ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de novembro de 2014

Intrusos de Dean Koontz


Sinopse:
   Não olhe para trás. Alguém perigoso pode estar seguindo seus passos, vigiando você... Pode ser um homem normal compelido a cometer um gesto desesperado... Pode ser um adorável cachorro vira-latas que não é o que parece... Pode ser um assassino profissional, acostumado a infligir as maiores atrocidades... Pode ser uma linda mulher com um passado de crimes e violência... Pode ser uma criatura estranha, resultado de um desvio genético... De um lado estão as vítimas inocentes. Do outro, os intrusos.

Opinião:
   Intrusos é um dos livros mais famosos internacionalmente de Dean Koontz, escrito no final dos anos oitenta quando as histórias envolvendo seitas satânicas e filhos do demônio acabaram tornando-se clichê os autores de horror começaram a explorar o misterioso mundo da genética e suas aplicações, reinventando o mito de Frankenstein, o homem moderno a partir da manipulação do DNA tentava igualar-se a Deus em com suas criações deturpadas, podem ser citados como exemplo livros desta época, Renascido de F. Paul Wilson e Mutação de Robin Cook.
   Dean Koontz é um dos mestres do thriller sobrenatural, tramas ágeis envolvendo pessoas normais em um turbilhão de acontecimentos estranhos, não é um autor estritamente de horror, mas mesmo assim é sempre comparado a Stephen King com relação ao desenvolvimento de suas histórias. Atualmente Koontz abandonou os temas sobrenaturais e dedica-se aos thrillers com assassinos cruéis e sanguinários, foi em meados dos anos setenta e oitenta que produziu suas obras mais clássicas como Fantasmas, O Guardião, Esconderijo, A Casa do Mal, Meia-Noite e Estranhos. Intrusos entra para esse seleto grupo de livros como uma incursão aos horrores que o homem pode criar, assim como as viagens espaciais influenciaram a ficção-cientifica décadas atrás, a engenharia genética abriu a possibilidade de novos universos baseados na maldade e cobiça humana.
   Um laboratório de genética faz pesquisas secretas envolvendo o DNA de animais a pedido do governo americano, a finalidade é criar espiões perfeitos com aparência de um cão doméstico, por exemplo, mas com a inteligência de um ser humano, ele poderia ser dado a um presidente de um país inimigo e teria salvo conduto nas reuniões de cúpula importantes relatando aos seus superiores tudo o que ouviu depois sem despertar a atenção. Intrusos começa com a fuga de duas cobaias do laboratório, uma delas é um cão extremamente carinhoso e inteligente, o outro uma espécie de gorila geneticamente alterado para ser uma máquina de matar perfeita, possuidor de um ódio mortal a seus criadores devido a repulsa que vê no olhar daqueles que lhe deram vida, uma criatura que não conhece a bondade e o afeto, pois são sentimentos que não são importantes para um soldado. Uma grande caçada é iniciada, a busca é inicialmente pelo cão que parece estar fugindo da criatura que faz uma trilha de sangue pelo caminho.
   Assim como a maioria dos livros de Dean Koontz, Intrusos é uma carta da amor aos cães, paixão assumida do autor que sempre os destaca através de personagens cativantes e inteligentes, assim como em Lágrimas do Dragão e A Noite Mais Escura do Ano, o resultado é um livro que ao mesmo tempo é carregado de tensão e suspense também consegue emocionar. Uma leitura indicada aos fãs do gênero que encontrarão prazer nas descrições sangrentas dos ataques da criatura e os mistérios que serão desvendados ao longo do enredo. Será que o homem pode brincar de Deus ao dar vida a aberrações?

 Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠(9/10 Caveiras)

2 comentários :

  1. Uma trama diferente. Parece no mínimo convidativo a ler.
    Parabéns pelo conteúdo do blog. Uma ótima bússola para os iniciantes no mundo do terror/horror.

    ResponderExcluir