Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Os Meninos de Juan José Plans


Crianças assassinas são um tema comum na literatura de terror, desde que William Peter Blatty mostrou que até uma jovem inocente não está livre das garras do mal, dezenas de obras se basearam na premissa da pureza infantil, ainda não maculada pela sociedade com os conceitos de bondade e maldade, fazendo uma ligação entre a ingenuidade e a selvageria. 

O diferencial dos livros está na própria justificativa das histórias, a violência pueril pode estar associada a um gene hereditário defeituoso, a influência de forças exteriores ou até mesmo a própria insanidade em seu estado mais puro e crú. Dentro deste contexto, Os Meninos de Juan José Plans não traz nenhuma novidade, adultos enfrentando crianças que, por algum motivo ainda não explicado (a justificativa do autor é ótima), se voltaram contra o "mundo adulto" assassinando qualquer um que já tivesse experimentado a puberdade. 

O diferencial do livro está na maneira como a estória é contada, o suspense no início é oferecido em doses homeopáticas, o horror não é explicitado logo de cara, são em pequenas cenas que você capta com a visão periférica, que os verdadeiros segredos da trama são revelados. Logo aquela premissa inicial que parecia tão simples, torna-se complexa, alcançando seu ápice logo na metade do livro e mantendo um ritmo ágil e furioso até as chocantes páginas finais. 

A estória é protagonizada por Malco e Nona, um casal buscando reencontrar a paz dos primeiros dias de matrimônio, em uma viagem para o paraíso idílico das memórias de infância do marido, a ilha de Tha.  Porém o que encontram ao chegar lá é uma visão desoladora, as casas parecem ter sido abandonadas às pressas pelos moradores e os únicos sons de vida que ecoam pelo vilarejo abandonado, são risadas ao longe de crianças. Divididos entre a curiosidade e o medo o casal começa a explorar a ilha, o bônus da história é que Nona está grávida de sete meses, o que torna o processo ainda mais complicado. 

O que se segue é uma inexorável caminhada rumo a carnificina em uma conclusão que tem uma das cenas mais chocantes envolvendo o parto de uma criança. Os Meninos é um livro pequeno e a narrativa rápida e concisa de Juan José Plans faz com que a leitura seja deliciosamente ininterrupta, escrito um ano antes do conto As Crianças no Milharal de Stephen King, hoje é um livro praticamente desconhecido, apesar de seu texto ter envelhecido razoavelmente bem, seus personagens tornaram-se o típico casal clichê das histórias de terror dos anos setenta. 

A única edição nacional é da editora Artenova de 1976, que para variar conta com erros ortográficos ultrajantes. A história foi adaptada para o cinema no mesmo ano com o titulo ¿Quién puede matar a un niño? (Os Meninos) e em um remake de 2012, Come Out and Play (Brincadeiras de Criança). Se você procura uma leitura descompromissada, boa companhia para uma viagem ou uma tarde ensolarada, Os Meninos é a indicação perfeita para você.

   
  Os Meninos (1976) | Ficha Técnica 
   Título original: El Juego De Los Niños (1976)
   Autor: Juan Jose Plans
   Tradutor: Nilo Dante
   Editora: Artenova
   Páginas: 212 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Uau o site ficou muito bonito! Parabéns Rafa! Estou lendo um livro que tem a premissa um pouco parecida com esse: Melodia do Mal de John Ajvide Lindqvist.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Como posso ter uma cópia em DVD " Os menhinos " de Juan José Plans ?
    somlorobi@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro. Gostaria ter o DVD. Assunto nós ensina onde as guerras levam a humanidade. Os menhinos estão revoltados contra os adultos em geral, que dão responsáveis, sem pensar nos filhos e dos filhos dos outros...
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro ontem. Simplesmente magistral. E devo confessar, achei-o superior as crianças do milharal em todos os aspectos.

    ResponderExcluir