Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | A Livusia de Alec Silva e Bruny Guedes


Livusia de Alec Silva e Bruny Guedes é uma história de assombração que mergulha nas raízes regionais nordestinas para evocar horrores que ecoam questões sociais palpáveis, mais profundas e complexas que uma simples associação com o sobrenatural. Em um primeiro momento o livro oferece uma narrativa visceral e sangrenta sobre uma terrível maldição que persegue uma família a gerações, mas logo transpõe a temática para discutir a aura fantasmagórica que casarões do interior herdaram de seu passado cruel de escravidão e da gananciosa política do extrativismo. 

A história aborda o horror de uma família de classe média diante da necessidade de reparação histórica pelos séculos de exploração humana e mineral, fontes inegáveis de suas riquezas atuais, a partir de sua negação da culpa, transfigurada através do pacto com uma criatura sobrenatural que impede o passado de cobrar aquilo que lhe é devido, o reconhecimento dessa omissão e sua consequente reparação, que vem tarde demais em forma de um acerto de contas sangrento e mortal.

Quando o progenitor de sua família morre de uma forma brutal, a única filha que conseguiu romper com as amarras do campo e ir morar na cidade (de um universo de cinco irmãos), descobre que precisa retornar a fazenda onde cresceu e enfrentar seus fantasmas do passado. A propriedade carrega o peso de uma história sangrenta e cheia de ódio, fonte de lendas macabras que afastam moradores e vizinhos do local. Relatos incluem avistamentos comuns de luzes nas serras, mortes repentinas de animais domésticos e aparições de uma jovem vestida de branco. A Livusia. Quando um pacto antigo deixa de ser honrado horrores há muito adormecidos buscarão a tão almejada e aguardada vingança.

A trama é extremamente efetiva e assertiva nas discussões em que se propõe, tanto que é difícil encontrar um livro nacional dentro desta temática tão consciente de seu contexto. Nossos fantasmas e espíritos vingativos não são de mulheres queimadas como bruxas ou advindos da violação de cemitérios indígenas, mas sim dos horrores da escravidão e da exploração desenfreada da natureza, que jazem invisibilizados e marginalizados, mas cujos reflexos ecoam até hoje na sociedade.

Livusia é um livro ágil e arrepiante, profundamente enraizado nas tradições de histórias de fantasmas do interior, ao mesmo tempo em que é atual nas reflexões que suscita. Oferece ao fã do gênero uma leitura instigante, com a dose exata de vísceras, erotismo e visões perturbadoras que o tema necessita para dar origem a uma boa safra de pesadelos.

  A Livusia (2019) | Ficha Técnica 
   Autores: Alec Silva e Bruny Guedes
   Editora: Constelação Editorial
   Páginas: 80 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Rapaz, que resenha maravilhosa e direta nos pontos!

    Fico contente que as entrelinhas foram notadas em meio a tanto sangue. hahaha

    ResponderExcluir