Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Sob a Redoma de Stephen King


Sob a Redoma é um livro espetacular e extraordinário e com certeza um dos melhores de Stephen King neste novo século, são mais de 900 páginas de uma leitura estimulante e prazerosa, especialmente para os leitores constantes. Esta é uma história sombria definitivamente criada pela mesma mente por trás da construção dos horrores do Overlook, que presenteou Arnie Cunningham com um belo carro, trouxe um gato de volta a vida e desenvolveu o Capitão Viajante. O Stephen King dos velhos tempos!!!

Em um belo dia de outono, a pequena cidade de Chester’s Mill no Maine é abruptamente isolada do mundo exterior por uma misteriosa barreira invisível e intransponível, logo a extensão do horror que o acontecimento acarreta é percebida através das inúmeras mortes em acidentes de carros e aeronaves, bem como o início da paranoia associada a questão do isolamento. 

A origem da barreira é desconhecida, várias teorias conspiratórias começam a surgir na tentativa de explicar o inexplicável: uma experiência secreta do governo? Um ato terrorista? Alienígenas? Ira Divina? Essa é a premissa básica de Sob A Redoma, mas conforme a leitura avança o leitor percebe que a redoma não é o maior perigo enfrentado pelos moradores de Chester's Mill, como as preocupações iniciais podem ter sugerido, mas sim o ocorre dentro dela. 

Stephen King é exímio conhecedor das dinâmicas sociais das pequenas cidades, a união entre os moradores num sentimento profundo de patriotismo (É pequena a cidade, e pro time nós torcemos), a sua quase separação do mundo exterior, a difícil aceitação de estranhos e forasteiros e principalmente a concentração de poder em poucas mãos. Alguns habitantes da cidade já viviam em uma bolha e a chegada de uma barreira real só fez acentuar esse isolamento e liberar uma selvageria latente na alma humana.

Não há um personagem central no livro, talvez quem faça as honras seja a própria cidade e seus habitantes em geral, mas sim uma onda transbordante de pessoas reais com suas histórias individuais lutando pela sua sobrevivência e pela de quem eles amam num microcosmo estranho, onde àquele que ontem era seu conhecido vizinho hoje pode ser um assassino psicopata em potencial.  

Há alguns que são mais desenvolvidos e tem seus medos e sonhos mais profundos revelados. Como Dale Barbarba, Barbie para os amigos, humilde e inteligente conquista a nossa confiança logo de cara; Big Jim Rennie veio para me mostrar que ainda existem bons "vilões" merecedores de ódio; Ollie um simples garotinho que possui uma determinação incrível e é claro Junior, filho de Big Jim. Ainda estremeço quando penso nele, é um dos personagens mais odiosos que já conheci e toda a sua mudança ao longo da história é impressionante e surreal. Pensar nele me remete ao que seria Randall Flagg saindo da adolescência. 

Ler Sob a Redoma é uma experiência única, indiferente ao tamanho, à história é rápida e sem partes desnecessárias. Uma comparação boa seria se imaginar viajando num carro de corrida com o próprio Stephen King ao volante. Sabemos o quão loucamente ele dirige e o perigo de percorrer este tipo de estrada a essa velocidade, mas a sensação é ótima, embarcamos com um sorriso no rosto e o coração na garganta. 

King não perde tempo, mal se sentamos e colocamos o cinto de segurança, já acelera desvairadamente nos tirando o fôlego com as imagens, ao mesmo tempo maravilhosas e grotescas, que passam rápido pelas janelas. Há momentos em que ele vai um pouco mais devagar, mas é só pra surpreender numa nova arrancada e quando nós, na inocência de leitores, achamos que já conhecemos o caminho, King faz uma curva fechada e entra por uma trilha obscura que sobe uma montanha mais escura ainda. Essa é a magia do Stephen King.

A normalidade da tristeza e dos medos que dominam aqueles que estão presos sob a redoma é o mais insuportável porque é o mais crível. São tantas maneiras diferentes de encarar o acontecido que dificilmente não achamos nossas ações transcritas no papel de outro personagem. Sob a Redoma agita o íntimo do leitor com sua profundidade e as complexas questões que são levantadas, toda a idealização de bem e mal é colocada em jogo, o que impera é o instinto de sobrevivência e a pergunta é: Até onde somos capazes de chegar numa situação dessas para sobreviver? Quais são os limites para nossas ações?
 
  Sob a redoma (2012) | Ficha Técnica 
   Título original: Under the Dome (2009)
   Autor: Stephen King
   Tradutor: Maria Beatriz de Medina
   Editora: Suma
   Páginas: 960 páginas
   Compre: Amazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Como bom fã de Stephen King eu estou louco pra ler esse livro.
    Essa é a primeira resenha que leio e achei surpreendente,o autor sabe fazer um bom livro sempre.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse livro em vários lugares e tudo mais só que mal conseguia ler a sinopse e algumas tinham informações bem pequenas essa sua resenha me deu totalmente vontade de ler e ultrapassar a barreira da preguiça por ter 900 páginas e tudo mais, mais um livro do Stephen King para minha querida lista de desejados. Beijos

    anonimadavoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ganhei o livro de aniversário, não vejo a hora de começar a ler. Sua resenha ficou ótima. Parabéns.

    http://opiniaoemlinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido resenhas sobre este livro, e já marquei como desejado e vou ler (no Skoob)...
    Porém, em nenhum blog vi uma analogia tão psicodélica como a que vc fez! Parabéns, muito boa sua resenha...
    Eu ainda não me declaro fã de King porque o único livro que tenho dele é o Duma Key, que aliás, gostei pra caramba! Aposto que esse lançamento será muito melhor... Não perderei!!

    Abraço!

    horadelerlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua resenha, rapaz! Gostei. Aumentou ainda mais minha ânsia por esse livro.
    Vlw..

    ResponderExcluir
  6. O grande mestre retorna.. A Sthepen King.. queria que seu filho fosse tao bom quanto vc é ..aoksdaod

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! O livro deve ser muito bom,vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li Stephen King e me interessei demais por ler. Minha ideia inicial foi de ler primeiro " Sob a Redoma", e depois dessa resenha então com total certeza vou ler.
    Beijos!

    http://opendoorofcreation.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já estava com vontade de ler Sob a Redoma, e sua resenha só aumentou mais a minha curiosidade e ansiedade!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos'

    http://livrariapessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto o livro nos lançamentos, só que não imaginava que realmente era um livro tão MARAVILHOSO. Ameii a resenha. Queroo muito ler esse livro e depois dessa resenha, não posso adiar.

    ResponderExcluir
  11. Que legal, eu quero muito este livro kkk
    mais o preço dele ta salgado, eu so compro na americanas e ta quase 70 reais, muito caroo mimimi:(

    enfim, otima resenha,, abraçoss

    ResponderExcluir
  12. Vc escreve muito bem. Parabéns!
    Fiquei extremamente curiosa com seu jeito culto mas de fácil entendimento de nos apresentar a resenha do livro.
    Ultimamente ando ansiando por alguma obra de King por conta de resenhas e dicas em alguns blogs, também porque nunca tive a oportunidade de ter algum livro dele para leitura. E essa foi uma ótima dica que eu já tinha visto, mas que me interessou bem mais agora.
    Vou seguir seu blog com certeza.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sua evolução na escrita é notável. Parabéns.
    Estou guardando uns trocos para comprar Sob a Redoma.

    ResponderExcluir
  14. Eu já queria ler esse livro só por ser do King, mas depois dessa resenha tenho certeza de que a leitura vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha! Como ja foi dito várias vezes só me deixou com mais vontade de ler XD só estou esperando o preço do livro abaixar ;)

    ResponderExcluir
  16. Rafa parabéns pela resenha, o mestre do terror está de volta e para coroar palavas que só me fizeram ter mais vontade de ler esse livrinho de 900 páginas! ^^

    ResponderExcluir
  17. Foi exatamente minha impressão quando li...Embora particularmente não tenha gostado do final ( por coisa minha, nada que o mestre tenha feito de "errado", como tantos no passado) o livro vale o passeio todo com certeza!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha, ficou muito interessante e sem spoilers( sim, isso é um p*to elogio)! Quando li esse livro, lá por meados de 2013, conhecia muito pouco da obra de King e fui instigado puramente, bem, pelo tamanho do livro. Digamos que eu goste de ser desafiado. Sob a Redoma se revelou um daqueles raros livros que, não importa a quantidade absurda de páginas, você vai sempre querer que houvessem mais 300. Por isso não se surpreenda se qualquer resenha sobre o livro começar com "Eu queria que fosse maior".

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei a reler esse livro hj (ontem). Eu estava meio que desanimada com alguns dos livros lançados por nos últimos anos, não achei tão empolgantes quanto os primeiros que li, mas perseverei e continuei lendo seus lançamentos. Até que em 2009/2010, não lembro com exatidão, eu ganho esse livro. Comecei a ler sem grandes pretensões, mas foi uma maravilha quando me peguei lendo o livro com uma ânsia que há tempos não havia com os livros dele... Eu li ele na primeira vez em 3 dias, e desde então já reli umas 5 ou 6 vezes. Nem preciso dizer que entrou na minha lista de favoritos =)
    Parabéns pela resenha fantástica!

    ResponderExcluir

  20. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  21. Muito boa resenha. Gostei muito desse livro, está entre os melhores do King que li em minha opinião. Achei a história tão crível que acho que poderia ter acontecido de verdade rsrsrs.

    Maurilei.

    ResponderExcluir