Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Operação Red Sparrow de Jason Matthews


Jason Matthews já trabalhou na CIA e escreve sobre espionagem com a mesma propriedade de autores como Ian Fleming, Tom Clancy, John le Carré e Frederick Forsyth. Operação Red Sparrow, lançado originalmente no Brasil como Roleta Russa, é um livro atual que traz dos confins da Guerra Fria e meados dos anos oitenta a antiga rivalidade Estados Unidos e Rússia, que atualmente ainda brigam em vielas escuras e gabinetes políticos com armas mais modernas e destrutivas que as nucleares: informações e segredos de Estado.

Diferente de outras obras americanas do gênero neste livro os russos não são estereotipados como vilões, embora a visão do autor seja classicamente norte-americana, ambos os lados são descritos a partir de suas próprias perspectivas e em uma guerra cada um dos oponentes se imagina como o grande herói. Americanos e russos possuem seus erros e acertos e se a violência no controle mental russa é intragável a corrupção traiçoeira americana também é. 

A premissa do livro é um jogo mortal, permeado de sensualidade e mentiras, entre um espião americano e uma russa, ambos desconhecem a missão um do outro, que é fazer com que o mesmo se torne um informante e traia seu país. Nesta batalha de ideias os dois acabam descobrindo um sentimento mútuo que se torna mais importante que tudo.

Aí você pensa, agora é que o livro vai ficar meloso, uma aventura romântica entre dois espiões que se passam por Romeu e Julieta do século XXI. Mas não, Matthews consegue dosar ação, romance e sexo na medida certa, temperando a trama uma pitada de humor que é o grande diferencial do livro. Brincando com estereótipos básicos dos livros de espionagens consegue arrancar gargalhadas de quem é fã e dos novatos em leituras do gênero.

Um exemplo disso é quando os protagonistas vão atrás de uma espiã ilegal russa, uma loira halterofilista de quase dois metros de altura, com duas toras de madeira no lugar de braços,  há uma das lutas mais hilárias do livro. A narrativa às vezes é bem densa, parágrafos chegam a ocupar uma página inteira, mas essa relação entre o humor e a ação deixa a leitura bem leve.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, nada de espião com super poderes que aguenta duas explosões com o terno intacto, fugas improváveis por superfícies impossíveis ou ainda uma noite ardente com a loira de corpo escultural, que entra e sai de cena só para ser o alívio sexual do protagonista. Os espiões de Jason Matthews são homens e mulheres normais que querem ganhar a vida como qualquer outra pessoa, a desmistificação do trabalho do espião é um dos pontos mais destacáveis.

O que é mais importante: o amor ou o juramento por seu país? A vida de uma pessoa querida vale mais que um segredo que pode destruir centenas de desconhecidos? O que é o certo e o errado? Operação Red Sparrow explora com precisão a diferença entre as ações comandas pelo cérebro e pelo coração e o quão frágil é essa separação em uma trama cheia de intrigas internacionais, maquinações políticas e grandes reviravoltas, desafiando o leitor a escolher um lado e mergulhar em uma das melhores histórias de espionagem escrita nos últimos anos.

   
  Operação Red Sparrow (2014) | Ficha Técnica 
   Título original: Red Sparrow (2013)
   Autor: Jason Matthews
   Tradução: Marcelo Mendes
   Editora: Arqueiro
   Páginas: 432 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários