Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Preciso Saber de Karen Cleveland



Preciso Saber é um thriller de espionagem que homenageia e atualiza vários elementos clássicos do gênero para os dias atuais, Karen Cleveland utiliza sua experiência como ex-analista da CIA para mostrar que o espião moderno não precisa mais ter o estereótipo de James Bond, em um mundo onde toda a informação está disponível online, qualquer um pode ser um espião. E isso faz com que a  paranoia da "caça às bruxas" do marcartismo ganhe uma nova dimensão.

Na década de cinquenta Jack Finney escreveu o que se tornaria um dos clássicos da ficção-científica, Os Invasores de Corpos, um romance sobre invasão espacial cujas páginas escondiam uma metáfora política sobre um dos maiores medos da época: a disseminação do comunismo. Na história os alienígenas invadem o planeta e se tornam réplicas perfeitas e sem emoções dos seres humanos, ou seja, por fora eles se pareciam com seus familiares ou vizinhos, mas por dentro eram criaturas completamente diferentes. Uma clara alusão a transformação interna advinda da mudança de ideal político pela perspectiva americana. 

Mas o combustível da trama de Jack Finney é a sensação claustrofóbica de não saber em quem confiar, qualquer estranho na rua pode ser um alienígena, ou pior, a pessoa que dorme ao seu lado pode ser um deles. A inserção de um elemento de incerteza em um ambiente conhecido cria uma tensão insuportável, ao mesmo tempo que tudo parece estar igual, tudo está diferente. 

O conhecimento deste segredo por parte dos protagonistas, em comparação a ignorância das pessoas comuns, é o que dá o tom de suspense a narrativa e é exatamente essa sensação que Karen Cleveland resgata em Preciso Saber. Ao mesmo tempo que explora a tensão residual entre Estados Unidos e Rússia em seu eterno embate atrás de segredos políticos e industriais, a autora disseca a relação entre um casal que descobre um segredo que faria Jack Finney sorrir por conta de sua elaborada ironia. 

Na história Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, que trabalha na divisão especial de combate aos inimigos russos em solo americano. Durante a realização de uma de suas tarefas mais importantes ela consegue acesso ao computador de um possível suspeito e o que encontra entre os arquivos criptografados muda completamente sua vida. Um segredo tão terrível que é capaz de destruir seu país e acabar com sua família.

Essa polarização entre o dever para com seu país e a ligação íntima entre uma família é a força motriz da trama, temperada cuidadosamente com alta doses de paranoia e desconfiança. Mais do que a construção dos personagens, Karen Cleveland acerta ao explorar o relacionamento entre eles, através de flashbacks aprofunda e apresenta aos leitores peças que serão essenciais para desvendar o mistério do presente.

Com uma escrita hermética e ágil Preciso Saber é uma história em que não há desperdiço de palavras, aquele tipo de livro que você não consegue largar até chegar na página final. A autora conduz de forma inteligente o suspense durante toda a história e quando você acredita que já desvendou todos os mistérios surge uma revelação que muda tudo o que você leu. O livro está sendo adaptado para os cinemas, com Charlize Theron no papel principal.

   
  Preciso Saber (2018) | Ficha Técnica 
   Título original: Need To Know (2018)
   Autor: Karen Cleveland
   Tradutor: Maryanne Linz 
   Editora: Planeta
   Páginas: 300 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠(8/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários