Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Livros de Terror e Suspense sobre Fantasmas e Casas Assombradas

Histórias de fantasmas e casas assombradas fazem parte do imaginário popular, cada região possui suas versões de lendas sobre aparições fantasmagóricas à beira de estradas ou casarões antigos que ainda guardam resquícios espectrais de seus antigos donos, e desta vez atendendo aos pedidos dos leitores a série de listas de livros de terror é sobre eles. Fantasmas, aparições, poltergeists, casas amaldiçoadas, assombrações, visagens e espectros compõe as sessenta obras selecionadas para essa lista, que está dividida em três partes: obras estrangeiras, obras nacionais e livros de não-ficção. 

Estrangeiros

Passaporte para o Sobrenatural de Bernhardt J. Hurwood
   Um compêndio de ocultismo de todas as eras e de muitas terras. Com a intenção de servir como uma evocação gráfica do interesse e crença da humanidade pelo sobrenatural, a leitura deste livro constitui um passeio instrutivo e agradável pelos caminhos intermináveis do ocultismo. Começando com os Antigos e baseada em fontes internacionais autênticas colhidas na África, Ásia, Austrália, Europa, Américas do Norte e do Sul, a compilação visa a apresentar uma variedade máxima, de maneira a realçar os pontos altos tanto das semelhanças quanto das diferenças entre as culturas dos povos.

Kwaidan - Assombrações de Lafcadio Hearn
   Fantasmas de esposas que retornam ao mundo para assombrar, almas que vivem em corpos de borboletas, formigas que criam grandes civilizações e outros seres incríveis estão nas narrativas tradicionais japonesas, recolhidas e escritas por Lafcadio Hearn.

A Maldição de Long Lankin de Lindsey Barraclough
   Quando Cora e sua irmãzinha, Mimi, são enviadas para a casa da tia-avó, no isolado vilarejo de Bryers Guerdon, não recebem calorosas boas-vindas e ficam desesperadas para voltar para Londres. A vida de tia Ida foi devastada da última vez que duas meninas estiveram em Guerdon Hall, e agora a chegada das sobrinhas-netas desperta um mal que permanecia à espreita havia anos.

Histórias de fantasmas de Charles Dickens
   A estreia de Dickens na literatura se deu com a publicação de contos em periódicos ingleses da época. O escritor vitoriano, conhecido pelos romances que abordam a problemática social e retratam as dificuldades da infância, tinha um gosto especial por fenômenos sobrenaturais e histórias de fantasmas, especialmente as natalinas. Treze delas, incluindo "Fantasmas de Natal", estão reunidas nesta edição.

Casa do Passado Algernoon Blackwood
   Este livro é uma antologia de contos de terror do inglês Algernon Blackwood, a obra reúne histórias como Os salgueiros, sua obra-prima, O quarto ocupado, A Ala Norte e A boneca, clássicos da literatura de horror. Os personagens dos contos de Blackwood vivem situações horripilantes, que não imaginaríamos nos nossos piores pesadelos. São pessoas comuns, subitamente envolvidas em histórias que fogem ao controle da lógica e do que pode ser explicado. Um ''inexplicável'' que nos causa arrepio e fascínio, fazendo da obra deste autor um irrecusável convite para o mundo do sobrenatural. 

O Fantasma de Canterville de Oscar Wilde
   Oscar Wilde narra-nos a história de um atormentado fantasma que há mais de trezentos anos habita no castelo dos Canterville, aterrorizando sucessivas gerações.

Contos de Fantasmas de Daniel Defoe
   Daniel Defoe (1660-1731), celebrizou-se por ter escrito As aventuras de Robinson Crusoé, mas sua vida se caracterizou pela intensa produção literária e jornalística. Em 1704, fundou em Londres o jornal The Review, onde escrevia praticamente sozinho sobre todos os temas. Religioso, politizado, radical, foi no seu Review que Defoe - que acreditava profundamente na reencarnação - publicou inicialmente estes Contos de Fantasmas, baseado em entrevistas ou relatos conhecidos. Segundo ele, os episódios aqui relacionados – com exceção dos que estão agrupados sob o título de "Fantasmas falsos" – são todos verdadeiros e, em alguns deles, ele estaria disposta a "ir em juízo", levando testemunhas e provas concretas. "A aparição da senhora Veal" é um dos exemplos.

Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling  org. de Peter Haining
   Rudyard Kipling tornou-se famoso como autor de magníficos clássicos infantis. Exatamente por essa razão, nunca foi associado à literatura do sobrenatural. Contudo, diz Peter Haining, "torna-se claro que ele escreveu histórias do sobrenatural a vida toda, estivesse ele na Índia, na Grã-Bretanha e em viagens. Kipling parecia irresistivelmente atraído pelo mundo que existe atrás do véu onde sonhos se misturam com pesadelos, e espíritos de mortos de mesclam com fantasmas de vivos. Parece também que ele teve razoável cora de ocorrências inexplicáveis e conviveu com pessoas que fugiram das trevas e lhe contaram o que viram lá". Reunidos pela primeira vez num único volume, aqui estão trinta e três contos de Kipling - magistralmente traduzidos por José J. Veiga - que compreendem sua criação sobrenatural.

O Castelo de Otranto de Horace Walpole
   Publicado em 1764, esta é a primeira história "gótica" de terror da literatura, inspiradora de muitos outros autores do Romantismo, e exercendo influência considetável nas obras de Edgar Allan Poe e Lovecraft: "por meios ilícitos, o Príncipe Manfred apropria-se indevidamente de um castelo pertencente a sua família, forçando o casamento com sua sobrinha. Mas uma antiga maldição o impede de ter a posse definitiva da propriedade, pois forças sobrenaturais agem contra o Destino.

Chorai Pelos Estranhos de John Saul
   Clark´s Harbor era uma pequena cidade costeira, tranquila e sossegada, resguardada contra os estranhos. Mas de repente, os estranhos começam a chegar e a se instalar na cidade. Um menino de nove anos se livra de um frenesi que o atormentava desde o nascimento. A irmã tem estranhas visões. E, um a um, em mortes violentas e misteriosas, os estranhos vão desaparecendo...

Condenado de Andrew Pyper
   Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou do inferno sozinho. Danny passou por uma experiência de quase-morte em um incêndio há mais de vinte anos. Sua irmã gêmea, Ashleigh, não teve a mesma sorte. Danny conseguiu transformar sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best- seller. Ainda que isso não signifique que ele tenha conseguido superar a morte da irmã. Claro, ela nunca mais o deixaria em paz.

A Casa Assombrada de John Boyne
   Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior. 
   Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério. A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer… 

O Menino que Desenhava Monstros de Keith Donohue
   Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.
   Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.

O Iluminado de Stephen King
   Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça de Washington Irving
   Obra do início do século XIX, inaugurou a literatura de terror norte-americana. A história fala de um forasteiro que se muda para um pacato lugarejo que esconde um segredo sinistro: um lendário cavaleiro sem cabeça.

Saco de Ossos de Stephen King
   Mike Noonan é um romancista de sucesso que vê sua vida subitamente transformada com a morte da esposa Jo. Quatro anos já se passaram e o sentimento é o mesmo - o desânimo, a tristeza, a sensação de que nunca mais será capaz de escrever. Diante da tela branca do computador, ele vê o vazio doloroso que passou a dominar seus dias. Nem mesmo o sono lhe traz alívio. Noonan é agora atormentado por terríveis pesadelos com Sara Laughs e a casa do lago - o recanto de sonhos onde ele e Jo foram tão felizes. Voltar à pequena cidade. Esta parece ser a única saída. Mike sente que precisa enfrentar o passado e tentar reencontrar seu caminho.

O Grande Livro das Histórias de Fantasmas
   Em 'O Grande Livro das Histórias de Fantasmas', o olhar feminino incide direta e precisamente em um dos gêneros clássicos da literatura, os contos de horror. As perspectivas apresentadas nas 34 histórias, contudo, são as mais variadas. Há narrativas tradicionais e estudos psicológicos modernos, clássicos contos de casas mal-assombradas e fábulas de mistério de teor feminista. Algumas das histórias são inquietantes; outras, francamente assustadoras; mas todas são narrativas antológicas que investigam como mulheres lidam com a paixão, a angústia e a raiva.

Estrada da Noite de Joe Hill
   Uma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. "Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..." Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.

Horror em Amityville de Jay Anson
   Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.

