Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Indigesto: Contos Gástricos de Flávio Karras


Indigesto é um "arroto pútrido" de criatividade, a receita da coleção de contos de Flávio Karras oferece um banquete surpreendente e inusitado ao leitor. A mistura da consistência pegajosa do terror com o sabor exótico da fantasia, cuidadosamente temperada com pitadas ardentes de sarcasmo e humor ácido, enfeitada com uma deliciosa cobertura de weird fiction fazem deste um dos lançamentos nacionais mais palatáveis deste primeiro semestre. 

A escrita de Karras é ágil e envolvente, com habilidade costura por entre gêneros criando histórias imaginativas que se desenvolvem em direções inusitadas, são 13 contos que transportam o leitor para os extremos da alimentação, histórias que assustam, embrulham o estômago e a mente, angustiam e fazem refletir sobre o ato tão natural de comer. A indigestão não é apenas física, mas também mental e psicológica, o estopim para o macabro e o bizarro pode estar em uma simples mordida...

O prato de abertura é A Asa da Barata, um conto clássico de obsessão que mergulha na doentia mania do protagonista por limpeza, adicionando um dos eventos sociais mais aterrorizantes da vida de um casal: um jantar com parentes. Com estilo e desenvoltura, o autor mostra que um simples detalhe fora do lugar, como uma asa de barata, pode ser o início de um horror além da imaginação. A tensão entre a calmaria de uma cena corriqueira, como um jantar em família e a claustrofóbica visão da mente obsessiva e fragilizada do protagonista, imersa em angústia e terror, é o ponto alto da narrativa.

Complementando a entrada temos Miau, uma história fantástica servida com sangue fresco e pedaços de carne humana regurgitada. A sua narrativa é feita a partir da perspectiva de um grupo de gatos que decide experimentar uma comida diferente, a carne de seus donos. Um conto divertido e gore que irá maravilhar e horrorizar os amantes de animais.

Em seguida Onde Está o Horror? surpreende o paladar do leitor com um sabor ácido, acompanhado por uma generosa porção de críticas e referências, traz a história de um escritor veterano de terror com dificuldades para vencer clichês e escrever sua próxima obra, e que acompanhado de uma garrafa de rum sai à procura do horror. Os capítulos são demarcados pela quantidade de bebida na garrafa, a jornada começa nos 750ml e conforme a quantidade de álcool diminui a loucura aumenta...

Para ajudar na indigestão, Hora do Cafézinho chega com uma narrativa claustrofóbica em primeira pessoa, servida em pequenas taças de loucura é uma explosão sangrenta e onírica de violência. A repetição diária de um pequeno ritual empresarial, a pausa para o café, ganha tons amargos e obscuros quando a escuridão da mente psicopata do protagonista é refletida em uma xícara de café.

Comida Orgânica é um dos pratos principais desta coleção, nesta assustadora, sombria e reflexiva fábula, Flávio Karras inverte a cadeia alimentar e torna os seres humanos o gado dos animais. O leitor é gentilmente convidado a conhecer um matadouro humano, onde pessoas são "criadas" nas piores condições possíveis, mães são separadas de suas "crias" que após o nascimento são levadas para a engorda. É um conto brutal que atinge em cheio o leitor. Horror na sua mais sofisticada e sombria apresentação.

A Trista Sina do Homem Embaralhado é um tira-gosto rápido em forma de poema, acompanhado de molho de humor negro é uma leitura deliciosamente bizarra. O Brigadeiro é a máxima expressão da criatividade do autor, a história é narrada pelos ingredientes que compõe o doce e descreve a erótica e estranha percepção dos mesmos durante a preparação da receita. Um dos melhores contos que já li.

Os Dois Lados da Mesa oferece uma leitura pesada e indigesta, o tipo de "comida" que deixa seu gosto impresso na memória muito tempo após a refeição, carregada de crítica social e política, sua receita é formada pelos elementos sociais que somos ensinados a ignorar desde pequenos, mas que nessa cozinha distópica são ingredientes principais de um prato filosófico, servido crú e sem temperos.

A história de Sem Açúcar, Por Favor é contraindicada a diabéticos literários, aqueles que se chocam com facilidade e tem fraca resistência a cenas sangrentas, imersa na premissa clássica das histórias de terror centradas em vingança é servida gelada e devorada com auxílio de um guardanapo, para o leitor secar o sangue que escorre por entre as páginas.

Viver de Luz é um conto divertido e surpreendente, cuja narrativa percorre caminhos extraordinários até sua conclusão inesperada, a protagonista trabalha em um daqueles programas culinários onde a apresentadora é auxiliada por um daqueles bonecos bizarros, cuja razão de participar deste tipo de programa ainda é uma incógnita. Com seu estilo afiado e ágil, Flávio Karras revela sem pudores a podridão que esconde por trás câmeras. 

Rebobinando é uma obra de arte, a história é contada de trás para frente e o resultado final é nada menos que fantástico! O apocalipse nunca foi tão doce como em Promessa, a população mundial é atingida por uma estranha doença que faz com que todos vomitem chocolate e a raiz de todo o mal está na promessa inocente de uma criança. Descomendo Alice é a especialidade do chef, uma história de horror mergulhada em vísceras humanas e canibalismo que fecha o banquete de forma magistral. 

Contos Gástricos é um dos melhores lançamentos nacionais desse ano. O primeiro livro de Flávio Karras nos apresenta a um autor extremamente confortável com sua narrativa e que possui grande domínio na arte de contar histórias, com uma voz própria e autoral seus contos fertilizam o solo da imaginação do leitor para uma ótima safra de pesadelos. Se você é fã do horror e do macabro encontrará um banquete exótico e inesquecível nessas páginas.

 
  Indigesto: Contos Gástricos (2018) | Ficha Técnica 
   Autor: Flávio Karras
   Editora: Independente
   Páginas: 144 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tem como deixar as datas dos posts. Fiquei mais fácil para saber se um post foi lido ou não.

    ResponderExcluir