Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Estante dos Livros Esquecidos IX | Livros de Não-Ficção sobre Assombrações, Bruxaria, Demonologia e Fenômenos Inexplicáveis


A Estante dos Livros Esquecidos é uma seção do Biblioteca do Terror voltada para o resgate da memória da literatura de terror publicada no Brasil, um universo em grande parte desconhecido do público. Esta edição resgata livros de não-ficção sobre assombrações, bruxaria, demonologia e fenômenos inexplicáveis, como desaparecimentos misteriosos e objetos voadores não identificados.

Este é um tema bastante pedido pelos leitores do site, mas também de difícil seleção, já que muitas  obras destes temas pendem para o lado místico e tendem a possuir uma perspectiva baseada em algum tipo de crença. Esta lista se baseou em minhas leituras do gênero e obras famosas que trazem uma visão mais ampla sobre a temática, sem perder o lado didático e informativo.

1. Magia Negra e Feitiçaria de Peter Haining

2. A Ilha da Magia: Fatos e Ficção de William B. Seabrook

O autor está entre os pouquíssimos estrangeiros a ter conseguido captar a amizade e a confiança de uma comunidade indígena haitiana, a ponto de ter sido efetivamente adotado por ela. Deste modo, pôde assistir pessoalmente às pouco conhecidas cerimônias do culto vodu, nas quais a feitiçaria, a sexualidade, e a morte coabitam em enigmática simbiose. Desde a publicação inicial de seu livro, numerosos autores tentarem descrever as práticas do vodu e suas cerimônias ocultas ao público de cultura europeia, mas nunca sequer se aproximaram do grau de convivência e familiaridade com a cultura haitiana, neste seu particular aspecto, ao qual chegou o autor desta obra. 

William Seabrook, sozinho, obteve autorização para visitar os recônditos mais secretos da ilha, e admitido às mais terrificantes manifestações da magia das Antilhas. Dentre estas, após ter recebido o batismo de sangue das mãos de Mamam Célie, teve oportunidade de encontrar um morto-vivo ou, como é chamado naquela região, um verdadeiro zumbi, trazido de volta à vida pelos feiticeiros do vodu.

3. A Viagem Interrompida de John G. Fuller

O autor relata a história de Betty e Barney Hill, um casal americano que, durante um tratamento psiquiátrico devido a um inexplicável período de amnésia, recordaram através de hipnose que haviam sido raptados por extraterrestres, examinados no interior de um disco voador e informados que os extraterrestres tinham bases em toda à terra, algumas no fundo do mar e uma na Antártida.

4. O Livro do Inexplicável de Jacques Bergier

Muitas vezes a ciência não soube absorver e digerir alguns fatos estranhos. Quando se tornou possível, isso lhe permitiu progressos consideráveis; assim é que a descoberta das pedras que caem do céu, antes negada, trouxe em seguida dados preciosos sobre a história do sistema solar e levou recentemente à descobertas sensacionais sobre a origem da vida. É o caso das tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos, das quais se negava inicialmente a existência e que levaram Charles Darwin a formular a teoria da evolução. Mas, antes que a ciência absorva "o inexplicável", esses fatos negados já tem o poder de fascinar o leitor por sua estranheza e mistério. Este livro destaca o que muitas vezes a ciência não soube absorver e digerir. Alguns fatos estranhos descobertos por todo o mundo após a guerra.

5. As Escravas do Diabo de Georges J. Demaix

O massacre ritual de Sharon Tate e de seus amigos, pelo grupo de Charles Manson, diretamente inspirado nos sacrifícios humanos da antiga feitiçaria, serve de ponto de partida para a pesquisa de Georges Demaix no mundo proibido da magia. O autor não se contenta em retratar as grandes etapas das práticas ocultas através da História, ele persegue as manifestações do deus cornudo naquilo que elas têm de mais atual. É assim que ele nos faz assistir a missas negras, celebradas ainda em nossos dias em Paris, e a cerimônias erótico-mágicas que acontecem em certas casas burguesas dos bairros da periferia. Georges Demaix pode até encontrar um feiticeiro camponês, em atividade atualmente, o qual lhe deu a prova de seus poderes estarrecedores.

6. O Fantasma do Voo 401 de John G. Fuller

A incrível história de um piloto que, mesmo depois de morto, não queria abandonar seu avião.

