Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Waverly Hills de Oscar Mendes Filho


Oscar Mendes Filho escreveu uma história assustadora, carregada de tensão e com um ritmo hipnótico alucinante. Não foram poucas as vezes que lendo sobre os espíritos atormentados do sanatório que me senti sendo observado por algo que jazia no limite da minha visão, e com o coração aos pulos olhava ao redor esperando ver algumas das aparições da história me encarando com uma sanha assassina. A tensão das páginas parece  nos envolver  durante a leitura como uma nuvem elétrica, que nos torna mais sensível a qualquer som ou movimento capturado pelo canto do olho. Qualquer elemento do ambiente que quebre a tensão a tensão da leitura se torna assustador.

Waverly Hills é um lugar que realmente existe, um breve resumo da sua história está no prefácio, uma breve exposição horripilante daquilo que nos espera durante a leitura. A nossa mente  não tem mais a luxuria de crer que o livro trata apenas de ficção já que os relatos sobre aparições, vídeos e filmes acerca do assunto que povoam a internet deixam extremamente tênue a linha entre o que é real e o que é especulação.

A história de Waverly Hills é arrepiante, cheia de mistérios e perguntas sem respostas. Inicialmente o edifício era um hospital para acomodar pessoas infectadas pela doença da tuberculose, possuía apenas dois pisos e fora projetado para acolher entre 40 a 50 pessoas, isso no início do século XX quando a cura para a doença ainda era desconhecida. As pessoas que eram diagnosticadas com a enfermidade eram afastadas da sociedade devido ao alto contágio e eram levadas a lugares isolados onde ficavam em observação, talvez os médicos acreditassem que o ar do campo ajudasse os pacientes. 

Mesmo com as medidas de segurança houve uma grande epidemia e quando Waverly Hills atingiu o triplo da sua lotação iniciaram-se obras de ampliação. Muitos morreram nesses processos e o  resultado foi um edifício de cinco andares com capacidade para quatrocentos pacientes. O elevado número de mortes e a própria  característica sombria do prédio de Waverly Hills, o fez ser conhecido como o lugar mais assombrado da América. Oscar Mendes escreve de uma maneira ágil que não apenas prende a atenção, mas faz a imaginação fluir sem limites. O problema de tentar visualizar as imagens que o autor descreve é que elas ficam na mente, lá no fundo apenas esperando o sono para retornarem poderosas e assustadoras em formato de pesadelos.  

Na história conhecemos um grupo de estudantes brasileiros de fenômenos paranormais e médiuns que vai ao sanatório para examinar o lugar e checar a veracidade dos relatos de assombrações. Samanta, Adriano, Lara, Henrique, Eduardo, Marco e Ingrid decidem passar a noite no local e munidos de apenas lanternas e gravadores de voz se dividem em duplas e solos e cada um vai à busca de um local onde as aparições se concentram.

O ponto forte do livro sem dúvida nenhuma é a maneira como ele é narrado. É através do que os protagonistas relatam nos gravadores e dos sons e gritos que podem ser escutados. Como se eles próprios estivessem narrando suas histórias. Há momentos em que o relato é interrompido, pois o locutor viu algo e saiu correndo ou alguma coisa o pegou, esse formato dá um ar de mistério carregado de tensão que faz com que se fique impossível para a leitura. 

Conforme a noite passa o grupo começa a ver que não são queridos naquele local e que a saída do sanatório é muito mais difícil do que a sua admissão. Uma luta não apenas pela vida, mas pela própria alma.Waverly Hills é um livro primoroso e assustador que empolgará os amantes do terror até a ultima linha. Oscar Mendes Filho é um autor para se acompanhar de perto. Livro altamente recomendável.

   Waverly Hills (2011) | Ficha Técnica 
   Autor: Oscar Mendes Filho
   Editora: Independente
   Páginas: 64 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. parou de ecrever, por quê?

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grata surpresa ler esse livro.
    Comprei no Amazon procurando algo sobre o tal sanatório e a princípio fiquei desconfiada por saber que o autor é brasileiro.
    Ledo engano, poucas vezes li um livro desse tipo, com uma leitura viciante e que não te deixa desgrudar dele até o desfecho final.
    Recomendadíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Li o livro hoje.
    Dei a sorte de pegar uma promoção na Amazon, onde estava de graça (e ainda está).
    Só que o título e a capa mudaram, o nome agora é Waverly Hills - A Morada do Mal.
    Mas olha, fiquei pasma com a "eletricidade" do livro, você não consegue parar de ler na ânsia de saber o final. E esse final, é uma pancada na testa, estou atordoada até agora.
    Certamente lerei os outros livros do escritor.
    Sensacional!

    ResponderExcluir
  4. Dentre os escritores nacionais de horror/terror Oscar Mendes Filho é um dos poucos que merecem real atenção.
    Horror sem romantismo, sem floreios, do jeito que o horror deve ser.

    ResponderExcluir