Rainhas do Grito Ă© o projeto de leitura deste mĂȘs do Halloween da Biblioteca do Terror em parceria com os blogs: Fright like a Girl, Um CafĂ© com Luke, Lendo 1 bom livro, Livros e OpiniĂŁo e Caixa de Pesadelos, que tem como objetivo apoiar e disseminar a produção das autoras brasileiras de terror e suspense, que estĂŁo escrevendo algumas das mais aterrorizantes e inovadoras histĂłrias da atualidade. Todos os blogs participantes estarĂŁo durante esse mĂȘs produzindo conteĂșdo para dar suporte ao leitor, a ideia Ă© incentivar o maior nĂșmero de pessoas a conhecer o trabalho das "rainhas do grito" e a compartilhar suas experiĂȘncias de leitura nas redes sociais atravĂ©s da hashtag #RainhasdoGrito.
Para começar com os trabalhos do mĂȘs preparei uma lista com meus livros favoritos de terror e suspense escritos por autoras brasileiras. Para quem nĂŁo conhece nossas Rainhas do Grito esta Ă© uma Ăłtima porta de entrada para seus mundos de horror e medo. Ao longo desse mĂȘs cada uma das obras abaixo serĂĄ discutida detalhadamente. Confira:
Trabalhos Ocultos de ClĂĄudia Lemes
Trabalhos Ocultos Ă© uma coletĂąnea de contos de terror e suspense que mostra toda a versatilidade e qualidade de ClĂĄudia Lemes como escritora, sĂŁo quatro contos e uma novela que que deslizam suavemente por entre gĂȘneros, desde o mistĂ©rio claustrofĂłbico de O Estranho, atĂ© a sangrenta e divertida homenagem ao clĂĄssicos slasher dos anos 80 em Massacre no Acampamento PornĂŽ.
A Vila dos Pecados de Soraya Abuchaim
Final do século XIX. Enquanto o mundo passa por transformaçÔes importantes, existe uma vila inóspita, que vive à margem da civilização e que tem as suas próprias e estranhas leis. Lendas escuras a rondam e histórias macabras sobre Ponta Poente povoam o imaginårio popular. Quando o padre Alfonso Anes, um exemplo vivo de amor e resignação, chega à vila para substituir o seu antecessor, depara-se com segredos que o farão duvidar da própria sanidade, e uma onda de mortes trarå o caos para aquele lugar ermo. Quem estarå a salvo? Serão estes segredos o fim de quem os esconde? O que esse universo tenebroso revelarå para o mundo?
Horror em Gotas de Karen Alvares
Desde sua publicação, Horror em Gotas tem sido o remĂ©dio que cura o tĂ©dio dos leitores com doses diĂĄrias de terror. Mas sempre hĂĄ quem nĂŁo resista e devore toda a cartela de contos de uma vez, numa terrĂvel overdose de horror. E vocĂȘ, conseguirĂĄ resistir? Nessa edição especial comemorativa do seu aniversĂĄrio de 3 anos, Horror em Gotas retorna em nova embalagem, com uma dose a mais. Um conto inĂ©dito e amargo, que poderĂĄ curĂĄ-lo ou atormentĂĄ-lo para sempre. 31 contos. Uma gota por dia, um pesadelo por noite, para que vocĂȘ sinta o horror desses personagens na prĂłpria pele.
Contos Sombrios de Camila Fernandes
Dezesseis contos sombrios. Terrores pessoais e coletivos que a escrita tenta exorcizar: sequestradores e assassinos, canibais, vampiros e coisas piores. Talvez vocĂȘ tambĂ©m queira exorcizĂĄ-los.
Quando o Mal tem um Nome de Glau Kemp
Na Aparecida dos anos 70, uma cidade erguida no centro de um milagre, conhecemos a histĂłria de Marta e sua filha Clara. De sua terra cultivada por fĂ© a malignidade cresce no coração de uma mĂŁe devota. As oraçÔes que a padroeira nĂŁo atende sĂŁo feitas agora para eles: anjos caĂdos. Ela nĂŁo deveria saber o nome do demĂŽnio que atendeu sua prece, e a abominação despertada Ă© tĂŁo grande que todos vĂŁo pagar pelo pecado. O mal sĂł precisava que alguĂ©m o chamasse e agora estĂĄ entre nĂłs.
Bom Dia, VerĂŽnica de Andrea Killmore
Em "Bom dia, VerĂŽnica", acompanhamos a secretĂĄria da polĂcia VerĂŽnica Torres, que, na mesma semana, presencia de forma chocante o suicĂdio de uma jovem e recebe uma ligação anĂŽnima de uma mulher desesperada clamando por sua vida. Com sua habilidade e sua determinação, ela vĂȘ a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competĂȘncia investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. No entanto, essas investigaçÔes teoricamente simples se tornam verdadeiros redemoinhos e colocam VerĂŽnica diante do lado mais sombrio do homem, em que um mundo perverso e irreal precisa ser confrontado.
Arquivos do Mal, org. de Glau Kemp e Soraya Abuchaim

Pelas ruas escuras de uma cidade que nunca dorme, algo caminha invisĂvel. Nos locais histĂłricos que compĂ”em uma metrĂłpole, algo se esconde inquieto. Por trĂĄs das janelas sem luz de construçÔes conhecidas, algo – ou alguĂ©m – observa. Entre contos e casos, os espĂritos e demĂŽnios transitam pelas avenidas de SĂŁo Paulo, junto dos passantes, misturando-se aos viventes. Suas histĂłrias, terrĂveis, perduram e viajam no sopro da noite e forçam a cidade a nunca se esquecer de quem foram, ou talvez de quem ainda sĂŁo: apenas almas perdidas, torturadas pelo inferno, tendo o mapa turĂstico de uma selva de pedra como Ășnico registro de onde, um dia, costumavam passar.
Malditas: As casas tĂȘm atmosfera
Nas histĂłrias de horror, o tema casas desperta enorme interesse nos fĂŁs do gĂȘnero. Muitos autores escreveram livros que se tornaram clĂĄssicos, cujos personagens principais sĂŁo essas construçÔes que assombram nossas mentes. O assunto Ă© repleto de simbolismo, magia, crueldade… E para o livro Malditas, as casas tĂȘm atmosfera, cada autora foi desafiada a se aventurar, sentir e transmitir ao leitor esse horror entranhado em todos os cantos. Cada casa, depois de muito tempo abandonada, recebe novos habitantes, no entanto, nĂŁo haverĂĄ o retrato da famĂlia feliz nem os sorrisos dos almoços de domingo. As paredes ocultam os segredos e, quando menos se espera, eles voltam e presenteiam seus moradores com as atrocidades cometidas no passado e manipulam essas pessoas, que sofrem toda sorte de pesadelos reais.
Compartilhe suas experiĂȘncias de leitura e acompanhe a hashtag #RainhasdoGrito nas redes sociais.
2 ComentĂĄrios
Como sempre as melhores indicaçÔes! Eu por exemplo confesso que quase não li nada nacional de terror escrito por mulheres, com esse projeto pretendo mudar isso! Abraços!! :)
ResponderExcluirMinha primeira colaboração: https://www.caixadepesadelos.com/home/amanda-reznor-noite-%C3%A0-deriva
ResponderExcluirContinuarei postando com a tag, foi uma experiĂȘncia super positiva.