Preparado para devotar horas de leitura a uma série de livros tão grandiosa e imaginativa que transporta sua imaginação não para outro mundo, mas para um novo universo Preparado para abrir toda uma galeria em seu cérebro em memória às pessoas, sim pessoas e não personagens, que você vai conhecer ao longo ao longo da série? Preparado para uma leitura que mudará sua vida e fará com que veja o mundo com outros olhos? 

Preparado para se viciar, se apaixonar, odiar, amar, sofrer, sorrir, se alegrar e buscar incansavelmente a Torre Negra junto ao Pistoleiro? Stephen King devotou anos escrevendo Torre Negra, são setes livros que no inicio parecem grandes, mas quando se entra no universo e se conhece a história, se tornam pequenos e curtos e o leitor se vê no eterno enigma de querer terminar e saber o que acontece no final do livro e nunca querer que a história acabe porque é difícil se despedir dos amigos e quebrar os laços que formamos ao longo da série. 

Nada do que li se compara a grandiosidade deste enredo, uma mistura da cultura pop ocidental com referências ao mundo criado por King e outros grandes autores. A nossa geração de leitores é abençoada por já possuir todos os livros da série lançados e traduzidos, fico imaginando (com grande pena) aqueles que morreram sem saber o fim, o primeiro é dos anos oitenta. 

"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás." É com essa frase que somos inseridos no universo do Pistoleiro, há uma grande força contida nessa pequena passagem. 

É apenas uma das várias frases que ficam marcadas na mente do leitor. O Pistoleiro é um livro pequeno e pode ser considerado a introdução de toda a saga, é quando conhecemos Roland Deschain. O Pistoleiro. A realidade do Pistoleiro é parecida com o nossa, é o mundo que seguiu adiante e entrou em decadência. É como se a nossa civilização tivesse continuado a se desenvolver por anos e anos até chegar a um ponto em que algo aconteceu e tudo começou a se desfazer, a sociedade voltou a ser parecida com o velho oeste americano. Tudo por causa da Torre Negra, que começou a ruir levando o mundo consigo e destruindo o equilíbrio das coisas. 

É isso que Roland quer evitar: a destruição do mundo. Para tanto ele está perseguindo o homem de preto, Randall Flagg, que possui informações necessárias para a continuação de sua jornada. Roland de Gilead em algum momento da leitura passa a ser real para o leitor, não há como saber em qual momento isso acontece é tão rápido e forte que quando se vê já estamos irremediavelmente ligados a ele. 

O Pistoleiro é o ultimo de seu clã, todos os outros morreram ou foram assassinados por foras da lei e ele já vaga sozinho há anos na sua grande jornada, o que moldou sua personalidade, Roland que conhecemos é desconfiado com o mundo, sorri pouco e só fala o necessário, não perde tempo com reminiscências e é focado a seu objetivo: A Torre Negra.

Enquanto persegue o homem de preto pelo deserto, Roland relembra seus passos recentes, assim o leitor passa a conhecê-lo melhor através de suas relações com as pessoas, animais e a sua forma de ver as coisas. Também dá para ter uma noção da decadência do mundo e que algumas coisas ainda continuam como são, como a hipocrisia humana. Stephen King utiliza referências contemporâneas que podem ser explícitas como a música Hey Jude ou implícitas como a erva verde do diabo.

Atravessando o deserto aos poucos o pistoleiro vai ficando sem suprimentos e é quando encontra uma espécie de celeiro abandonado onde conhece um menino, Jake Chambers, que veio de uma realidade alternativa. Jake é um personagem encantador e carismático, sua inocência faz frente a toda a experiência que Roland tem e eles iniciam uma relação emocionante com um desfecho mais ainda.

O Pistoleiro é um livro forte e marcante, é um primeiro contato com um mundo tão igual e diferente do nosso que de inicio parece atordoante, mas conforme a leitura flui somos invadidos cada vez mais por imagens, às vezes maravilhosas e às vezes aterrorizantes, de uma realidade difícil de viver e de se ter esperança. Roland é um dos únicos que ainda a possui e de maneira obsessiva busca seu destino...

   O Pistoleiro (2004) | Ficha Técnica 
   Título original: The Gunslinger (1982)
    Autor: Stephen King
   Tradutora: Mário Molina
   Editora: Objetiva
   Páginas: 221 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)