Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

10 Livros de Terror para Iniciantes ou Meus Primeiros Contatos com o Horror

   Muita gente me pergunta quais livros eu indicaria para aqueles que querem começar a ler horror, livros para se gostar do gênero e virar fã, mas eu nunca tenho uma resposta pronta para isso. Acredito que a experiência de leitura seja particular para cada um. Cada pessoa pode gostar ou não de um determinado livro, depende muito das experiências pessoais de cada leitor, por exemplo, se alguém que foi mordido por um cão quando era criança, sem sombra de dúvidas sentirá mais medo de um livro sobre um cachorro assassino com raiva do que alguém que ama os animais, no mesmo caso essa pessoa se sentirá mais afetada de ler uma história sobre um serial killer machucar um filhote que o primeiro sujeito com trauma. Tudo se baseia em suas próprias experiências. Sendo assim fiz uma lista com os primeiros livros que li na adolescência e que me fizeram gostar de horror, alguns são conhecidos outros nem tanto. Talvez algum também funcione com você:


   Stephen King é o autor mais recomendado para quem quer começar a ler horror, seus livros são clássicos populares que marcaram a transição das histórias gênero dos locais sombrios da Europa para o imaginário e a vizinhança americanos. No meu caso, o primeiro contato com o autor foi O Iluminado, uma história sobre um lugar desumano que cria monstros humanos,  sobre um hotel assombrado e a desconstrução psicológica de uma mente assombrada.

A Ultima Vítima de Dan Barton
   A Ultima Vítima é mais um daqueles livros com tramas sobrenaturais que surgiram nos anos oitenta que misturavam gêneros para atrair um público maior, no caso o horror com o suspense policial. Na história um psicopata é atormentado por uma banshee, uma espécie de espírito maligno que aparece gritando para aqueles cuja morte está próxima, seus motivos são misteriosos, mas seu método é cruel, suas vítimas são enterradas vivas e sofrem até o último minuto de suas vidas. 

O Exorcista de William Peter Blatty
   O Exorcista é um dos maiores clássicos do horror, é uma das poucas histórias cuja simples menção do nome é capaz de arrepiar a espinha de qualquer um, mesmo daqueles que não a conhecem. Foi divisor de águas por trazer como protagonista uma frágil e inocente garotinha se firmando como inspiração para tantos outras obras que surgiram depois. 

Conflito Final: A Ultima Profecia de Gordon McGill
   Conflito Final é o último livro da trilogia A Profecia, precedida por A Profecia de David Seltzer e Damien de Joseph Howard, adaptado Gordon McGill. Na época que li não sabia da existência dos outros livros, mesmo assim a história conseguiu me impressionar. Damien, o filho do demônio agora já adulto, consegue um emprego como político que lhe dá o poder que faltava a sua condição social abastada, logo começa a preparação de seus planos apocalípticos, mas ainda há uma força em movimento que tenta lhe impedir. 

Humanoides Extraterrestres de Henry Durrant
   Humanoides Extraterrestres não é necessariamente um livro de horror, mas na época em que o li conseguiu me assustar de verdade por seu tom de "baseado em fatos reais", trata-se de um compilado de relatos de pessoas que 'tiveram' contato com extraterrestres, o autor traça um paralelo comparativo sobre as histórias e exemplifica os variados seres encontrados nessas visões. 

Coma de Robin Cook
   Robin Cook é o principal nome do suspense médico, seus livros trazem uma reflexão sobre a medicina e a ética. Ninguém está tão à mercê dos desejos de outra pessoa quanto um paciente na mesa de operação, mas e se o médico não tivesse as boas intenções que imaginávamos? Naquela situação ele pode fazer qualquer coisa. Coma é um dos seus livros mais perturbadores, tenho certeza de que irá encarar uma pessoa de jaleco com outros olhos depois da leitura. 

Invasores de Corpos de Jack Finney
   Invasores de Corpos é um dos clássicos do horror que estão esquecidos no Brasil, grandes adaptações cinematográficas foram responsáveis pela eternização da história, vagens gigantescas do espaço invadem uma cidadezinha e começam a produzir cópias perfeitas dos moradores, uma poderosa invasão alienígena que começa silenciosamente. 

Horror em Amytiville de Jay Anson
  Baseado em fatos reais, Horror em Amytiville é uma das histórias mais assustadoras sobre casas assombradas.

O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris
  Apesar de não ser um livro de horror, o suspense O Silêncio dos Inocentes é bastante surpreendente na criação de seus vilões, o doente Buffalo Bill que usa a pele de suas vítimas como artigos da última moda e o refinado Hannibal Lecter e seu paladar especializado em carne humana. 

Mortos-Vivos de Peter Straub
   Peter Straub é um escritor extremamente detalhista, suas obras são um reflexo dessa qualidade trazendo uma trama densa e profunda que explora o sobrenatural. Mortos-Vivos é a maior história de fantasmas já escrita, uma assombração que ultrapassa gerações é um dos maiores segredos de uma pequena cidade e um grupo de homens que se encontram semanalmente para trocar experiências sobrenaturais. Mas uma visita de um dos descendentes da velha guarda irá fazer com que revelações podres venham à tona. Não é uma leitura fácil, mas é extremamente recompensadora. 

  Então esses foram os primeiros livros de horror que li e desde então tenho devorado tudo o que encontro do gênero, quais destes você já leu? E suas primeiras experiências foram com quais títulos?

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Desses já li O Iluminado, O Exorcista e o espetacular Os Mortos Vivos. Tenho mais ainda não li O Silencio dos Inocentes e Horror em Amytiville. Me interessei por A Última Vítima e acabei de compra-lo na estante virtual.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Realmente o meu primeiro livro do gênero foi Horror em Amityville O.O
    XD

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaaai que post perfeito! Quero mesmo iniciar leituras de terror e realmente não sei por onde começar. Por sorte estou no caminho certo. Quero mto ler O Iluminado *o*
    Vou anotar os outros e vamos ver se me cativa *o*

    Bjinhos
    Naty Rangel

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de deixar o endereço de meu novo blog,

    www.bomlivro1811.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Stephen King é meu escritor preferido!! O Iluminado tbm foi meu primeiro contato com suas obras, peguei o livro na biblioteca da escola, sem nem imaginar quem era stephen king, ou como suas historias eram viciantes!! Logo depois veio A Casa Negra, Saco de Ossos, Pesadelos e Paisagens Noturnas, Carrie e por ai vai!!

    ResponderExcluir