Lunar Park de Bret Easton Ellis
   'Lunar Park' começa como uma autobiografia. Ellis confirma, sem pudores, tudo o que se sabe (ou que se pensa saber) sobre ele - o sucesso repentino, os escândalos, seus amores e desafetos famosos, seu cinismo e arrogância. E também a relação tumultuada com seu pai, um homem violento que lhe deixou U$ 10 milhões em dívidas ao morrer e cujo último desejo Ellis se recusou a realizar, embora pudesse fazê-lo com facilidade. Tudo parece corresponder à realidade, com riqueza de detalhes polêmicos. Até que Ellis começa a falar de coisas das quais ninguém jamais ouviu falar; sua decadência profissional, seu casamento com uma atriz medíocre e o filho que ele despreza desde antes do nascimento. Em 'Lunar Park', é impossível distinguir os limites entre ficção e realidade. Apenas Bret Easton Ellis, o autor, poderia esclarecer o que, em seu livro, é mentira com fundo de verdade ou verdade exagerada por algumas mentiras. Mas nem adianta perguntar - ele se recusa a responder. O autor enlouqueceu ou é tudo verdade? Ou o que o atormenta são as sequelas do uso contínuo e abusivo de drogas? 

Hell House - A Casa Infernal de Richard Matheson
   Por mais de vinte anos a Mansão Belasco permaneceu vazia. Tida como o “Monte Everest” das casas mal-assombradas, essa construção de aspecto imponente e sinistro testemunhou cenas inconcebíveis de horror e depravação. No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos que a casa encerrava terminaram em assassinato, suicídio e loucura para seus integrantes. Agora, uma nova investigação tem lugar, levando quatro estranhos ao local interditado, determinados a esquadrinhar a Mansão Belasco em busca de respostas definitivas sobre a vida após a morte. Cada um dos membros da nova equipe tem suas próprias razões para enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão; mas, será que alguém consegue sobreviver ao mal que espreita na casa?

Assovie que virei de M. R. James
   Com um poer quase diabólico para invocar sutilmente o horror em meio ao cotidiano e ao prosaico da vida, M. R. James sobressai-se como um dos melhores autores da literatura sobrenatural, graças a seu método e estilo distintos, que por certo, serviram de modelo para outros escritores inclinados ao terror. Os cinco pequenos contos reunidos nesse volume deixam bem clara a afirmação acima, e acrescentam um toque todo especial no qual o autor e professor de inglês M. R. James era mestre: as histórias de fantasmas que ele nos apresenta brotam do mais corriqueiro cotidiano, sem pirotecnias estilísticas, transformando o comum, pouco a pouco em algo simplesmente insuportável.

A Volta do Parafuso de Henry James
   Em uma mansão no interior da Inglaterra, uma governanta é encarregada de cuidar de duas crianças órfãs. Apesar de Miles e Flora se comportarem bem, serem inteligentes e afetuosos, há um desconforto crescente no ar, sobretudo depois que um misterioso e assustador estranho é visto nas redondezas, aparentemente procurando algo - ou alguém. A governanta terá então de lutar por seus pupilos, numa aterrorizante batalha contra o mal - uma batalha cujo desenlace será tanto mais terrível.

A Fúria Cega de John Saul
   Paradise Point é um cidadezinha aprazível na costa leste dos Estados Unidos, a poucos quilômetros de Boston. É ali que o médico Cal Pendleton decide se fixar, fugindo da tragédia de um menino que morreu em suas mãos, em Boston. E é ali que sua filha, Michelle, encontra uma estranha boneca, a que dá o nome de Amanda, e uma estranha menina chamada Amanda, que surge do passado para fazer coisas terríveis e assustadoras...

Desfiladeiro do Medo de Clive Barker
   Hollywood transformou Todd Pickett em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da "Lista A" dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon...

A Sentinela de Jeffrey Konvitz
   Uma modelo muda-se para um prédio sinistro, onde, no último andar, mora um padre cego. Ela começa a ter estranhos problemas de saúde, não consegue dormir à noite e tem flashbacks desagradáveis sobre sua tentativa de suicídio. Ela reclama com a corretora sobre os barulhos causados pelos seus vizinhos, mas é informada de que os únicos moradores do edifício são o padre e ela. Então ela descobre que ela foi parar ali por uma razão.

A Mulher de Preto de Susan Hill
   O jovem advogado Arthur Kipps, foi enviado a cidade mercante de Crythin Gifford para verificar os documentos e os papéis particulares da recém-falecida Sra. Alice Drablow, uma viúva idosa que vivia sozinha na solitária e afastada Casa do Brejo de Enguia. Enquanto trabalha na casa, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança.