7. Casas Mal-assombradas de Edvino A. Friderichs

Entre os fenômenos mais impressionantes para o nosso povo, não familiarizado com estudos parapsicológicos, contam, incontestavelmente, as casas "mal-assombradas". São por tal forma sensacionais que normalmente não se duvida que aqui estejam forcas do além em ação. Só podem ser espíritos, exus ou o próprio demônio, eis a suposição generalizada que virou superstição. Apresento aos leitores uma série de casos com as devidas explicações, que acabarão capacitando o interessado de que não é o demônio, o diabo, algum exu ou espírito maligno que engendra toda essa fenomenologia, e sim uma pessoa dotada de telecinesia e, frequentemente, também de aporte.

8. Culto a Satã de Arthur Lyons

Durante os últimos anos, houve um ressurgimento generalizado do satanismo no mundo. Os cultos satânicos aparecerem com tal rapidez que o culto do demônio parece estar assumindo o aspecto de um movimento oculto em massa, pela primeira vez desde a Idade Média. A amplitude total do movimento é difícil de ser avaliada devido ao extremo sigilo assumido pelos grupos, mas é grande o número de pessoas nele incluídas. Entretanto, o importante a observar não é o número de praticantes, mas sim o número de satanistas em potencial, o qual é, sem dúvida, marcante, levando em conta o crescimento notável desses grupos nos últimos anos.

9. Incidente em Roswell de Charles Berlitz

Charles Berlitz nasceu em Nova York em 1914, neto do fundador das famosas Escolas Berlitz de Línguas. Formado em arqueologia e linguística, seu nome ficou famoso após a publicação de livros como O Triângulo das Bermudas, O Mistério da Atlântida e Sem Deixar Vestígios, todos já editados pela Nova Fronteira. Seu último livro, escrito em colaboração com o pesquisador William L. Moore, é este Incidente em Roswell.Como nos anteriores, os fatos nele narrados são rigorosamente provados. Berlitz não costuma 'inventar' as situações e os fenómenos descritos: tudo o que ele conta é antes questionado exaustivamente por ele próprio. Assim, o leitor -ainda que não queira acreditar -- é posto diante de certas 'verdades' quase sempre escamoteadas do conhecimento do público.

10. No Reinado das Sombras de Bernhardt J. Hurwood

11. Os Livros Malditos de Jacques Bergier

Os homens de negro e sua conspiração contra os livros malditos. Parece fantástico imaginar que existe uma santa aliança contra o saber, uma organização para fazer desaparecer certos segredos. Entretanto, tal hipótese não é mais fantástica do que a da grande conspiração nazista. Negra, até que ponto seus filiados eram numerosos em todos os países do mundo, e até que ponto essa conspiração estava próxima do êxito. É por isso que não podemos rejeitar a hipótese de uma conspiração mais antiga. 

O tema do livro maldito, que tem sido sistematicamente destruído ao longo da história, serviu de inspiração a muitos romancistas, H. P. Lovecraft, Sax Rohmer, Edgar Wallace. Entretanto, esse tema não é somente literário. Essa destruição sistemática existe em tal amplidão, que se pode perguntar se não é uma conspiração permanente que visa impedir o saber humano de desenvolver-se mais depressa. Jacques Bergier, 1971 autor de "O despertar dos mágicos".

12. Diabo, demônios, possessão: da realidade do mal de Walter Kasper et al.

13. Casas Mal Assombradas de Camille Flammarion

O autor, conhecido e respeitado astrônomo francês e um dos grandes propagadores do Espiritismo, analisa nesta obra as ocorrências fenomênicas nas chamadas casas mal-assombradas, demonstrando a presença, participação e direta influência dos Espíritos. É livro descritivo-analítico, em que são apreciados vários aspectos dos fenômenos observados in loco pelo próprio autor, que atestam a continuidade da vida após a morte, concluindo pela necessidade de contínuo estudo das ciências psíquicas, sem ideias preconcebidas, ou que se vinculem a conveniências pessoais.

14. Reféns do Diabo de Malachi Martin

Malachi Martin, famoso padre exorcista, narra aqui cinco casos de possessão demoníaca e exorcismo de cidadãos americanos das décadas de 1970-80. Martin escreveu esta obra a partir das transcrições exatas dos relatos dos envolvidos nos casos. Trata-se, portanto, de relatos reais e contemporâneos, transpostos para a narrativa com o mínimo ajuste necessário para preservar a identidade dos envolvidos. Além de narrar os casos, Martin ainda oferece explicações detalhadas de como se dão a possessão e o exorcismo e disponibiliza sua tradução do antigo Ritual Romano de Exorcismo de 1614. Esta edição ainda contém o prefácio do autor à edição americana de 1992, que traz dados estatísticos perturbadores quanto à presença e prática do satanismo nos EUA de hoje.

