Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Estante dos Livros Esquecidos XI | Coleção Spectre da editora Monterrey

Os livros de bolso foram importantes para tornar a leitura acessível no Brasil, seus principais atrativos estavam no preço baixo e na variedade de títulos, dezenas de coleções disputavam espaço nas bancas de revistas e jornais, desde histórias de espionagem e ficção científica até aventuras de detetives e mistério. Infelizmente grande parte desse rico material se perdeu ao longo tempo, muito devido a própria fragilidade do material impresso em papel-jornal , mas uma busca cuidadosa revela que ainda existem muitos livretos amarelados em estantes obscuras de sebos. Uma dessas coleções é a Spectre da editora Monterrey, assinada por Ell Sov, pseudônimo de Helio do Soveral, um dos grandes autores da era do bolsilivro brasileiro.

Helio do Soveral tem uma vasta obra voltada para diversos gêneros e públicos leitores. Um dos seus maiores sucessos foi a série de aventuras de KO Durban, uma paródia ao James Bond de Ian Fleming, que foi publicada pela Monterrey em 1965 e que teve 42 volumes. É também de sua autoria a série de radiodramaturgia "Teatro de Mistério" que marcou marcou as décadas de 1950, 1960 e 1970 que trazia histórias policiais originais.

As histórias da série Spectre eram focadas em investigações de crimes narradas por Ell Sov, um agente ucraniano da NKVD que supostamente contava histórias que conhecia em suas missões pelo mundo (seu nome completo era Ellchin Soviewsky). Cada volume possuía uma história única e era formado em média por 125 páginas. A história mais lembrada e conhecida é A Revolução dos Leucócitos, que traz as aventuras de um espermatozoide anarquista dentro de um corpo humano. A série era publicada mensalmente pela Monterrey, porém as fontes são inconclusivas sobre sua duração, algumas citam a existência de quinze volumes, mas o fato é que encontrei informações sobre apenas treze edições.

 1. Crime Total

2. Otelo 69

3. O Assassino bate a Porta 
(capa não encontrada)

4. A Revolução dos Leucócitos 

5. A Noite do Crime

6. As 3 Faces da Verdade 

7. O Castelo das Vozes

8. Na Casa dos Mortos

9. Benfeitores dos Aflitos 

10. A Predição de Satanás 

11. Os Personagens de Lady May 
(capa não encontrada)

12. Os Mortos querem Paz 
(capa não encontrada)

13. A Besta de Croydon 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parecem bons! Será que encontro eles pra baixar?

    ResponderExcluir
  2. Desejo adquirir o Benfeitora dos Aflitos. Como proceder?

    ResponderExcluir
  3. A grande maioria destes livros de bolso estão disponíveis no Bolsilivro Club, uma iniciativa da qual tenho orgulho em participar. O endereço do portal é http://bolsilivro-club.blogspot.com/

    Parabéns pelo espetacular portal !

    ResponderExcluir