto que a jovem Lucinda busca a chance de se tornar assistente de um médium da Sociedade de Estudos Paranormais, entretanto, ela logo irá descobrir que essa não é uma investigação comum e seu resultado mudará a vida de todos os envolvidos.

Thaís Messora constrói uma história ágil e arrepiante, discutindo de forma efetiva e assertiva a tensão entre o passado e o presente, classes sociais e gêneros através do sobrenatural. Sua protagonista é complexa e interessante, sua evolução ao longo das páginas é feita com precisão, sua escrita não desperdiça palavras, cada passagem e cada perspectiva específica servem para investigar as camadas de ocupação e uso do lugar e suas interseções explícitas e implícitas com questões sociais. Os Mortos Herdarão a Terra desafia a noção tradicional de casas assombradas oferecendo uma leitura instigante, reflexiva e acima de tudo, divertida. 

  Os Mortos Herdarão a Terra (2022) | Ficha Técnica 
   Autora: Thaís Messora
   Editora: Increasy
   Páginas: 71 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá!
    Esse livro é perfeito, li ele bem rápido, realmente é uma narrativa envolvente e bem escrita.
    Gostei muito da sua resenha!

    https://mundolivrosdavivi.blogspot.com/

    ResponderExcluir