Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Os Melhores Livros de Terror sobre Casas Assombradas


Casas assombradas são elementos que fazem parte da cultura de qualquer lugar no mundo, todo bairro que se preze possui uma lenda envolvendo aquele casarão antigo e abandonado que jaz como uma pústula desafiando incautos a adentrarem seus domínios, na literatura essa fascinação não foi diferente, os autores expurgaram seus pesadelos e fantasmas mais obscuros em obras que transbordam horror e sustos, invocando todo o tipo de assombrações. 

É um tema bastante explorado nos idos dos anos setenta e oitenta, ápice do horror sobrenatural onde fantasmas e demônios eram acompanhados de textos gore, com cenas macabras o suficiente para viciar o leitor em terror e garantir vida eterna a alguns romances e autores.  Atualmente o gênero seguiu uma vertente mais realista e o caráter fantástico das casas assombradas se modificou, espíritos e possessões se tornaram clichê, e o novo e exigente leitor de horror deseja inovação e a garantia de sustos e arrepios através da surpresa. 

O Iluminado de Stephen King

Não se pode falar de lugares assombrados sem citar a grandiosa obra de Stephen King e seu assustador Overlook Hotel. Em especial essa possui um apelo maior por ser um dos primeiros livros que li e ser o divisor de águas que fez surgir à paixão pelo terror e suas vertentes em minha vida. O Hotel assombrado surge como uma entidade maligna que se aproveita das fraquezas humanas para assumir o controle da psique fazendo com que sua vítima realiza atos terríveis em nome de sua saciedade de horrores.

Stephen King consegue criar um ambiente sobrenatural ao mesmo tempo em que desconstrói a personalidade de seus protagonistas através de sua crescente loucura. Com direito a aparições sensuais e horríveis, como a mulher na banheira e a um baile fantasmagórico, O Iluminado é presença obrigatória em listas do gênero. De Stephen King leia ainda 1408 e Saco de Ossos.

Horror em Amityville de Jay Anson

Quando se fala em casas assombradas, a de Amityville é uma das primeiras que surge na mente dos fãs de horror. Na década de setenta o livro escrito por Jay Anson, baseado nos supostos fatos reais que acometeram a família Lutz em sua curta estadia na casa, assombrou a imaginação de muitos leitores. 

O livro segue uma linha mais realista de acontecimentos narrando aos poucos às pequenas coisas estranhas que acontecem com a família, barulhos estranhos, objetos caindo de lugares, janelas e portas se abrindo sem motivo algum ou contato com qualquer interferência externa. Muitos criticam a veracidade dos fatos, mas o indiscutível é que o livro possui um ambiente sombrio que envolve o leitor. Horror Em Amityville foi uma das leituras mais tensas que já fiz, é só durante as cenas de tensão que você consegue notar o silêncio que o envolve...

A Assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson

Shirley Jackson escreveu um dos melhores livros sobre casas assombradas que, no entanto caiu no esquecimento entre leitores brasileiros, publicado unicamente na Coleção Mestres do Horror e da Fantasia jaz perdido em estantes empoeiradas de bibliotecas e lojas de livros usados a preços absurdos. A Assombração da Casa Da Colina é um dos livros que experimentou pela primeira vez a questão da expedição de um grupo de cientistas e paranormais a uma mansão que possui fama de mal assombrada em busca da resolução do mistério. É o grande livro do "talvez" ou "quem sabe", porém com a melhor abertura de um livro de terror de todos os tempos. Se tornou um dos meus clássicos favoritos.

Hell House: a Casa Infernal de Richard Matheson

Richard Matheson trilha os mesmos caminhos que Shirley Jackson, porém, enquanto ela opta por seduzir a imaginação do leitor deixando as visões de horror para a mente completar a partir das peças que oferece, concebe uma visão mais explícita com aparições e horrores realmente visíveis. A diferença dos livros está no objetivo de suas expedições e seus consequentes resultados, os pesquisadores de Matheson querem descobrir se realmente existe vida após a morte, para isso irão documentar os estranhos eventos que ocorrem na Mansão Belasco.  Também é uma leitura obrigatória do gênero. Apenas para concluir a questão de expedições a casas assombradas, é interessante assistir o filme Rose Red que possui roteiro do próprio Stephen King, que faz muitas homenagens a essas duas obras.

A Mulher De Preto de Susan Hill

Muitas histórias de assombrações se baseiam na visão de uma figura feminina trajando vestes que a definem como fantasmagórica, sejam elas brancas ou negras sempre estarão esvoaçantes evocando horrores além da imaginação, mas também algumas vezes com toques de sensualidade. Muitas vezes são fantasmas de mulheres desiludidas, seja por amor ou uma perda dolorosa, não conseguem encontrar descanso até que o culpado de sua morte seja punido ou a vingança concretizada. Susan Hill evoca uma criatura assustadora que assombra um vilarejo a gerações e narra à descoberta de um homem de um mundo sobrenatural que se descortina diante de seus olhos. É um bom livro, possui um clima que envolve o leitor e provoca arrepios.

Ghost Story de Peter Straub 

Peter Straub escreveu Ghost Story para se tornar o cânone das histórias de fantasmas, a complexidade das tramas que envolvem os fantasmas que assombram a pequena cidade é grandiosa, são inúmeros personagens que se cruzam atravessando o tempo para desvendar o mistério que envolve a morte de uma mulher. Famoso ser detalhista, Straub surpreende o leitor com as descrições de fantasmas que estão entre as melhores que já li. Não é um livro de leitura fácil ou rápida, mas cada página vale a pena.

O Desfiladeiro do Medo de Clive Barker

Clive Barker escreve uma história de fantasmas diferente de todas, reconhecido por sua imaginação prodigiosa capaz de criar as mais horrendas criaturas é a mente por trás da deturpada forma de prazer dos Cenobitas e criador dos Livros de Sangue. O Desfiladeiro do Medo evoca a imagem de fantasmas pessoais que se misturam com impressões deixadas para trás por aqueles que já morreram para construir uma sobrevida maldita que ultrapassa os conhecimentos científicos, uma de suas cenas mais brutais é uma orgia de fantasmas que envolve os animais selvagens da região do Canyon, mostrando assim como surgem as criaturas amorfas, partes de animais misturadas com partes humanas, que vivem por lá.

A Sentinela de Jeffrey Konvitz

Pouco se pode dizer deste livro sem estragar a surpresa de seu enredo. Confesso que a história foi melhor do que esperava e que a revelação do porque do título é ótima. O autor conseguiu enganar direitinho o leitor com uma narrativa bastante tradicional que acompanhava as alterações que há na vida de uma modelo quando ela se muda para um novo apartamento. Aos poucos quando acaba conhecendo melhor seus vizinhos descobre coisas horríveis.

Waverly Hills: A Morada do Mal de Oscar Mendes Filho

Oscar Mendes Filho escreveu um livro rápido e assustador com ar cinematográfico dos chamados "found footage" no qual relata uma expedição de brasileiros que está em busca de aventuras no antigo e assombrado sanatório de Waverly Hills. Um lugar real com uma fama grandiosa de ser lar de espíritos raivosos que foram mortos enquanto ainda eram pacientes do local e estavam imersos em sua doença, vitimadas pelas experiências que ocorriam lá. A história consegue arrancar bons sustos e arrepios. 

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Só clássicos nessa lista!
    E o mais surpreendente é ter um nome nacional entre tantas feras já consagradas da literatura.
    Preciso conferir!

    ResponderExcluir
  2. Como expressar o que sinto ao ver uma obra minha ao lado de monstros como Clive Baker e Stephen King?
    Reconhecimento, é tudo o que um autor procura.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, a lista ficou incrivelmente boa, bem completa com todas as grandes casas assombradas da literatura e de bônus temos um autor nacional entre eles. Preciso conferir!!!

    ResponderExcluir
  4. Desses livros aí só não tenho A Assombração da Casa da Colina. Já li O Iluminado, Os Mortos Vivos e a Casa Infernal; sendo desses três o meu preferido Os Mortos Vivos, que achei espetacular.
    Maurilei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço pra ter esses livros? Vc tem digital? Manda pro meu e mai por favor. rosalvo2008aa@hotmail.com

      Excluir
    2. Como faço pra ter esses livros? Vc tem digital? Manda pro meu e mai por favor. rosalvo2008aa@hotmail.com

      Excluir
  5. Patricia Aparecida Katz19 de agosto de 2014 às 16:30

    Dizer que alguns desses livros são os melhores sobre casas assombradas é chover no molhado, a surpresa ficou por conta do autor Oscar Mendes Filho.
    Vou conferir a dica.

    ResponderExcluir
  6. terminei de ler "os mortos vivos" recentemente e ... pqp que livro foda! Coloco ele no mesmo patamar dos melhores livros de King. Alias só li esse livro por causa da indicação desse blog, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de indicar também o livro "A Casa Sobre o Abismo" de William H. Hodgson. É um livro bem fininho, de umas 190 páginas aproximadamente. É bem interessante, apesar de ter uma parte bem descritiva sobre o espaço sideral, que talvez canse os não acostumados a tais descrições.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido alguns livros dessa lista e fui atrás desse Waverly Hills. Concordo que ele mereça estar entre os melhores, o livro é mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Ah, indicando um livro de casas assombradas, tem o clássico do Henry James, "A Volta do Parafuso" que rendeu a excelente adaptação cinematográfica "Os Inocentes". Recomendo muuuuuito!

    ResponderExcluir
  10. Eu indico "fim do jogo" q é o melhor de casa mal assombrada q ja li e neste livro os personagens tentam sair e não conseguem, ela é tipo uma prisão.

    ResponderExcluir
  11. Só não tenho o nome do autor pq depois de ler troquei em sebo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank Peretti e Ted Dekker, Ed. Thomas Nelson Brasil, 2007

      Excluir
  12. Uma lista digna de arrepios.Mas alguen conhece algum livro ou lenda sobre Historia Nacional?

    ResponderExcluir