Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Os Melhores Livros de Terror de 2021 de acordo com o Goodreads Choice Awards


O Goodreads Choice Awards tem se firmado como um grande termômetro do que os leitores estão lendo e quais são os livros em alta lá fora. Os indicados e vencedores da premiação anual são escolhidos pelos próprios usuários da rede social Goodreads em uma votação aberta. Nos últimos anos a lista final tem tido bastante repercussão no Brasil, pois dezenas das obras que apareceram por lá, nos mais diversos gêneros, foram publicadas no ano seguinte por aqui. Na listagem do ano passado apareceram na categoria horror: Gótico Mexicano de Silvia Moreno-Garcia, Com Sangue de Stephen King, O Ano das Bruxas de Alexis Henderson, Malorie de Josh Malerman e As Sombras do Mal de Guillermo del Toro e Chuck Hogan. Confira a lista completa dos indicados e vencedor deste ano:

20º Lugar com 910 votos
Where They Wait de Scott Carson

"Recentemente demitido do jornal que o empregava e desesperado por trabalho, o correspondente de guerra Nick Bishop aceita um trabalho humilhante: escrever o perfil de um novo aplicativo de mindfulness chamado Clarity. É dinheiro fácil e uma chance de voltar para sua cidade natal que não visita há anos. O aplicativo em si parece uma mistura de ideias antigas - ruído branco relaxante e meditações guiadas. Mas também existem as "músicas para dormir". A voz assustadoramente bela de uma mulher canta uma música que é tudo menos calmante - é perturbadora na verdade, mais um aviso do que um relaxamento - mas funciona. 

Após escutá-la, segue-se um sono profundo e revigorante. E cheio de pesadelos também. Vívidos e arrepiantes, eles apresentam uma mulher morta que chama Nick pelo nome e sussurra orientações - ou são ameaças? E logo a voz dela o segue muito depois de a música terminar. À medida que os efeitos dos pesadelos começam a permear sua vida fora dos sonhos, Nick faz uma descoberta aterrorizante: ninguém envolvido com o Clarity tem interesse em seu artigo. O interesse deles está nele próprio. Porque, embora possa não se lembrar disso, ele é uma das vinte pessoas que já ouviram essa música sinistra e o único que ainda está vivo."

19º Lugar com 1.303 votos
Come With Me de Ronald Malfi

"A vida de Aaron Decker muda em uma manhã de dezembro, quando sua esposa Allison é assassinada. Assombrado por sua ausência - e seu fantasma - Aaron vasculha seus pertences, onde encontra um recibo de um quarto de hotel em outra parte do país. Impulsionado pela tristeza e um senso crescente de curiosidade, Aaron embarca em uma jornada para descobrir o que Allison estava fazendo nas semanas anteriores à sua morte. No entanto, ele  não estava preparado para descobrir os segredos obscuros que ela guardou, a morte e o horror que constituem o mosaico de sua vida oculta. E a cada segredo obscuro revelado, Aaron fica cada vez mais consumido por sua obsessão em descobrir a terrível verdade sobre a mulher que fora sua esposa, mesmo que isso coloque sua própria vida em risco."

18º Lugar com 1.645 votos
The Whispering Dead de Darcy Coates

"Sem teto, caçada e desesperada para escapar de uma tempestade violenta, Keira se refugia na cabana abandonada de um zelador. Seu novo abrigo está escondido em um cemitério, cercado por todos os lados por lápides: algumas recentes, outras com centenas de anos, todas sofrendo de abandono. E na escuridão, ela pode ouvir os sussurros inquietos dos mortos. O cemitério está cheio de formas espectrais tênues, lideradas por uma mulher que morreu antes do tempo. E Keira, a única pessoa que pode vê-la, se torna seu alvo. 

Determinada a ajudar o fantasma a descansar, Keira investiga a vida passada do espírito com a ajuda de novos amigos improváveis e descobre uma história de traição, amor malfadado e assassinato. Mas o passado não é tão simples quanto parece e o tempo de Keira está se esgotando. Enredada em uma teia perigosa, ela tem que encontrar uma maneira de libertar o espírito, mesmo que isso signifique oferecer sua própria vida em troca."

17º Lugar com 1.653 votos
When the Reckoning Comes de LaTanya McQueen

"Mais de uma década atrás, Mira fugiu de sua pequena e segregada cidade natal no sul dos Estados Unidos buscando esquecimento. A cada quilômetro percorrido, ela se distanciava de seu passado: de sua melhor amiga Celine, ridicularizada por sua cidade como a única garota branca com amigos negros; de seu antigo bairro; da misteriosa plantação Woodsman, que dizem ser assombrada por espíritos de escravos; e de uma terrível memória, aquele dia terrível em que um desafio que deu errado quase fez com que Jesse - o garoto que ela amava secretamente - fosse preso por assassinato. Mas agora Mira está de volta a Kipsen para assistir ao casamento de Celine na plantação, que foi transformada em um exuberante resort de férias. 

Mira espera se reconectar com seus amigos e, especialmente, Jesse, para finalmente contar a ele a verdade sobre seus sentimentos e os eventos daquele dia devastador de muito tempo atrás. Mas, apesar de todas as suas extravagantes renovações, Woodsman continua a ser um monumento à sua opressiva história racista. As diversões incluem encenações horríveis da época da guerra e a equipe de serviço é quase toda negra. 

No entanto, os elementos mais sombrios do passado da plantação foram cuidadosamente apagados - rumores de que escravos foram torturados sem piedade e que fantasmas vagam pelas terras, buscando vingança contra os descendentes daqueles que os atormentaram, o que inclui a maioria dos convidados do casamento. Conforme o fim de semana se desenrola, Mira, Jesse e Celine são forçados a reconhecer sua história juntos e se salvar do que está por vir."

16º Lugar com 1.911 votos
This Thing Between Us de Gus Moreno

"Foi ideia de Vera comprar a Itza. Thiago não teve nenhum interesse na "caixa de som inteligente mais avançada do mundo!", mas Vera achou que seria divertido para eles, mesmo em meio a todos os estranhos acontecimentos do condomínio. Isso só piorou as coisas. Como se os pontos frios e arranhões nas paredes não fossem estranhos o suficiente, pacotes peculiares começaram a aparecer na casa - quem pediu soda cáustica industrial? Em seguida, música misteriosa em horários estranhos, Thiago acordando com Itza projetando shows de luzes em uma sala vazia.

Era engraçado e estranho até Vera morrer e o mundo de Thiago se tornar insuportável. Especialistas e políticos, procuraram transformar a morte de sua esposa em um símbolo de seus próprios interesses. Uma enxurrada de mensagens de amigos bem-intencionados sobre esquecer o passado e seguir em frente. Acordar com o som de Itza falando baixinho com alguém na sala. A única coisa que queria era ficar longe de Chicago. Longe de tudo e de todos. Uma cabana isolada no Colorado parecia o lugar perfeito para se esconder com sua dor esmagadora. Mas logo Thiago percebe que não há como escapar - não de sua culpa, não de sua raiva e não do mal que o caça determinado a fazer dele seu caminho para este mundo."

15º Lugar com 1.931 votos
The Hollows de Mark Edwards

"Com o fim do seu casamento e sua carreira em queda livre, o jornalista Tom decide se reconectar com sua filha de quatorze anos, Frankie. Desesperado para aproveitar o tempo precioso que possuem juntos, agora que vivem a um oceano de distância, ele a leva para Hollow Falls, um resort de cabanas nas profundezas da floresta do Maine. Desde o início, há algo de incomum sobre o lugar - sussurros estranhos nas árvores, sons do vento ecoando pela floresta - e quando Tom conhece os podcasters de true crime David e Connie, recebe um aviso assustador.

Hollow Falls tem uma história horrível: nesta mesma data, vinte anos atrás, um duplo assassinato fechou o resort. O crime nunca foi resolvido e agora a floresta está tomada por turistas obcecados por homicídios que procuram aproveitar o sinistro aniversário. É claro que há algo profundamente perturbador acontecendo em Hollow Falls. E conforme a viagem dos sonhos de Tom se transforma em um pesadelo, ele e Frankie se deparam com uma escolha: descobrir a verdade ou sair vivos enquanto ainda podem."

14º Lugar com 1.999 votos
Near the Bone de Christina Henry

"Mattie não consegue se lembrar de uma época antes de ela e William viverem juntos sozinhos em uma montanha. Ela nunca deve deixá-lo chateado. Mas quando Mattie descobre o corpo mutilado de uma raposa na floresta, ela percebe que eles não estão sozinhos, afinal. Há algo na floresta que não existia antes, algo que solta gritos estranhos à noite, algo com dentes e garras afiadas. Quando três estranhos aparecem no topo da montanha procurando pela criatura na floresta, Mattie sabe que a presença deles irritará William. E coisas terríveis acontecem quando William está com raiva."

13º Lugar com 2.151 votos
Bloodline de Jess Lourey

"Em uma história inspirada em eventos reais, a jornalista grávida Joan Harken está animada para seguir seu noivo de volta à sua cidade natal em Minnesota. Depois de passar uma infância em movimento e uma vida adulta perseguindo notícias na cidade grande, ela está ansiosa para se estabelecer. O lema de Lilydale, "Venha para casa para sempre", não poderia ser mais convidativo. E, no entanto, algo está errado na cidade perfeita.

A simpatia beira o intrusivo. Joan não consegue se livrar da sensação de que cada movimento que faz está sendo rastreado. Uma organização arcaica ainda parece manter a cidade em rédeas curtas. O mesmo acontece com o segredo sinistro sobre um menino que desapareceu décadas atrás. E, a menos que Joan esteja imaginando coisas, uma figura assustadoramente familiar de seu passado está de guarda nas sombras. Seu noivo diz que está sendo paranoica. Ele pode estar certo. Ou não, e ela pode ter se mudado para a cidadezinha mais mortal do planeta."

12º Lugar com 2.602 votos
Chasing the Boogeyman de Richard Chizmar

"No verão de 1988, os corpos mutilados de várias meninas desaparecidas começam a aparecer em uma pequena cidade de Maryland. A terrível evidência leva a polícia à aterrorizante suposição de que um serial killer está à solta em um subúrbio tranquilo. Mas logo começa a se espalhar o boato de que o mal que está perseguindo os adolescentes locais não é inteiramente humano. Os policiais, assim como os membros do FBI, estão certos de que o assassino é um louco que está tentando enganar a todos. Para uma comunidade que já foi pacífica, presa nas profundezas da paranóia e da suspeita, parece um pesadelo que nunca terá fim.

O recém-formado Richard Chizmar retorna à sua cidade natal no momento em que o toque de recolher é decretado e uma vigilância de bairro é formada. No meio da preparação para seu casamento e para embarcar na carreira de escritor, ele logo se vê lançado numa história de terror da vida real. Inspirado pelos acontecimentos terríveis, Richard escreve um relato pessoal do reinado de terror do assassino em série, sem saber que esses eventos continuarão a assombrá-lo por muito tempo."

11º Lugar com 2.837 votos
Comfort Me With Apples de Catherynne M. Valente

"Sophia foi feita para ele. Seu marido perfeito. Ela pode sentir em seus ossos. Ele é perfeito. A casa deles em Arcádia Gardens é perfeita. Tudo é perfeito. Só que ele fica muito tempo fora. Frequentemente. Ele trabalha muito. Ela tem saudades dele. E ele sente falta dela. É o que ele diz, então deve ser verdade. Ele é o marido perfeito e tudo é perfeito. Mas às vezes Sophia se questiona sobre as coisas. Coisas estranhas. Coisas sombrias. A expressão no rosto do marido quando ele volta de uma longa viagem de negócios. As perguntas que ele não responde. O porão trancado que ela nunca tem permissão para entrar. E sempre que ela conversa com os vizinhos, eles não conseguem encarar seus olhos. Mas tudo está perfeito. Não está?"

10º Lugar com 7.746 votos
Cackle de Rachel Harrison

"Durante toda a sua vida, Annie sempre optou pelo caminho mais fácil e seguro. Depois de ser dispensada sem cerimônia por seu namorado de longa data, Annie busca um novo começo. Ela aceita um cargo de professora e se muda de Manhattan para uma pequena vila no interior do estado. Ela está surpresa com a forma como a cidade é perfeita e pitoresca. As pessoas são amigáveis ​​e calorosas. Seu novo apartamento também é um sonho, tirando uma estranha e persistente infestação de aranhas.