15. O Fenômeno UFO de Johannes Von Buttler

16. Guia das Bruxas sobre Fantasmas e o Sobrenatural de Gerina Dunwich

O Guia das Bruxas sobre Fantasmas e o Sobrenatural não apenas narra as fascinantes experiências pessoais da autora com casas assombradas e encontros com fantasmas, mas também fornece autênticos feitiços, rituais e encantamentos, e apresenta ervas e óleos usados por bruxas para conjurar, banir e se proteger contra os espíritos dos mortos. Tudo isso sob uma perspectiva pagã (Wicca), em que o contato com seres sobrenaturais pode ser muito proveitoso.

17. Fantasmas e Aparições de Andrew MacKenzie

Desde sua fundação, a Society for Psychichal Research - que contou entre seus primeiros integrantes com personalidades da importância de Sigmund Freud, de Carl Jung e de Marie Curie - vem colecionando e investigando, há mais de um século, registros de aparecimentos de fantasmas e aparições, assim como de quaisquer fenômenos que tenham relação com faculdades humanas aparentemente inexplicáveis.

Andrew MacKenzie, há vários anos membro do Conselho que dirige a Sociedade, examinou a volumosa literatura existente em seus arquivos, ao mesmo tempo em que prosseguia com suas próprias investigações. Seu livro - resultado de vários anos de estudo - começa traçando um esboço geral sobre algumas das teorias formuladas a respeito desses fenômenos, passando em seguida a relatar e a analisar em profundidade alguns dos casos mais conhecidos. Avaliadas as provas, que obedecem a rigorosos padrões de pesquisa, o autor sugere os rumos que as futuras investigações devem tomar.

18. O Livro dos Fenômenos Estranhos de Charles Berlitz

19. Como Caçar Fantasmas de Joshua P. Warren

Por que eles aparecem? Como se manifestam? O que significa identificar e ficar frente a frente com um deles? Há décadas, o pesquisador Joshua P. Warren tem feito estas perguntas a si próprio e descobriu que, apesar de tudo que se tem dito, é impossível identificar conclusivamente a aparição de Fantasmas. No entanto, segundo Joshua, é bastante possível utilizar a ciência para entender as manifestações e aparições deles em nosso mundo real. Em "Como Caçar Fantasmas", Joshua P. Warren, utilizando conhecimentos científicos e paranormais, ensina aos caça-fantasmas, iniciantes ou experientes, técnicas para identificação de energias especiais existentes a nossa volta e que podem ser interpretadas como paranormal.

20. Casas que Matam de Roger de Lafforest

Paradoxalmente, o homem é o ser mais indefeso da Criação: não tem carapaça, nem couro, nem sequer pelos que recubram sua pele. em sua nudez vê-se obrigado a procurar proteção, procurando seu próprio refúgio: a casa. E, sem dúvida, há casa maléficas, residências que atraem a desgraça, apartamentos perniciosos - leia-se mortais- para os seres humanos que neles residem.

21. Intrusos de Budd Hopkins

"....Intrusos - que já foi seriado para a TV...trata dos relatos sobre raptos por alienígenas - um aspecto do fenômeno OVNI tão controverso e dramático, e que tem sido descrito por centenas de pessoas dignas de crédito, no decorrer dos anos, que impressiona pelos detalhes minuciosos. Com surpreendentes ilustrações, o leitor irá conhecer casos fidedignos que irão levantar questões importantes sobre como o rapto pode influenciar as pessoas, marcando-as pelo resto de suas vidas. E examinar informações significativas, vindas por telefonemas ou cartas ao autor, que irão efetivamente esclarecer os vários pontos desta experiência que só poucas pessoas no mundo têm a oportunidade de vivenciar."

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Li o incidente em roswell. Achei muito mal escrito. Nao recomendo

    ResponderExcluir
  2. Desses só conhecia e li O livro dos fenômenos estranhos que contém contos variados mas nada de espetacular.

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma comunidade tipo skoob, exclusiva para horoor psicológico, terror, sci-fi, ficçaõ científica?
    Bem que vcs poderiam criar.

    ResponderExcluir