Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Objetos Cortantes de Gillian Flynn


Objetos Cortantes, primeiro romance de Gillian Flynn, demonstra toda sua habilidade em explorar os limites da sanidade humana e o seu efeito nos relacionamentos familiares e sociais. Suas protagonistas, sempre problemáticas, são mulheres destemidas e perturbadas que tem suas vidas mergulhadas em turbilhão de desespero e horror, muitas vezes motivadas por um desejo de fugir de uma realidade dolorosa. 

Uma qualidade inerente em seus livros é o ritmo despojado da narrativa, unindo  agilidade com um fantástico dom de cativar os leitores. Objetos Cortantes é ágil, afiado e mordaz, um estudo bastante sagaz da maldade humana. Camille Preaker é uma jornalista que tem um grande desafio à frente, retornar à sua cidade natal para cobrir um caso de assassinato e o desaparecimento de mais uma garota. Isso não seria tão traumatizante se sua infância não tivesse sido problemática, drogas, sexo e desentendimentos diários com sua mãe contribuíram para que desenvolvesse uma profunda depressão.

A única forma que encontrava para dar vazão a seus sentimentos ruins era através da automutilação, a sensação da faca rasgando a pele era reconfortante, através da dor escrevia palavras más que a descreviam tão bem. O resultado foi que seu corpo virou um mosaico de cicatrizes que destruíram com a autoestima e com a garota que Camille um dia foi. Agora voltar para lugar que é o centro da dor vai mexer com antigas mágoas, reabrir antigas feridas e revirar todo o pútrido interior do armário cheio de esqueletos e segredos da família. 

Um serial-killer ronda a pequena cidade, suas vítimas são meninas de nove ou dez anos e seu método é brutal, enforcamento com uma corda de varal seguido pela mutilação da boca da criança, todos os dentes são arrancados e o corpo é desovado em algum lugar vazio. Objetos Cortantes é um suspense psicológico profundamente perturbador, assim como o efeito de uma navalha no cérebro, que consegue atingir os recônditos mais obscuros da mente, uma viagem ao lado mais psicopata e doentio do ser humano, onde sentimentos tão malignos e nocivos vicejam, e onde a própria dor é uma forma de prazer.

Não é um livro agradável de se ler, Gillian Flynn consegue transformar qualquer situação banal em uma forma de escape para a loucura de sua protagonista, algumas cenas são tão perturbadoras que é como observar um verme abrindo caminho através da pele humana. Recomendado a fãs de suspense psicológico em sua vertente mais deturpada e claustrofóbica.

   
  Objetos Cortantes (2015) | Ficha Técnica 
   Título original: Sharp Objects (2006)
  Autor: Gillian Flynn
   Tradutor: Alexandre Martins
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 256 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Caraca ótima crítica
    Fiquei com mais vontade de ler esse livro
    Adorei "Garota Exemplar" e esse promete ser tão bom quanto

    ResponderExcluir
  2. Li este livro o ano passado e o achei excelente; o final então fiquei de boca aberta tamanha foi minha surpresa.

    Maurilei.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito de Garota Exemplar, espero que eles lancem logo Dark Places.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho este livro, e só descobri isso agora, rs.
    Ele se chama Na Própria Carne e foi lançado pela Rocco em 2008, mas nem um pouco divulgado.
    Mais um trabalho mequetrefe da Rocco.

    Tipo, fui lendo sua resenha e procurando pra tirar as dúvidas e tchanammmm é ele e eu preciso ler!!!

    Amei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dark Places dizem ser muito bom também. Em Portugal foi lançado como Lugares Escuros.

    Maurilei.

    ResponderExcluir
  6. Uau! 10 em 10? Eu já estava doida para ler esse livro, agora vou até fazer ele furar fila! hehehehe
    Curti muito o primeiro livro da autora que li e quando vi que esse seria lançado já fiquei super curiosa!
    E fiquei passada agora, porque achava que Na Própria Carne era outro livro da autora! Que bagunça ser lançado por duas editoras com nomes distintos! :-O

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Além de repudiar a Amy, um dos motivos que me tornou um dos raros espécimes a não gostar de Garota Exemplar, foi o ritmo lento no início. Mas o texto de Gyllian é muito bom e sua capacidade de dissecar os personagens e mostrar a podridão humana é incrível. Por isso estou louco para ler Objetos Cortantes. E sua resenha me deixou com mais vontade.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/02/sete-filmes-tao-bons-quanto-os-livros.html

    ResponderExcluir
  8. Encomendei, ansiosa demais 😍👌

    ResponderExcluir
  9. A autora de Garota Exemplar me surpreendeu. Até o meio do livro me fez acreditar que a protagonista, Amy, realmente tinha sido morta por seu marido ou por outra pessoa. Mas então veio a reviravolta e passei simplesmente a adorar Amy. Brilhante o que ela é capaz de fazer com o banana do marido dela (personagem ideal para Ben Afleck no cinema) e com os demais ex-namorados. Só não dormiria uma noite ao lado de Amy, claro... Mas autora constroi uma personagem sensacional! E a maneira como ela disseca o ser humano e suas relações... Porra fantástico. Qualquer livro dela é recomendável...

    ResponderExcluir
  10. sera que alguem pode me mandar a copia do livro objetos cortantes por email?...pamelasyth.cs@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi gostei muito da resenha, mas eu gostaria de saber a partir de que idade este livro pode ser lido ?

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito da história! Gillian Flynn tem o dom de ser uma escritora atual que consegue me convencer a ler seus livros através apenas da sinopse. Isso é um fato. O livro é bem escrito, todo em primeira pessoa e apresenta todos os acontecimentos e personagens sob a dimensão de Camille. A estrutura narrativa é bem montada, não sobra espaço para confusão e o desfecho é levemente deduzível, contudo até o último momento torcemos para que estejamos errados. Por outro lado a nova série Objetos cortantes estreou no domingo na HBO. Produção é inspirada em livro homônimo de Gillian Flynn. No primeiro episódio, Objetos cortantes vai aos poucos inserindo a história, que envolve tanto o mistério dos assassinatos quanto o mistério envolvendo o passado de Camille, uma mulher receosa da mãe, assombrada pelos fantasmas do passado que envolvem a morte de uma irmã, viciada em bebidas alcoólicas e também em automutilação. Mesmo assim, isso não torna a série lenta. Pelo contrário, ao entregar pouco, a produção faz com que o espectador queira seguir nessa história, que promete muitas reviravoltas. Visualmente, Objetos cortantes também é muito interessante. As cores extremamente fortes das cenas contrastam com a atmosfera de mistério que envolve a história. Outro ponto alto são os debates que a minissérie vai abordar como a relação entre mãe e a filha e, claro, a automutilação, algo que atormenta a vida da protagonista.

    ResponderExcluir