Então Annie conhece Sophie. A linda, charmosa e magnética Sophie, que tem um interesse especial por Annie, que quer ser sua amiga. Mais importante, ela quer que Annie pare de se desculpar e comece a viver para si mesma. É assim que Sophie vive. Annie não pode deixar de gravitar em torno da empoderada Sophie, querendo passar mais e mais tempo com ela, apesar do fato de as pessoas da cidade parecerem temê-la. E tipo, ok. Existem algumas coisas. A aparência de Sophie é estranha e atemporal, sua mansão no meio da floresta parece sobrenatural e ela parece exercer um certo poder... mas ela não poderia ser... poderia?"

9º Lugar com 7.989 votos
Summer Sons de Lee Mandelo

"Andrew e Eddie faziam tudo juntos, melhores amigos que mais pareciam irmãos, até que Eddie deixou Andrew para trás, para iniciar uma pós-graduação em Vanderbilt. Seis meses depois, poucos dias antes de Andrew se juntar a ele em Nashville, Eddie morre de um aparente suicídio. Ele deixa uma herança horrível para Andrew: um colega de quarto que ele não conhece, amigos que ele nunca pediu e um fantasma horrível com pulsos sangrando que sussurra vingança.

Enquanto Andrew busca a verdade sobre a morte de Eddie, ele descobre as mentiras e segredos deixados para trás pela pessoa em quem ele mais confiava, descobrindo uma história de família encharcada em sangue e morte. Circulando pelo traiçoeiro mundo acadêmico onde Eddie passava seus dias e pelo círculo de garotos gostosos, carros velozes e drogas pesadas que governavam as noites de Eddie, as paredes que Andrew construiu contra o mundo começam a desmoronar, deixando entrar o fantasma que anseia por ele."

8º Lugar com 9.720 votos
The Drowning Kind de Jennifer McMahon

"Quando a assistente social Jax recebe nove ligações perdidas de sua irmã mais velha, Lexie, presume que é apenas mais um dos episódios de sua irmã. Maníaca e cada vez mais desconectada da realidade, Lexie afastou Jax por mais de um ano. Mas no dia seguinte, Lexie está morta: afogada na piscina da propriedade de sua avó. Quando Jax chega na casa para cuidar dos pertences de sua irmã, descobre que Lexie estava pesquisando a história de sua família e da propriedade. E conforme ela mergulha mais fundo na própria pesquisa, descobre que a terra guarda um passado mais sombrio do que jamais imaginou.

Em 1929, a recém-casada Ethel Monroe, de 37 anos, está grávida. Na tentativa de distraí-la, seu marido a leva para uma viagem a Vermont, onde uma fonte natural é exibida no mais novo e moderno hotel do nordeste americano. Uma vez lá, Ethel descobre que há rumores de que a água concede desejos, mas jamais suspeitou o que a fonte exige troca."

7º Lugar com 10.742 votos
All's Well de Mona Awad

"A vida de Miranda Fitch é um pesadelo. O acidente que encerrou sua florescente carreira de atriz a deixou com insuportáveis dores crônicas nas costas, um casamento fracassado e uma dependência cada vez maior de analgésicos. E agora ela está prestes a perder o emprego como diretora de teatro da faculdade. Determinada a encenar "Bem Está O Que Bem Acaba" de Shakespeare, ela enfrenta um elenco rebelde decidido a encenar Macbeth. Miranda vê sua chance de redenção escapar por entre seus dedos. É quando conhece três estranhos benfeitores que têm um conhecimento misterioso do seu passado e uma promessa tentadora para seu futuro. Um futuro onde o show continua, seus alunos rebeldes recebem o que merecem e a dor invisível e duvidosa que a mantém longe dos holofotes é curada."

6º Lugar com 11.478 votos
The Book of Accidents de Chuck Wendig

"Há muito tempo, Nathan morava em uma casa no interior com seu pai abusivo - e nunca contou à família o que aconteceu lá. Há muito tempo, Maddie era uma garotinha brincando de bonecas em seu quarto quando viu algo que não deveria - e está tentando se lembrar desse trauma fazendo esculturas assustadoras. Há muito tempo, algo sinistro, algo faminto, andou nos túneis, nas montanhas e nas minas de carvão de sua cidade no interior da Pensilvânia. Atualmente, Nate e Maddie Graves estão casados e voltaram para sua cidade natal com seu filho, Oliver. 

