
FĂȘnix: A Ilha foi uma surpresa, a expectativa era de que fosse apenas mais um livro de temĂĄtica juvenil, com protagonistas adolescentes e todos os tĂpicos ritos de passagem desta fase. PorĂ©m Ă medida que o enredo se desenvolvia, a histĂłria foi se mostrando diferente, nas pĂĄginas iniciais todos os citados acima aparecem, porĂ©m quando a primeira morte acontece Ă© que a realidade se abate sobre o leitor. John Dixon possui uma escrita bem leve, intercalando cenas de tensĂŁo com diĂĄlogos concisos e diretos, cria um livro de leitura e empolgante com vĂĄrias surpresas atĂ© o enigmĂĄtico final, que a meu ver Ă© o trunfo da trama abrindo espaço para os demais volumes.
A Ilha FĂȘnix Ă© o Ășnico lugar no planeta que para se chegar ao Inferno precisa-se subir de elevador, lar dos piores delinquentes juvenis, aqueles que a justiça desistiu de tentar recuperar, Ă© uma espĂ©cie de detenção-acampamento, onde os jovens aprendem noçÔes de obediĂȘncia e cooperação Ă moda do exercito. Sua localização Ă© desconhecida, sabe-se apenas que nĂŁo Ă© solo americano, e o espanhol falado por alguns empregados delimita as opçÔes, sendo assim as leis americanas nĂŁo valem para aquele lugar.
A ilha FĂȘnix possui seu prĂłprio cĂłdigo espartano de sobrevivĂȘncia, comandada por uma pequena elite de sĂĄdicos, alguns deles ex-alunos, que irĂŁo transformar cada segundo da vida dos jovens em um pesadelo infernal. Os protagonistas descobrem que se conseguirem passar por tudo aquilo, ao completar a maioridade ganharĂŁo a liberdade e a ficha limpa de todas as acusaçÔes, porĂ©m a ilha parece esconder vĂĄrios segredos, atrĂĄs da beleza do verde uma podridĂŁo negra escorre, mentiras sĂŁo contadas e puniçÔes extremas sĂŁo realizadas apenas para deleite dos comandantes. EntĂŁo a barreira que cria a ilusĂŁo que esconde a verdadeira realidade da ilha FĂȘnix começa a se esfarelar e o que leitor descobrirĂĄ o deixarĂĄ perplexo.
O resultado final nĂŁo Ă© um livro espetacular que vai entrar na lista dos mais vendidos e tambĂ©m certamente nĂŁo irĂĄ agradar a todos os leitores, porĂ©m faz o seu papel principal que Ă© ser uma leitura deliciosa e divertida, alĂ©m de escape fugaz da realidade. Os leitores de sci-fi se identificarĂŁo mais com o estilo do autor, porĂ©m o tema no primeiro livro Ă© apenas apresentado e suas bases sĂŁo lançadas para as continuaçÔes cujo enfoque serĂĄ mais preciso e direto. Um livro que fala sobre os principais valores que regem a nossa vida, o conceito de amizade e sacrifĂcio, alĂ©m das escolhas que a vida adulta impĂ”e. Ă uma histĂłria que começa leve, mas vai ganhando ares obscuros atĂ© as pĂĄginas finais. Aguardando a continuação.

FĂȘnix: A Ilha (2014) | Ficha TĂ©cnica
TĂtulo original: Phoenix Island (2014)
Autor: John Dixon
PĂĄginas: 336 pĂĄginas
Tradutora: Camila Fernandes
Editora: Novo ConceitoPĂĄginas: 336 pĂĄginas
3 ComentĂĄrios
Parece uma mistura de "O senhor das Moscas" (livro/filme) com um filme "Ilha: A prisão sem grades". Vou procurar saber sobre essa série "INtelligence" que dizem que é baseada nele. Jå viu?
ResponderExcluirA série é ótima!! Mas não tem muito a ver com o livro, a não ser o fato de ter o chip implantado na cabeça do personagem principal
ExcluirBom pelo que pesquisei durante a leitura a série parece tomar rumos totalmente diferentes do livro ou talvez seja baseada nas continuaçÔes, não sei. Mas é bem diferente de O Senhor Das Moscas, pelo principal fato de que existem adultos na Ilha que controlam a espécie de sociedade criada lå. Mesmo assim é uma boa leitura :)
ResponderExcluir