O Último Passageiro de Manel Loureiro
   Agosto de 1939. Um enorme transatlântico chamado Valkirie aparece vazio e à deriva no Oceano Atlântico. Um velho navio cargueiro o encontra e decide rebocá-lo até o porto, mas não sem antes descobrir que nele há um bebê de poucos meses... e algo mais que ninguém é capaz de identificar. Por volta de setenta anos depois, um estranho homem de negócios decide restaurar o misterioso transatlântico e repetir, passo a passo, a última viagem do Valkirie. A bordo, presa em uma realidade angustiante, a jornalista Kate Kilroy busca uma boa história para contar. Mas acabará descobrindo que somente sua inteligência e sua capacidade de amar podem evitar que o transatlântico pague novamente um preço sinistro durante o percurso. Inquietante. Enigmático. Viciante. Bem-vindo ao Valkirie. Você não poderá desembarcar… mesmo se quiser.

Assombração na Casa da Colina de Shirley Jackson
   A Assombração da Casa da Colina narra a história da expedição organizada por um doutor chamado Montague, para comprovar a existência de eventos sobrenaturais em uma casa amaldiçoada, construída por um milionário excêntrico chamado Hugh Crane.

Os Mortos-vivos de Peter Straub
   A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de cinco amigos que formam a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James, Lewis Benedikt e Edward Wanderley, que têm o costume de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo. |...| Quando uma série de estranhos eventos acontecem na cidade, após o funeral de David, o filho predileto de Edward, eles resolvem pedir a ajuda de Don Wanderley -- o outro filho (sobrinho) de Edward. Don é um escritor de histórias de horror e, por isso, a Chowder Society acredita que as pesquisas que Donald fez para seus trabalhos possam ajudá-los... Don chega à Milburn e eventos ainda mais estranhos ocorrem; alguns deles incluem a misteriosa ex-namorada de Donald, que descobrem ser uma antiga moradora / visitante da cidade, e criaturas de uma das histórias de Sears James -- contada em uma das reuniões da Chowder Society.

Invocadores do Mal de Cheryl Wicks
   A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente.  Por meio de milhares de palestras, estudos de caso e análise de cartas de clientes, eles revelam o que é conviver com fantasmas, poltergeists e infestações malignas, como investigá-los e solucionar seus mistérios.

A casinha de boneca mal assombrada
   Este livro reúne contos de Sir Arthur Conan Doyle, Émile Zola, H. G. Wells, Guy de Maupassant, M. R. James, Bram Stoker e Henry James, autores consagrados na arte do terror e do mistério. Nele você encontrará a presença sempre marcante do relato fantástico, que por vezes se enraíza em situações banais para fazer surgir uma revelação fugaz, incompreensível, colocando em risco nossa percepção do mundo. O incontrolável e o inominável aparecem de maneira subliminar em todos os contos selecionados. A absurda vulnerabilidade da condição humana que é destacada no universo do fantástico estabelece um espaço de igualdade e solidariedade. Afinal, diante do desconhecido, do acaso e da morte, todos somos iguais.

O Amante Fantasma de Vernon Lee 
   Uma mulher de inusitada beleza. Um marido ciumento. Um amor que se recusa a morrer. O cenário está pronto para um trágico mistério.

Noturnos de John Connolly
   Crianças acreditam que monstros são reais. Adultos tentam convencê-las do contrário — ou de que, no final, eles sempre serão derrotas. Nesta que é sua primeira coletânea de contos, John Connolly escreve sobre os mundos infantil e adulto em confronto em dezesseis histórias absolutamente assombrosas, com ecos de alguns dos mestres do horror — M.R. James, Ray Bradbury, Stephen King —, mas sem abrir mão da voz única e inconfundível que o consagrou em O Livro das Coisas Perdidas. Amores perdidos, crianças desaparecidas, demônios predatórios e fantasmas vingativos são apenas alguns dos ingredientes que compõem esta imperdível antologia.

A Maldição do Titanic de Robert  Serling
   Pesquisadores descobrem tesouros nos escombros do Titanic no fundo do oceano, mas antes têm de enfrentar os fantasmas que sobreviveram ao naufrágio e ao tempo.

A Casa Desabitada de Sra. J. H. Riddell
   Uma casa aprazível à beira do Tâmisa. Onde qualquer um gostaria de morar. Até mesmo um fantasma. O problema é que fantasmas não pagam aluguel.

Estranha Presença de Sarah Waters
   O Dr. Faraday é chamado ao lar da família Ayres, uma outrora imponente construção que sofre com a falta de recursos dos proprietários desde que a Segunda Guerra acabou. Os Ayres lutam para se adaptar à sociedade que se reestrutura, e procuram vencer suas limitações. Mas seriam eles assombrados por algo mais sinistro do que seus anseios, do que seu ultrapassado modo de vida? O médico não poderia imaginar o que o aguardava dentro das fachadas georgianas e como esse encontro mudará para sempre sua maneira de ver o mundo.

O Fantasma dos Guirs de Charles Willing Beale
    Um jovem apaixonado. Uma bela mulher profundamente infeliz. E um fantasma filósofo. O tempo, o espaço, a morte e a vida, tudo passa a ser relativo. 

O Castelo Mal-Assombrado de E. T. A. Hoffmann

Visões da noite de Ambrose Bierce
   Em 'Visões da Noite - Histórias de terror sarcástico' , a escritora e jornalista Heloisa Seixas reuniu e traduziu alguns dos melhores contos de um dos mestres da literatura de horror americana: o misterioso Ambrose Bierce. Nestas histórias de horror, alguns temas são recorrentes - um homem caminha sozinho, geralmente à noite, num descampado ou numa floresta, sem saber bem se está desperto ou se é tudo um sonho. Sua descrença na humanidade se reflete na imponderabilidade de muitas de suas histórias, assim como no alto teor de ironia inscrito nas entrelinhas.

Nacionais

King Edgar Hotel de Alfer Medeiros e Lara Luft
   Você se hospedaria em um antigo hotel onde a camareira não tem braços, o mensageiro não tem olhos e o recepcionista aparenta ter idades distintas dependendo da hora do dia? Você ousaria pernoitar em um lugar cujo regulamento interno é estranhamente diferente de tudo o que você já viu? Muitos mistérios rondam o King Edgar Hotel. Fique à vontade para visitar os 21 andares deste lugar, que é a expiação dos pecados para uns, o inferno para outros e uma lembrança macabra para todos os que por ele passaram.

Bairro da Cripta de M. R. Terci
   Elegias é o primeiro tomo da pentalogia do Bairro da Cripta. Composta por 24 contos que colocam os clássicos do terror universal sob a luz dos lampiões de querosene dos sertões paulistas do século XIX. Strigois que se alimentam de vitalidade humana, licantropos boêmios às vésperas das núpcias do diabo, aparições atormentadas a procura de algum alento, nereidas sanguinárias que espreitam rios e lagos, sombras famintas que se alimentam de sangue, alienígenas curiosos e seus assombrosos experimentos, divindades cruéis, demônios narcisistas e psicopatas medonhos que mantém estreito entendimento com aquele bairro sinistro que ladeia a assombrada Comarca de Tebraria.

Malditas: As casas têm atmosfera
   Nas histórias de horror, o tema casas desperta enorme interesse nos fãs do gênero. Muitos autores escreveram livros que se tornaram clássicos, cujos personagens principais são essas construções que assombram nossas mentes. O assunto é repleto de simbolismo, magia, crueldade… E para o livro Malditas, as casas têm atmosfera, cada autora foi desafiada a se aventurar, sentir e transmitir ao leitor esse horror entranhado em todos os cantos. Cada casa, depois de muito tempo abandonada, recebe novos habitantes, no entanto, não haverá o retrato da família feliz nem os sorrisos dos almoços de domingo. As paredes ocultam os segredos e, quando menos se espera, eles voltam e presenteiam seus moradores com as atrocidades cometidas no passado e manipulam essas pessoas, que sofrem toda sorte de pesadelos reais.

A Velha Casa na Colina de Fábio M. Barreto
   Nick Pershin é um jovem sonhador cuja vida foi atormentada eternamente depois que ele bateu numa porta proibida e encontrou algo pior que a morte, mas voltar ao local de seus pesadelos, numa noite de Halloween, será o único jeito de salvar a própria vida... e a alma de sua mãe da danação sem fim.

O Fascínio de Tabajara Ruas
Uma história de fantasmas no interior gaúcho.

O Sobrado da Rua Velha de Jeremias Soares
   Quando Joel Selbach resolveu se mudar com a família para um antigo sobrado que havia pertencido à sua falecida irmã, tinha a melhor das intenções: queria que ele, a esposa e os filhos fugissem da estressante rotina de uma metrópole. De fato, o casarão ficava em um ponto escondido da Região Metropolitana de Porto Alegre. A rua que passava pela frente dele não era mais do que uma estrada de chão pouco frequentada. A construção em si era muito antiga, mas, desde que reformada, parecia perfeita para as suas ambições. O que Joel não sabia era que o local guardava um terrível mistério. Fantasmas? Não, o problema no sobrado parecia muito mais complexo e perigoso.

Inferno Verde de Gladston Mamede
   Inferno verde é um thriller de horror que foi temperado com elementos psicológicos e religiosos. Não precisa de castelos ou florestas escuras. Seu ambiente é cotidiano metropolitano contemporâneo, com todos os seus malefícios, que são conhecidos, mas que tentamos manter ocultos: a solidão em meio a multidão, a vivência e a desilusão do cotidiano, a depressão, a descrença.  A história não foge ao comum de ninguém. Pelo contrário, ela prova que estamos todos expostos à delegação da perdição. E as trevas podem ter todas as cores. Mesmo verde.

Waverly Hills: A Morada do Mal de Oscar Mendes Filho
   O sanatório de Waverly Hills é considerado um dos lugares mais assombrados das Américas e há anos guarda segredos que ainda não foram revelados. Um grupo de brasileiros decidiu ir até o Estado do Kentucky (EUA) e decifrar esses mistérios. Será que eles descobrirão os motivos de haver tanta maldade naquele lugar ou serão forçados somente a lutar pela sobrevivência?

Passeio Noturno: Volume 1 de Everaldo Rodrigues
   O terror precisa de climas: o farfalhar de uma árvore, o rangido úmido de uma porta velha, o passo logo atrás quando se olha apenas a escuridão à sua frente… Mas o terror também pode surgir em calores estonteantes, em cidades que fervilham… em ambos os casos, entretanto, ele precisa atingir quem menos espera. 

O livro dos Fantasmas de Viriato Padilha
   Assombrosa coleção de verdadeiras histórias sobre alma do outro mundo, lobisomem, mula-sem-cabeça, bruxa, casa mal-assombrada, saci, canto de coruja, choro de menino pagão, uivo agourento de cão, maldição materna, aviso ou sinal de pessoa falecida, carro de enterro parando à porta, pacto com o Demônio, visão, espírito diabólico, episódio em cemitério, aparição, voz de além-túmulo e toda a sorte de fatos sobrenaturais observados por insuspeitas testemunhas.

Necrópole - Histórias de Fantasmas
   Desde que a humanidade começou a formular seus primeiros pensamentos racionais, algumas perguntas pairam sem resposta: Haverá vida após a morte? Existe realmente uma alma imortal? E se existir, poderão algumas delas continuar vagando entre nós, invisíveis, impregnadas de sentimentos conflitantes e por vezes perversos, manipulando nossos medos e povoando nossos piores pesadelos? Em cada uma das sete histórias que compõem este volume uma situação nova surgirá, reacendendo estas dúvidas, jogando-nos de cabeça numa realidade cruel, na qual a morte, ao invés de um alívio, na verdade é o início de um horror ainda maior.

Mausoléu de Duda Falcão
   Anfitrião apresenta Mausoléu de Duda Falcão: “Seja bem-vindo, leitor incauto! Eu sou O Anfitrião! Fico muito contente que você tenha chegado até aqui para conhecer a arquitetura do my master! Nesta obra sepulcral sua ótica humana será ofuscada por visões grotescas. Folheie as próximas páginas... Abra a porta e entre na cripta dos insanos. Durma na pedra fria do Mausoléu e tenha pesadelos eternos, he, he, he, he”. 336 páginas de horror com bruxas, zumbis, lobisomens, vampiros, fantasmas e monstros bizarros!!!

Incrível! Fantástico! Extraordinário! de Almirante
   Quase dez anos desde sua morte, em 1980, surge a primeira publicação dos trabalhos que Henrique Foreis Domingues, o Almirante, realizou para o rádio brasileiro, inéditos em livro. Homem dedicado à pesquisa e à precisão de dados, Almirante se destacou em séries radiofônicas que tratavam de música brasileira, de músicos, de orquestras, da história da música. Seus programas marcaram toda uma geração que aguardava com ansiedade o início das atividades diárias das transmissões radiofônicas, as mais importantes trazendo um "toque" de Almirante. Homem arrojado, Almirante não se contentava com as fórmulas fáceis para agradar o público e, em 1947, iniciou um programa totalmente inédito no rádio brasileiro: O Incrível! Fantástico! Extraordinário!, que se propunha a relatar todo o tipo de experiências inexplicáveis ocorridas com pessoas das mais diversas partes do país. 

