Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | A Capela de Jhefferson Passos


A Capela de Jhefferson Passos é um suspense psicológico que explora os limites do horror que a mente humana consegue conceber antes que a sanidade seja devorada pela loucura. O autor utiliza a clássica concepção lovecraftiana sobre o medo, que define sua expressão máxima na forma do medo do desconhecido, para explorar questões como fé, culpa e absolvição numa trama tensa e angustiante que conduz o leitor a uma refinada dissecação da origem de todos os medos. Na imensidão de um canavial jaz uma capela abandonada, seu decrépito interior abriga dois jovens de uma criatura desconhecida que vive na plantação, ela já vitimou três amigos de seu grupo e por algum motivo escuso não consegue entrar na construção religiosa.

A história já se inicia em um momento de grande tensão, a criatura se utiliza de subterfúgios psicológicos para fazer os personagens cair em tentação, mergulhando-os em seus infernos particulares de culpa, ao mesmo tempo que os obriga a experimentar a dolorosa privação carnal advinda de fome e sede extrema. Seu objetivo é fazer com que saiam da segurança da capela e caminhem para um destino pior que a morte em meio ao canavial. Conforme a narrativa avança a tensão aumenta a níveis angustiantes, cada início de capítulo é marcado pela imagem de um terço acompanhado de uma citação bíblica, porém lá pela metade do livro as citações e o crucifixo do terço são invertidos, um simples recurso gráfico utilizado de modo inteligente pelo autor para marcar uma virada na trama e que tem um grande impacto sobre o leitor. 

Se as coisas já estavam péssimas para os personagens desde o início, a partir de então tornam-se insuportavelmente infernais. Quando as páginas finais se aproximavam eu me vi com medo do desfecho, a construção do suspense ao longo da narrativa é feita com precisão e cuidado e o final escolhido pelo autor se encaixa com perfeição em todo esse contexto narrativo. Ao mesmo tempo que surpreende e entrega a promessa de violência visceral que paira desde a primeira página, a conclusão é redonda o suficiente para saciar a curiosidade daquele leitor que gosta de finais didáticos e explicados, como também para fertilizar a imaginação do leitor que gosta de criar outros finais e explicações possíveis a partir das pistas deixadas pelo escritor. 

Com uma escrita ágil e afiada de Jhefferson Passos oferece ao leitor uma história de terror claustrofóbica repleta de tensão desde a primeira página, um passeio sombrio aos efeitos causados pelo medo extremo na mente humana, guiado por uma criatura que se alimenta de sanidade e deixa como rastro uma loucura além da imaginação.

   A Capela (2016) | Ficha Técnica 
   Autor: Jhefferson Passos
   Editora: Independente
   Páginas: 99 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Nossa, que resenha incrível.
    Passou muito bem o que o autor trás nesse livro, senti muita angústia lendo e é um dos meus livros favoritos. A escrita do Jhefferson é fantástica e prende de forma única.
    Parabéns pela resenha ;*
    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha!Como sempre, despertou o desejo de ler o livro.Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Onde acho para comprar? Pois na Amazon só tem ele em Ebook

    ResponderExcluir