Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Os Olhos da Escuridão | Livro de Dean Koontz que originou boatos sobre o Coronavírus será publicado no Brasil



Nas últimas semanas um boato se espalhou mundialmente dizendo que o "historiador" Dean Koontz havia previsto o aparecimento do coronavírus em Wuhan em sua obra "Os olhos da escuridão", publicada originalmente em 1981. A informação é falsa (é claro), diversos elementos da história foram manipulados para se encaixar nessa teoria da conspiração. Curiosamente a viralização do livro acabou gerando uma correria entre editoras do mundo para publicá-lo o mais rápido possível em seus países.

Uma pesquisa rápida em lojas virtuais e você encontra novas edições em alemão, espanhol e português, feitas às pressas para aproveitar a conjuntura da pandemia. A edição brasileira ficou a cargo da Citadel Grupo Editorial e será publicada em 30 de abril de 2020.  

Mas infelizmente esse não parece ser o tão aguardado retorno de Dean Koontz às livrarias nacionais pelos fãs. A publicação de Os olhos da escuridão é um caso único. O próprio marketing da editora é baseado em toda essa falsa polêmica em torno da fake news e não na fama do autor ou mesmo em seu público leitor. A velocidade com que a edição chega no mercado também levanta questionamentos sobre a qualidade da tradução. 

A versão nacional foi construída a partir das edições mais recentes do livro, onde a trama original que se aproveitava da tensão da Guerra-Fria entre Estados Unidos e União Soviética para abordar a ação de um vírus chamado Gorki-400, foi alterada para dialogar com a tensão moderna entre Estados Unidos e China, com o vírus sendo renomeado para Wuhan-400. 

Mas antes que você pense que isso é coincidência, Dean Koontz é um autor que há décadas se mantém nas listas de mais vendidos, isso se deve em grande parte graças à sua capacidade de criar tramas com verosimilhança. A escolha de Wuhan se baseou em lógica e se deu por conta da região ser lar de muitas instalações de pesquisa. 

Dean Koontz era publicado pela editora Record no Brasil, que não fez mais nenhum pronunciamento sobre futuros lançamentos desde a publicação de Seu Coração Me Pertence em 2014, além de ter abandonado a série Odd Thomas sem maiores explicações. E é isso, precisou de uma pandemia e uma fake news viral para Dean Koontz voltar a ser publicado no Brasil. Confira a sinopse:

"Uma busca por um filho desaparecido... E um mistério tóxico que ameaça o mundo! Um ano se passou desde a morte do pequeno Danny. Um ano desde que sua mãe iniciou o doloroso processo de aceitação. Mas Tina Evans poderia jurar que acabou de vê-lo dentro do carro de um estranho. Na última perturbadora noite sonhou com seu filho.

Ao acordar, foi até o quarto de Danny e para sua surpresa lá estava uma mensagem. Três palavras perturbadoras rabiscaram no quadro-negro: NÃO ESTÁ MORTO. Foi uma piada sombria de alguém? Sua própria mente lhe pregando peças? Ou algo mais? 

Para Tina Evans, era um mistério que ela não podia escapar. Uma obsessão que a levará até as últimas consequências para descobrir a verdade por trás da morte de seu filho. Um terrível segredo que não foi visto por ninguém, apenas pelos olhos da escuridão."

  Os Olhos da Escuridão | Ficha Técnica 
   Autor: Dean Koontz
   Tradutor: ---
   Editora: Citadel Grupo Editorial
   Páginas: 272 páginas
   Mês de lançamento: Abril
   CompreAmazon

Postar um comentário

0 Comentários