Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Assassin's Creed: Renascença de Oliver Bowden


Renascença é o primeiro livro da série de novelizações dos jogos da saga Assassin´s Creed da empresa Ubisoft. Em meio a recente explosão de games sendo transformados em livros, Renascença foi um dos precursores e o seu sucesso se mostra na publicação de suas continuações e os mais variados títulos de outros jogos. O autor escolhido para esse trabalho foi Anton Gill, um conceituado escritor histórico que utiliza o pseudônimo de Oliver Bowden. 

O livro é de leitura rápida e vertiginosa, mas o leitor tem que ter cuidado para não passar despercebido com relação ao tempo na qual a história ocorre muitas vezes dias, meses e até anos se passam em questão de parágrafos e páginas de modo que o protagonista, Ezio Auditore, começa o livro como um jovem de 17 e acaba com um homem de 44 anos. 

Outro ponto a ser discutido talvez seja o "heroísmo" de Ezio, por ser o livro baseado no jogo, basicamente todos os problemas são resolvidos por ele, mesmo que outros assassinos ou amigos o pudessem ter ajudado de maneira mais ativa durante a batalha, assim como pequenas tarefas que são sem sentido como correr atrás de um cavalo para devolvê-lo ao seu dono.

A história começa na Itália, em 1472, onde o jovem Ezio Auditore vive com sua família. É uma época bastante perigosa com ruas cheias de ladrões e sujeitos mal-encarados e também a de grandes gênios e pensadores, mas mais do que é época onde seu sobrenome diz quem você é. A política das cidades eram controladas por grandes famílias de sobrenomes famosos como, por exemplo, Médici, e intrigas e segredos eram o pilar desse tipo de governo. 

Auditore é um nome em ascensão, uma família que cresce tanto em poder como riquezas, de modo que isso chama a atenção dos mais poderosos, que sentindo ameaçados, formulam uma maneira de desacreditar o patriarca Auditore, numa grandiosa e brutal traição... É assim que começa a jornada de vingança de Ezio, sangue por sangue, ele se torna o mais habilidoso e letal assassino que um ser humano pode ser.  

Os personagens são bem caracterizados e descritos, destaque para Leonardo Da Vinci revivido de maneira primorosa pelo autor.  Mas a mudança de Ezio é o que mais chama a atenção no livro, de jovem inocente ele se torna um cruel e frio assassino movido à vingança e mortes. 

Renascença se destaca entre os outros livros de games por seu protagonista e sua trama que une fatos e personagens reais a ficção tornando a história muito mais crível e interessante. Uma leitura recomendada a todos os fãs de games.

   Renascença (2011) | Ficha Técnica 
   Título original: Renaissance (2009)
    Autor: Oliver Bowden
   Tradutora: Ana Carolina Mesquita
   Editora: Galera Record
   Páginas: 378 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (8/10 Caveiras)

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Oie :)

    Estou louco para ler essa série, até porque eu vou ganhar meu xbox esse mês, e com certeza vou comprar os games, abraços !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca me interessei muito por essa série, e nem é pq não sou fã de games. Toda vez que eu lia uma resenha transparecia que a história era mediana.
    Porém agora até que fiquei curiosa, considerando que admiro muito autores que conseguem deixar seus personagens mais vivos, como, por exemplo, a mudança do personagem principal que vc citou.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa foi minha ultima leitura, acho que merecia 10 caveirinhas, esse livro é demais, doido pra ler Irmandade.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li o livro. Gostei, mas não posso dar nota máxima para ele. Acho que falta algo na escrita, em determinados momentos senti como se os parágrafos fossem forçados, transparecendo que o autor escrevia como um contratado, apenas e não porque estava apaixonado pela escrita. De qualquer modo, continuarei a ler os demais volumes.

    ResponderExcluir
  5. Games podem ter vida tambem no universo literario. Tenho curiosidade sobre esta obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não simplesmente podem como possuem! Se notar em quase todas as livrarias hoje os livros baseados em games estão em lugar de destaque com sagas como Assassin´s Creed, Halo, God Of War, World Of Warcraft, Starcraft enchem as prateleiras do Brasil

      Excluir