Visagens e Assombrações de Belém de Walcyr Monteiro
   "Visagens e Assombrações de Belém" é um livro com a compilação de contos fantásticos e de histórias sobrenaturais e de visagens (fantasmas) que povoam o imaginário amazônico e especialmente da região metropolitana de Belém do Pará.

Não-ficção

Fantasmas e Aparições de Andrew MacKenzie
   Desde sua fundação, a Society for Psychichal Research - que contou entre seus primeiros integrantes com personalidades da importância de Sigmund Freud, de Carl Jung e de Marie Curie - vem colecionando e investigando, há mais de um século, registros de aparecimentos de fantasmas e aparições, assim como de quaisquer fenômenos que tenham relação com faculdades humanas aparentemente inexplicáveis. Andrew MacKenzie, há vários anos membro do Conselho que dirige a Sociedade, examinou a volumosa literatura existente em seus arquivos, ao mesmo tempo em que prosseguia com suas próprias investigações. Seu livro - resultado de vários anos de estudo - começa traçando um esboço geral sobre algumas das teorias formuladas a respeito desses fenômenos, passando em seguida a relatar e a analisar em profundidade alguns dos casos mais conhecidos. Avaliadas as provas, que obedecem a rigorosos padrões de pesquisa, o Autor sugere os rumos que as futuras investigações devem tomar.

 Casas Mal-assombradas de Edvino A. Friderichs
   Entre os fenômenos mais impressionantes para o nosso povo, não familiarizado com estudos parapsicológicos, contam, incontestavelmente, as casas "mal-assombradas". São por tal forma sensacionais que normalmente não se duvida que aqui estejam forcas do além em ação. Só podem ser espíritos, exus ou o próprio demônio, eis a suposição generalizada que virou superstição. Apresento aos leitores uma série de casos com as devidas explicações, que acabarão capacitando o interessado de que não é o demônio, o diabo, algum exu ou espírito maligno que engendra toda essa fenomenologia, e sim uma pessoa dotada de telecinesia e, frequentemente, também de aporte.

1977: Enfield de Guy Lyon Playfair
   Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist. Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair — que viveu muitos anos no Brasil, pesquisou a vida do médium Chico Xavier e tem experiência e conhecimento profundos sobre a popularização do espiritismo e o sincretismo cultural do nosso país — acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram. 

Casas Mal Assombradas de Camille Flammarion
   O autor, conhecido e respeitado astrônomo francês e um dos grandes propagadores do Espiritismo, analisa nesta obra as ocorrências fenomênicas nas chamadas casas mal-assombradas, demonstrando a presença, participação e direta influência dos Espíritos. É livro descritivo-analítico, em que são apreciados vários aspectos dos fenômenos observados in loco pelo próprio autor, que atestam a continuidade da vida após a morte, concluindo pela necessidade de contínuo estudo das ciências psíquicas, sem idéias preconcebidas, ou que se vinculem a conveniências pessoais.

Demonologistas de Gerald Brittle
   Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Como Caçar Fantasmas de Joshua P. Warren
   Por que eles aparecem? Como se manifestam? O que significa identificar e ficar frente a frente com um deles? Há décadas, o pesquisador Joshua P. Warren tem feito estas perguntas a si próprio e descobriu que, apesar de tudo que se tem dito, é impossível identificar conclusivamente a aparição de Fantasmas. No entanto, segundo Joshua, é bastante possível utilizar a ciência para entender as manifestações e aparições deles em nosso mundo real. Em "Como Caçar Fantasmas", Joshua P. Warren, utilizando conhecimentos científicos e paranormais, ensina aos caça-fantasmas, iniciantes ou experientes, técnicas para identificação de energias especiais existentes a nossa volta e que podem ser interpretadas como paranormal. 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A Sentinela possui uma história muito interessante e bem contada. Uma pena ser um tanto desconhecido de muitos leitores. Já Os mortos vivos ao lado de It a Coisa, são meus livros preferidos terror.

    ResponderExcluir