Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Chorai pelos Estranhos de John Saul


Chorai pelos estranhos é o segundo livro de John Saul que leio o primeiro foi Quando o Vento Sopra, e apesar deste ser bem melhor que o primeiro as duas tramas são bastante parecidas. Primeiro os dois livros começam com um prólogo bastante enigmático acerca de um acontecimento importante que ocorreu na infância do personagem e que terá alta relevância nos acontecimentos futuros.

Segundo, os vilões de ambas as histórias são pessoas que foram tocadas por um acontecimento sobrenatural que não é bem definido, fazendo com que o leitor se questione acerca do que é real ou apenas alucinação, além de que ambos são afetados por influencias climáticas, em Chorai pelos Estranhos é a tempestade e no anterior o vento. 

Terceiro, as cidades em que as histórias acontecem são pequenas e fechadas a estranhos, a tradição familiar é levada a sério e os forasteiros são tratados de maneira diferente geralmente preconceituosa.

Xenofobia é a palavra que exprime o sentimento mútuo de Clark´s Harbor uma pequena comunidade de pescadores que tem aversão a estrangeiros e não sentem vergonha alguma de demonstrar isso, até quem está de passagem pela cidadezinha sente a tensão no ar. 

Mas tudo tem uma explicação, há uma lenda que corre de boca em boca que fala sobre os indígenas que vivam antigamente naquele local. Devida à chegada do homem branco eles foram obrigados a se retirarem de lá, mas antes lançaram uma espécie de maldição no lugar, sendo o ponto mais maldito a praia, todos os estranhos que se mudarem para lá irão sofrer a ira vingativa da aldeia.

John Saul cria personagens bastante interessantes, cada um com suas crenças e medos particulares sendo afetados à sua própria maneira pelas tempestades que acometem Clark´s Harbor. É uma leitura deliciosa e empolgante para uma noite chuvosa.

   
  Chorai pelos Estranhos (1979) | Ficha Técnica 
   Título original: Cry for the Strangers (1979)
   Autor: John Saul
   Tradutor: A. B. Pinheiro de Lemos
   Editora: Record
   Páginas: 303 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Gostei muitoda resenha.
    Ainda não tinha lido nada a respeito desse livro, gostei muito.
    Bjos..
    detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler esse livro. Um dos melhores livros sobrenaturais que já li. Final inusitado. Vale a pena

    ResponderExcluir