ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de agosto de 2013

Resenha: O Toque Mágico - F. Paul Wilson


" Não é uma história de terror no sentido mais corriqueiro, e variações dessa ideia já foram feitas, mas raramente com a habilidade e o entretenimento dessa ótima narrativa." San Francisco Chronicle

Sinopse:
   Depois de anos atuando como médico, Dr. Alan Bulmer descobre que é capaz de curar qualquer doença apenas com o toque de sua mão. A princípio ele se recusa a aceitar o poder e tenta escondê-lo, mas inevitavelmente a notícia se espalha e sua vida começa a desmoronar. Embora todos se voltem contra o médico, ele recebe a ajuda inesperada do senador James McCready, que coloca uma fundação à disposição de Alan Bulmer para que ele possa comprovar seu poder. No entanto, há sempre um preço maior a ser pago.

Opinião:
   O Ciclo do Inimigo é a série de livros de mais sucesso de F. Paul Wilson. Formada por seis livros fez sucesso por aqui na década de oitenta tendo cinco volumes publicados na época: O Fortim, Sepulcro, O Toque Mágico, Renascido e Represália. Recentemente uma editora vem relançando os exemplares no formato de bolso anualmente com a promessa da publicação do inédito sexto volume, NightWorld ao fim das reedições. O Toque Mágico foi à publicação deste ano, em um formato atual e design que Facilita a leitura, o livro recupera sua fama de page tunner, ou seja, um livro com uma trama rápida que obriga o leitor a ficar virando as páginas muito além da hora de dormir. O autor utilizou-se de toda sua sabedoria como médico para criar um suspense psicológico com boas discussões na área da medicina e na sociedade, numa mistura da fluidez de Robin Cook com o ritmo cardíaco de Dean Koontz.
   O Toque Mágico conta a história do Dr. Alan Bulmer um médico bastante convencional que se recusa a maneira para a qual o atendimento médico caminha, a frieza do tratamento do paciente como objeto. Após um contato um tanto quanto brusco com um mendigo num corredor do hospital em que trabalha, Alan sente uma espécie de choque e logo após algumas consultas depois começa a crer que possui um poder de curar qualquer tipo de doença física. Até então temos todas as situações clichês dos romances do gênero, mas é quando o talento de Paul Wilson se destaca e a forma como conduz a história é genial. A questão é com um poder de cura quase que igual ao de um deus o eu você faria? Seria arrogante o suficiente para decidir quem curar e quem deixar morrer? Cobraria pelo dom ou seria honesto? Como o mundo reagiria ao saber de tamanho poder nas mãos de um único homem? Seria o novo messias? Uma nova religião surgiria em seu nome? O que você faria?
   Ao longo da história o leitor descobre a origem desse magnifico poder e suas realizações milagrosas que custam caro para quem as realiza. Para toda a ação positiva existe uma reação negativa no mesmo grau senão maior. A conexão entre o livro e a série é bem tênue, segundo relatos personagens desta história se reunirão com os dos outros livros no sexto volume para o combate final ao “inimigo”. Algo que estou ansioso para ler. Enfim o Toque Mágico é um livro obrigatório para os fãs do terror clássico dos anos oitenta, leitura deliciosa e imperdível.

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras) 

Postar um comentário