Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Relatos Macabros de Oscar Mendes Filho


Oscar Mendes Filho é conhecido por sua característica de narrar histórias de um modo simples e direto, com a carga necessária de detalhes e pinceladas em ambientações para tornar a trama verossímil. O tipo de relato  sobrenatural que você ouviria de um amigo ou conhecido. Essa simplicidade narrativa oferece o tipo de experiência de leitura que o fã de leitor mais anseia, a aproximação empática com o horror da história associando-o ao seu próprio cotidiano.

Isso pode ser verificado em suas obras anteriores, como  Sombras do Castelo, onde o limite da sanidade humana é testado quando a curiosidade ultrapassa o medo, resultando em um assustador contato com o sobrenatural; e Waverly Hills, um lugar amaldiçoado pela maldade dos homens que se alimenta da ignorância dos incautos. 

Relatos Macabros não é diferente, são treze histórias marcadas por situações que desafiam a imaginação e arrepiam por dialogar diretamente com uma memória que reconhece a tipologia daquele relato, correlacionando-o com algo já ouvido, visto ou até mesmo vivido. A sensação que perpassa a leitura é a de estar ao lado dos próprios protagonistas, espelhando suas emoções e sensações. Os contos são ágeis e curtos, perfeitos para serem devorados naquela naquela madrugada solitária e escura onde a imaginação está pronta para se deleitar com a mágica ilusão das histórias de terror.

Quem nunca sentiu o coração disparar quando entrou em uma rua escura e teve a impressão de que  há alguém atrás de você, mesmo aquele caminho estando completamente vazio e imerso na semi escuridão das ruas solitárias da cidade à noite? Ou ficou arrepiado quando o canto do olho capturou um movimento ou um vulto rápido que se escondeu em meio às sombras de um aposento escuro?

É uma espécie de sentido primal, remanescente do período em que a humanidade enfrentava a noite pré-histórica e tinha que sobreviver a inúmeros perigos, inexplicável cientificamente, mas que quase sempre funciona como um alerta. É aquele arrepio quando o ambiente esfria subitamente. São essas sensações que acompanham os personagens dos relatos de Oscar Mendes Filho, repletas dos resultados horríveis de se ignorar tais sensações

Entre todos os contos o que mais me impressionou foi Estranha Presença, onde o protagonista escrevendo uma história em seu computador começa a sentir a estranha sensação de ser observado por alguém, mais do que isso, a certeza de que se virar para olhar irá se deparar com uma visão que lhe fará questionar sua sanidade. É impossível não experimentar a mesma sensação.

Outros contos perturbadores são A Visita do Pastor, onde um homem de fé coloca o poder de sua crença em jogo e Câmera Perturbadora, relato no qual um pai descobre as verdadeiras razões dos pesadelos de seu filho. Oscar Mendes Filho mais uma vez conseguiu unir uma leitura ágil e interessante com os arrepios das cenas sobrenaturais, a escuridão esconde muitos monstros e Relatos Macabros revela alguns deles.

   Relatos Macabros (2013) | Ficha Técnica 
   Autor: Oscar Mendes Filho
   Editora: Independente
   Páginas: 66 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (8/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Já gostei do fato de o autor ser brasileiro, mas não sou um grande conhecer de literatura de horror/terror, então não sei se começaria pelo livro dele. Como o livro é pequeno, porém, acho que me arriscaria.

    PS: talvez eu seja facilmente impressionável hahaha.

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha do livro, adoro esses livros macabros, na verdade, adoro tudo relacionado a terror. Com certeza irei dar uma chance para ele. A dica já está anotada aqui.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir