Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Livros de terror e suspense sobre horrores marítimos


Histórias de terror ambientadas nos oceanos evocam uma espécie de pavor primordial, seja de suas profundezas inexploradas e povoadas por criaturas bizarras ou a estranha sensação claustrofóbica de estar cercado por quilômetros e quilômetros de água por todos os lados. Esse temor da imensidão e escuridão ocêanica é tão que real que possui até nome: talassofobia. 

Os livros dessa temática não costumam a se agrupar em um gênero específico, suas premissas geralmente estão mais ligadas ao medo do desconhecido  do que exatamente ao medo da água, indo desde histórias de sobrevivência e isolamento, passando por ataques de criaturas antigas e monstruosidades lovecraftianas, até mistérios fantasmagóricos envolvendo naufrágios e desaparecimentos de embarcações. A ideia desta lista é compilar livros de horror e suspense em que o mar tenha um papel essencial na construção do terror na narrativa.

O Terror de Dan Simmons (2007)

A partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá. A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.

Tubarão de Peter Benchley (1974)
[Resenha | Compre]

Você não está vendo, mas ele está lá no fundo, observando suas pernas se mexerem nas águas turvas. A mais perfeita máquina assassina da natureza, o predador que mantém seu posto no topo da cadeia alimentar desde a época dos dinossauros. Um torpedo de carne, ossos e dentes. Não há para onde fugir. Se você sempre devorou livros, chegou a hora da revanche. A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido.

O Quarto Dia de Sarah Lotz (2015)
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

O Cardume de Frank Schätzing (2004)
[Resenha | Compre]

Durante séculos, os homens exploraram a natureza. Sem o menor cuidado, esgotaram seus recursos, dilapidando um sistema absolutamente equilibrado. Mas o contra-ataque chegou. Vírus desconhecidos ameaçam a vida de milhões. Furacões inesperados causam destruição. Mas, no thriller de Frank Schätzing, é o mar o instrumento de vingança. 'O cardume' revela uma ameaça inimaginável vinda dos oceanos, pronta para atormentar a humanidade. Schätzing encena a insurreição mundial da natureza contra o homem num cenário catastrófico global entre a Noruega, o Canadá, o Japão e a Alemanha. Um pescador desaparece em frente à costa peruana. No mar norueguês, especialistas em petróleo descobrem estranhos organismos que invadiram centenas de quilômetros quadrados do fundo do mar. Enquanto isso, as baleias ao longo da costa da Columbia Britânica passam por uma transformação assustadora.

A Maldição do Titanic de Robert J. Serling (1990)
[Resenha | Compre]

1912 - O Titanic parte em sua fatídica viagem de estréia... 1999 - Cientistas e aventureiros refazem a viagem original para investigar o que realmente existe no interior do vapor de luxo mais famoso do mundo. Mas, quando as primeiras pessoas entram no Titanic afundado, elas descobrem que não estão sozinhas. Deparam-se com algo extraordinário que ninguém suspeitava... Parece que os fantasmas do passado que habitam o Titanic querem preservar seu último bem comum a sepultura no fundo do oceano.

O Último Passageiro de Manel Loureiro (2013)
[Resenha | Compre]

Agosto de 1939. Um enorme transatlântico chamado Valkirie aparece vazio e à deriva no Oceano Atlântico. Um velho navio cargueiro o encontra e decide rebocá-lo até o porto, mas não sem antes descobrir que nele há um bebê de poucos meses... e algo mais que ninguém é capaz de identificar. Por volta de setenta anos depois, um estranho homem de negócios decide restaurar o misterioso transatlântico e repetir, passo a passo, a última viagem do Valkirie. A bordo, presa em uma realidade angustiante, a jornalista Kate Kilroy busca uma boa história para contar. Mas acabará descobrindo que somente sua inteligência e sua capacidade de amar podem evitar que o transatlântico pague novamente um preço sinistro durante o percurso.

Numezu de Jorge Alexandre Moreira (2019)
É a última grande chance para Laura e Raul. Mentiras, drogas e traição arrastam seu casamento ladeira abaixo e esse casal de brasileiros aposta suas últimas fichas em férias no sul da França. Os dois isolados em um belo veleiro, em um lugar de sonho, com boa comida e boa bebida. Se não funcionar, o que funcionaria? Mas quinze anos são quinze anos e as pessoas são as pessoas. Raul e Laura percebem, pouco a pouco, que eles são os mesmos e seus problemas não mudaram. Até o dia que Raoul volta de um mergulho trazendo uma estranha e antiga estátua - uma figura monstruosa, com detalhes apagados pelo tempo. A imagem de um ser esquecido, aprisionado por uma terrível maldição. Sob sua influência, para desespero de Laura, Raoul se transforma de um marido infiel em um louco depravado sedento por sangue.

A Besta de Peter Benchley (1991)
[Resenha | Compre]

Um veleiro naufraga na costa das Bermudas, deixando um jovem casal à deriva de um bote salva-vidas. Eles procuram se tranquilizar pensando que, afinal, o tempo está bom, o farol de emergência está enviando sinais de socorro, tudo parece se encaminhar para um final feliz. Inexplicavelmente, no entanto, eles sentem medo. E bem justificado. Debaixo do bote, algo se move. Uma coisa incrível e selvagem e imensa, um animal de dimensões pré-históricas: uma lula oceânica e gigante. Prova viva do desequilíbrio ecológico e suas consequências. A partir de uma pesquisa meticulosa sobre a misteriosa criatura conhecida como Architeuthis dux, Peter Benchley, autor de Tubarão, desenvolve sua mais emocionante aventura marítima.

Vingança em Alto-Mar de Frank de Felitta (1980)
[Resenha | Compre]

"Embarque num iate particular lindamente equipado para um descontraído cruzeiro de duas semanas através do cintilante Caribe. Viaje à vontade, em total anonimato. Seus anfitriões, um casal de marujos amistosos e experientes, oferecem oportunidades de vislumbres impossíveis a bordo de grandes navios de cruzeiro. O tempo será lindo, proporcionando um sol inigualável na mais propícia das estações do ano. E quando o sol baixar no horizonte, a vida a bordo eleva-se a níveis dignos da ocasião. As noites são repletas de deleites gastronômicos, do retinir de copos de cristal e de conversas agradáveis, ou se você preferir, de repousante silêncio. Só aceitamos casais" Este é o anuncio de um jornal. Este é o começo da armadilha.

A Última Travessia de Mats Strandberg (2015)
[Resenha | Compre]

Hoje, mais de 1.200 pessoas embarcarão em uma travessia pelas frias águas do Mar Báltico, com destino à Finlândia. Por 24 horas, elas deixarão de lado seu dia a dia sem graça e poderão ser quem quiserem. A viagem promete satisfazer seus mais diversos desejos, com bebidas, festas e cassinos. Mas o mal espreita os corredores e, no meio da noite, não há escapatória possível. Especialmente quando todo o contato com a terra firme é misteriosamente interrompido.

Águas Mortas de Alexandre Moreira (2020)
[Resenha | Compre]

Umbro é um homem com problemas. As águas onde ele pesca estão poluídas, seu barco está caindo aos pedaços, suas dívidas não param de crescer e seus credores são pessoas muito perigosas. Quando a situação fica desesperadora, começa a aparecer, no mar, um estranho tipo de peixe, que ninguém nunca viu. Ele tem um aspecto horrível, mas vende muito bem. A prosperidade parece ter voltado, mas há algo errado com esse peixe. E com aqueles que o comem. E, logo, há algo de errado com toda a cidade.

O Chamado de Cthulhu de H.P. Lovecraft (1926)
[Resenha | Compre]

A história começa em Boston, em 1926. Ao examinar documentos deixados pelo irmão de seu avô, recentemente falecido em circunstâncias misteriosas, Francis Thurston descobre a existência de um culto que adora horrores antigos e indizíveis, como assassinatos misteriosos, rituais de sangue nas profundezas dos pântanos da Louisiana, artistas que caem na loucura após visões de pesadelo e uma cidade ciclópica que surge do mar. Conforme Thurston se aprofunda no material encontrado, percebe que a pesquisa de seu tio-avô chegou muito perto da verdade: nas trevas, existem aqueles que querem acordar o deus adormecido Cthulhu para espalhar a loucura e a destruição por todo o mundo.

Orca, a baleia assassina de Arthur Herzog (1975)
[Resenha | Compre]

Orca - a baleia assassina - é uma das criaturas mais inteligentes do universo. Ele caça em bandos, como os lobos. Incrivelmente, é o único animal além do homem que mata por vingança. A orca tem uma companheira, e se ela for prejudicada pelo homem, ela vai caçar essa pessoa com uma vingança implacável e terrível – através dos mares, do tempo e de todos os obstáculos.

A Pele Fria de Albert Sánchez Piñol (2002)
[Resenha | Compre]

Após a Primeira Guerra Mundial, um homem problemático aceita uma missão solitária como meteorologista em uma pequena e remota ilha nas margens da Antártida. Quando chega, ele descobre que o antecessor que deveria substituir está desaparecido e um estranho profundamente perturbado está trancado em um farol fortemente fortificado. A princípio adversários, os dois descobrem que sua parceria tênue pode ser a única maneira de sobreviver às criaturas reptilianas que atacam a ilha à noite. 

"A Ameaça do Fundo do Mar" de John Wyndham (1953)
Novela presente em Alfred Hitchcock Apresenta: 13 Histórias que Até a Mim Assustaram
[Resenha | Compre]

Relatos de estranhos avistamentos de esferas brilhantes começam a chover ao redor dos quatro cantos do mundo, a única coisa que as diferencia dos cometas são suas trajetórias confluentes em determinadas posições do oceano. Por um tempo isso acaba e o acontecimento é esquecido por todos, até os ataques nas praias começarem. Algo chegou naquelas esferas, algo que deseja fazer uma limpeza no nosso planeta e prepará-lo para novos inquilinos. A guerra definitiva pela sobrevivência da humanidade está apenas começando.  

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Beira o inacreditável pensar que Manel Loureiro de O Último Passageiro é o mesmo autor da trilogia Apocalipse Z. Enquanto Apocalipse Z traz uma grandiosa narrativa de sobrevivência e redeacobertas,embora uma parte ao final soe artificial, O Último Passageiro trespassar todas as páginas esquecido da importância de convencer o leitor. Para ser honesto, a única passagem realmente convincente nesse livro é aquela do assassinato dento da casa. De sobra, Manel poderia ter permanecido no fim do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a 13 Histórias Que Até A Mim Assustaram, A Ameaça do Fundo do Mar, escrita por John Wyndham, é, sim, um grandioso conto de horror. Talvez um dos mais grandioso contos em boa parte dos livros de toda a coleção organizada por Alfred Hitchcock.

    ResponderExcluir
  3. Que alegria você ter mencionado " O Cardume", Rafa! Esse livro é sensacional! Embora seja longo, mas vale muito muito muito a pena! Com certeza é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Faltou na lista Esfera de Michael Crichton, um bom livro subestimado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela lembrança, esse está na minha lista, pretendo ler assim que puder. Eu só indico livros que eu li, por isso algumas vezes as listas parecem estar faltando livros. Mas sempre estou atualizando as listas do site com novas leituras e aquisições.

      Excluir