E agora o que aconteceu há muito tempo está acontecendo novamente, desta vez com Oliver. Ele conhece um garoto estranho que se torna seu melhor amigo, um menino com segredos próprios e um gosto por magia negra. Esta magia os coloca no centro da batalha do bem contra o mal e uma luta pela alma da família - e talvez por todo o mundo. Mas a família Graves tem uma arma secreta nesta batalha: o amor um pelo outro."

5º Lugar com 14.389 votos
My Heart Is a Chainsaw de Stephen Graham Jones

"Jade Daniels é uma mestiça indígena cheia de raiva, com um pai abusivo, uma mãe ausente e uma cidade inteira que não quer nada com ela. Vive em seu próprio mundo, um mundo no qual a proteção vem de uma fonte incomum: filmes de terror. Especialmente aqueles em que um assassino mascarado busca vingança em um mundo que o injustiçou. E Jade narra a peculiar história de Proofrock como se fosse um desses filmes. Mas quando o sangue realmente começa a ser derramado nas águas do Indian Lake, ela puxa o leitor para sua mente estonteante e enciclopédica sobre assassinos mascarados e prediz exatamente como a trama se desenvolverá. 

No entanto, mesmo enquanto Jade nos arrasta para seu sonho febril, um retrato surpreendente e íntimo emerge, a imagem da menina assustada e traumatizada sob a máscara de Jason Voorhees: com raiva, sim, mas também uma garota que chora facilmente, ama ferozmente e quer um lar. Uma garota cujos sentimentos são grandes demais para seu corpo."

4º Lugar com 16.608 votos
A Dowry of Blood de S.T. Gibson

"Uma releitura lírica e onírica das noivas de Drácula, A Dowry of Blood é uma história de desejo, obsessão e emancipação. Salva à beira da morte por um estranho misterioso, Constanta é transformada de uma camponesa medieval em uma noiva digna de um rei imortal. Mas quando Drácula atrai um aristocrata astuto e um artista faminto para sua teia de paixão e mentiras, Constanta percebe que seu amado é capaz de coisas terríveis. Encontrando conforto nos braços de suas consortes rivais, ela começa a desvendar os segredos sombrios de seu marido. Com a vida de todos que ama em jogo, Constanta terá que escolher entre sua própria liberdade e seu amor pelo marido. Mas laços forjados com sangue só podem ser quebrados com a morte."

3º Lugar com 16.934 votos
The Last House on Needless Street de Catriona Ward

"Esta é a história de um serial-killer. Uma criança roubada. Vingança. Morte. E uma casa comum no final de uma rua comum. Todas essas coisas são verdadeiras. Mas ainda assim são todas mentiras. Você acha que sabe o que está dentro da última casa da Needless Street. Você acha que já leu essa história antes. É aí que você está errado. Na floresta escura no final da Needless Street, encontra-se algo enterrado. Mas não é o que você pensa..."

2º Lugar com 40.151 votos
Depois de Stephen King

"James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir. Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida."

1º Lugar com 45.960 votos
The Final Girl Support Group de Grady Hendrix

"Nos filmes de terror, a final girl é aquela que fica viva quando os créditos se iniciam. Aquela que revidou, derrotou o assassino e vingou seus amigos. Aquela que sai ensanguentada, mas vitoriosa. Porém o que acontece com ela depois que as sirenes diminuem e o público segue em frente? Lynnette Tarkington é uma final girl da vida real que sobreviveu a um massacre 22 anos atrás e isso tem definido todos os dias de sua vida desde então. E ela não está sozinha. 

Por mais de uma década ela tem se encontrado com outras cinco garotas reais e seu terapeuta em um grupo de apoio para aquelas que sobreviveram ao impensável, colocando suas vidas de volta no lugar, pedaço por pedaço. Isso até uma das mulheres perder uma reunião e os piores medos de Lynnette se concretizarem - alguém sabe sobre o grupo e está determinado a destruir suas vidas novamente, pedaço por pedaço. Mas uma coisa sobre essas final girls é que elas têm uma a outra agora, e não importa quão ruins sejam as chances, quão escura seja a noite, quão afiada seja a faca, elas nunca, jamais  irão desistir."

Postar um comentário

1 Comentários