Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Coma e emagreça com ficção científica, org. de Isaac Asimov, Martin H. Greenberg e George R. R. Martin


Horror. Nojo. Náusea. Ânsia e Vômito. Essa é receita definitiva de emagrecimento da Ficção-Científica! Isaac Asimov, George Martin e Martin Greenberg se reuniram provavelmente em uma lanchonete movidos ao combustível gorduroso de sanduíches, para reunir contos para uma antologia definitiva que falaria sobre os vícios da comida e obesidade. 

O resultado é Coma e emagreça com Ficção Científica, uma miscelânea de estilos e gêneros com autores que vão desde H.G. Wells até Stephen King. Engraçados, assustadores, insanos e nojentos. Como diz Isaac Asimov em sua introdução Gordura!,  "Você tem excesso de peso e quer perdê-lo? Leia este livro. Você não tem excesso de peso e quer se sentir bem por causa disso? Leia este livro. Mas deguste sua leitura com calma. Não de uma vez. Se você o ler de uma vez, talvez nunca mais coma de novo."

A Vingança de Sylvester de Vance Aandahl
O horror psicológico é o que embasa esta trama claustrofóbica, preso em uma espécie de experimento cientifico maligno o protagonista é forçado a comer sem parar, seu tamanho descomunal lhe nega qualquer possibilidade de fuga. Mas a vingança é doce. E não engorda!

Fazenda de Gordos de Orson Scott Card
Imagine uma realidade em que se pode aproveitar toda a luxúria que o prazer da gula pode proporcionar. Comer tudo o que quiser e puder, sem ter aquele peso na consciência sobre a gordura. Quando sua forma não mais lhe agradar é só ir até a Fazenda de Gordos mais próxima e suas lembranças serão transferidas para um corpo mais jovem e atlético. Parece bom não? Isso é até você descobrir o que é feito com o "antigo corpo".

A Esticada de Sam Mervin Jr.
E se existisse uma cinta que mandasse sua gordura para outra dimensão?

Camelos e Dromedários, Clem de R. A. Lafferty
As mulheres grávidas são obrigadas a comer por dois durante a gestação, mas diferente dos obesos normais depois de nove meses ela praticamente se divide quando dá a luz a uma nova vida. Mas e se isso acontecesse com todas as pessoas? Quer dizer, e se fosse possível eliminar peso em forma de uma nova pessoa?

O Campeão de T. Caraghessan Boyle
Comer. Esse é um esporte para gordos. Mas qual é o limite para a competição?

A Verdade Sobre Pyecraft de H. G. Wells
Aquela velha receita de sua avó de emagrecimento. Misture algumas ervas com isso e pouco daquilo. Tome em determinados horários e seus problemas com peso irão acabar. E se essa receita realmente funcionasse? Mas não da maneira esperada? Mantendo a mesma aparência seu corpo começa a perder peso, até pesar menos que o ar...

O Chanceler de Ferro de Robert Silverberg
O mais difícil das dietas é controlar a ansiedade de comer, trancar armários e geladeiras pode vir a funcionar mas nem sempre com êxito. E se pudéssemos ter alguém que cuidasse da nossa dieta, alguém resistente a reclamações e a pedidos desesperados? Quem sabe um robô? Sim, não seria maravilhoso? Mas e se esse robô apresentasse um defeito mortal?

O Homem que Comeu o Mundo de Frederik Pohl
Consumir. Um retrato bastante ácido e critico da nossa sociedade. Quando nem um mundo pode saciar nossa fome de consumidor.

Gregory da Gladys de John Anthony West
Sabe a diferença entre o homem solteiro e o casado? O peso! Alguns quilinhos a mais são reflexo de esposas devotadas com a alimentação de seus maridos. Ou é o que elas querem que nós pensemos. E se por trás de tudo estivesse uma grandiosa competição secreta para ver quem engorda mais seu marido Com um final assustador é o meu conto preferido do livro. 

O Despachante de William Morrison
E se a fome não tivesse fim? Na verdade para cada grama de comida que você ingerir você perderá um grama de massa corporal. Como lidar com uma situação dessas?

O Monstro do Leite Maltado de William Tenn
Uma menina que sofre com problemas na escola por ser "gordinha". O namorado de sua professora do primário. O monstro do leite maltado. E uma história de horror. 

Estação Abercrombie de Jack Vance
Antigamente ser gordo era sinal de prosperidade e boa saúde mas com a descoberta dos perigos da obesidade esse estereótipo de beleza acabou sendo abolido da sociedade. Mas e se ser gordo estivesse na moda e a magreza fosse vista com estranheza novamente?

A Fazenda Alimentar de Kit Reed
As fazendas alimentares são reconhecidas por serem centros de tratamento onde pessoas obesas fazem exercícios e perdem peso não é? Não. Na verdade são mais parecidas com uma prisão, onde um bando de obesos é torturado com a fome e forçados a fazer exercícios até a exaustão. E se o pessoal de lá se revoltasse?

O Artista da Fome de Scott Sanders
Um conto muito bem escrito sobre como a mídia pode nos influenciar com relação às aparências. Às vezes a mesma pessoa que é dona de spas e centros de emagrecimento também controla a rede de fast-foods presente em cada esquina. Afinal os dois estabelecimentos estão interligados não estão? Não há um sem outro.

Ex-Viciados Ltda de Stephen King
No conto de Stephen King vício é o tema principal e a gordura apenas um reflexo do mesmo. Um empreendimento ambicioso emprega uma técnica pouco ortodoxa para fazer com que os fumantes larguem seu vício. Quer participar?

   
  Coma e Emagreça com FC (1984) | Ficha Técnica 
   Título original: The Science Fiction Weight-loss Book (1983)
   Organizadores: Isaac Asimov, Martin H. Greenberg e George R. R. Martin
   Tradutores: Domingos Demasi, Gilson Koatz e Walderez Duarte 
   Editora: Marco Zero
   Páginas: 324 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá, Rafa!!
    Não conhecia esse livro e desde que vi no skoob que estavas lendo-o fiquei esperando a resenha. E agora ele entrou definitivamente na minha lista. Já o comprei até ^^
    Excelente resenha e obrigada pela dica!!
    Abraço =*

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Cara! Que livro!!! Que autores!!!
    Já coloquei nos desejados e irei comprar com certeza. Tô pra lá de convencida.

    Amei a dica ;)

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Realmente vai ser difícil ler esse livro rapidamente se todos os contos estiverem no mesmo nível de "Ex-Viciados Ltda".

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito bom. Os contos despertaram o meu interesse e com certeza estarei dando uma vasculhada nos sebos. Da referida coletânea conheço apenas "Ex-Viciados Ltda" que na coletânea de contos "Sombras da Noite" de King foi publicado como "Ex-Fumantes Ltda". Gostei tanto do conto que acabei assistindo ao filme "Olhos de Gato" lançado no circuito doméstico em 1985. O filme apresenta três histórias curtas de encher os olhos, todas de autoria do mestre do terror: "Ex-Viciados Ltda", "O Ressalto" e "O General".
    Valeu pela excelente resenha e também pela dica!
    Abcs!!

    www.livroseopiniao.com.br

    ResponderExcluir