ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 de agosto de 2012

Resenha: O Iluminado - Stephen King


Sinopse:
   Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
   Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.
   A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.


Opinião:
   O Iluminado é um dos grandes livros produzidos pela humanidade que ficará para sempre na história. Livro obrigatório de Stephen King em todas as bibliotecas publicas, O Iluminado marcou a infância/adolescência de muitas pessoas, assim como a minha, como o primeiro contato com Stephen King e o início de uma paixão desenfrada por livros.
   Stephen em sua terceira obra conseguiu personificar o horror no Hotel Overlook, grandioso e luxuoso ele guarda segredos profundos que estão adormecidos mas loucamente desejosos por acordar, uma força maligna impera no hotel e tem poder de brincar com a mente humana até que ela se volte contra si mesma em loucura. Cada cena no Overlook é de prender o folego, a tensão de não saber o que está atrás daquela porta ou de olhar por cima do ombro é transbordante, ultrapassa o papel e engole o leitor num clima denso e elétrico e este fica tão impotente lendo a história que o menor barulho dá um grande susto...
   Danny Torrance é o garotinho meigo que se vê em meio a um ambiente de terror, com seus poderes sempre foi considerado doente por seus pais, que o levam a médicos e mais médicos sem resultado. Danny é inteligente e tem uma força e fibra difícil de se encontrar em adultos hoje em dia, a cada situação apavorante que ele passa parece ficar mais forte, não se deixa dominar pelo medo e investiga e enfrenta o que lhe causa mal. É um dos personagens mais cativantes do mestre King e é impossível não se emocionar com a sua inocência diante da maldade.
   Mas talvez o personagem mais forte seja Jack Torrance, o pai de Danny e fonte de meus pesadelos por tempos após a leitura do livro. Jack é um homem esforçado e trabalhador que ama sua familia e quer dar uma vida melhor a eles, sua felicidade ao conseguir um emprego de caseiro no hotel é contagiante, ele muitas vezes surpreende o leitor com suas atitudes. Stephen criou um ótimo exemplo de desconstrução psicológica em O Iluminado, através de Jack, mostrou como a nossa mente reagiria se combinássemos acontecimentos estranhos e a solidão com doses de horror e uma pitada de loucura.
   É obrigação de todo fã de terror ter lido o livro e assistido ao filme (Com a bela atuação de Jack Nicholson que tem até o nome do personagem que representa). O Iluminado se tornou um clássico e é indicado a todos que tem coragem de sentir medo.

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras) 

6 comentários :

  1. Estou louca pra ler e arrependida por não ter comprado esse livro viu.
    Muiiiiiiito boa a resenha..
    beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei do teu blog, começando pelo nome, hehehe! Adorei essa dica de livro, com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha.. acho que vc descreveu bem esta obra maravilhosa de Stephen King. E atuação de Jack Nicholson no filme, é realmente fantástica. Sou muito fã dos dois!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafa, vc já está sabendo da continuação do Iluminado! Vi hoje no bookeando.com, demais! demais!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma ótima resenha. Com toda certeza O Iluminado estará sempre entre os melhores. Maurilei.

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo este atualmente.
    De fato, é uma leitura eletrizante e muito viciante. Ainda estou no começo, e é meu primeiro contato com Stephen King, mas estou curtindo cada momento!

    ResponderExcluir