Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine


O Circo Mecânico Tresaulti é livro poético, a impressão que tinha durante a leitura é a de um poema transformado em prosa, com uma leitura ágil mas que definitivamente não é fácil. Genevieve Valentine tem uma maneira quase surrealista de escrever, a imagem central da história é construída por pequenas cenas que se desenrolam muita vezes sem seguir uma determinada linha do tempo, surgindo como lembranças que encaixam suavemente no presente explicando a dando forma as atitudes e ações dos personagens. 

O protagonista do livro é sem dúvidas o Circo que tem sua história contada aos poucos através dos olhos daqueles que o formam, suas atrações e seus espetáculos. Um livro cheio de camadas e pequenas histórias que não se unem como tradicionalmente se espera, mas se complementam instigando o leitor a chegar até seu amago em busca de respostas.

Primeiramente o cenário sobre o qual a aventura se desenrola é bem construído. Como King diz, é o mundo que seguiu adiante. Mas neste caso ele está ainda caminhando, a partir da realidade que conhecemos para um futuro indistinguível, andando rápido e a passos largos. 

Após muitas guerras as cidades foram arrasadas, destroços de um tempo nostálgico que permanecem como gigantescos cadáveres de pedra ruindo aos poucos sob a ação da natureza, enquanto o que sobrou da humanidade apenas sobrevive buscando levar cada adiante da melhor maneira possível. O governo é algo bastante instável pois revoltas e rebeliões são quase diárias e muitas vezes já nem mais diferença o título de governante.  

A tecnologia regrediu e coisas fúteis e simples pararam de ser fabricadas como tintas e alimentos outrora tão comuns, o mundo perdeu suas cores e com a guerra seu sorriso. É nesse mundo devastado que surge o Circo. Suas cores e atrações mecânicas são algo novo.  A importância do entretenimento em um mundo desses é algo que cujo valor a principio não sabemos comensurar, mas seres mecânicos, quase indestrutíveis e imortais, podem despertar a cobiça de muita gente.

A leitura do livro se torna uma  experiência totalmente desafiadora. O romance não se prende a uma linha narrativa, é quase como assistir a um filme a partir do seu meio retrocedendo e avançando conforme as dúvidas vão surgindo mas sob completo domínio do diretor que escolhe 'o que' e o 'quanto' você pode ver. 

As convenções tradicionais narrativas são todas ultrapassadas, temos um narrador em primeira pessoa com intromissões de narradores em terceira que sem nenhum aviso prévio jogam o leitor através de uma viagem por flashbacks. Na verdade é bem fina a linha entre passado/presente/futuro no livro.  A história se desenrola em lampejos que são rápidos mas fortes o suficiente para deixar a impressão de que você finalmente encontrou um fio da trama central, para quando menos esperar perde-lo em meio a tantas "sub-histórias" seguintes. 

Ao mesmo tempo em que isso ocorre existe uma trama bem definida que se conclui de uma forma bastante significativa no final. Os personagens são convincentes e humanos, cada um possui sua história e as razões por trás de suas ações. Mutilados pela guerra seja fisicamente ou psicologicamente todos acabam no circo e se tornam uma simbiose viva com o metal, que lhes permite feitos incríveis que encantam a plateia. 

Mas onde é que o homem começa e termina a máquina? Até onde sentimentos e sensações são preservados na mudança que ocorre nos artistas do Tresaulti? É um livro que recomendo sinceramente, tanto pelo seu conteúdo como a abordagem do gênero distopia apocalíptica adotado pela autora. O Circo Mecânico Tresaulti é um conto sobre a humanidade, o significado de ser humano e as escolhas que temos que fazer sobre a vida.

   
 O Circo Mecânico Tresaulti (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti (2011)
   Autora: Genevieve Valentine
   Tradutor: Dalton Caldas
   Editora: Darkside Books
   Páginas: 320 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

33 Comentários

  1. Há tempos queria ler esse livro, e só tinha lido a sinopse, agora me deu mais vontade ainda!
    Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, fico feliz. Se gosta de uma leitura diferente e de distopias vai adorar o livro. Ele é ótimo para quem sabe apreciar a escrita da autora

      Excluir
  2. Quando esse livro foi lançado não tive muita vontade de ler, a resenha do site aonde eu ia comprar não tinha nada especificado, era uma resenha de 10 linha no máximo.

    Lendo sua resenha já tive outra visão desse livro, e fiquei muito interessado em ler o mesmo, parabéns pela resenha, esta bem especifica e clara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Para isso serve um bom blog, fazer os leitores conhecerem melhor determinada obra e ter vontade de ler.

      Excluir
  3. É minha próxima leitura. Não imaginava que iria abordar essa coisa apocalíptica e distópica.
    Agora eu enlouqueci, Tá aí temas que amo!!
    Resenha incrível! Ainda bem que já tenho o livro, senão teria que correr pra comprar!

    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado :) Haha se há uma sensação terrível é esta de ler uma resenha falando bem do livro e não poder lê-lo imediatamente! O livro aborda sim mas não na visão da guerra ou do fim de todas as coisas mas sim o fim da humanidade, de cada um como ser humano

      Excluir
  4. Pelo que li, O Circo Mecânico Tresaulti me parece bem interessante, e no meio de tantos outros que tenho em minhas prateleiras, pode-se dizer que ele vai para a ala das pérolas. Cada detalhe, cada gravura, cada palavra pode gerar uma transformação magnifica na mente das pessoas. Eleve o poder de um livro; eleve o poder do livro! Fico feliz com sua iniciativa, Rafa, de criar estas resenhas maravilhosas de livros mais que perfeitos. Boas noites :) Passar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de detalhes o livro está cheio! A começar pela edição da DarkSide magnifica cheia de ilustrações e com um miolo especial de papel de qualidade. Obrigado pela divulgação fico feliz que gostou.

      Excluir
  5. P.S.: Divulgando o Blog na minha Page. Curtam!
    https://www.facebook.com/pages/Paradise-Reading/592461697431832

    ResponderExcluir
  6. Ainda não havia ouvido falar sobre este livro, parece ser interessante. A resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Eu estou muito feliz por ter encontrado FINALMENTE um blog com resenhas de livros de terror, e com ótimo conteúdo ainda por cima... Este livro já está na minha wishlist a um bom tempo, alias todos os livros da Darkside (quase todos), estão na minha wishlist. Estou achando surpreendente cada novo título lançado por eles. Além de ótimas histórias, os livros tem capas muito lindas. Adorei, TO SEGUINDO AQUI, é claro... feliz da vida que agora vou poder ler resenhas do meu gênero literário favorito.

    Xoxo
    Wild Foxx

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha,já estava loca para ler esse livro agora então....kkkkk
    beijos
    ah,me segue http://livrosoutrasdrogas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal, gostei do blog já que adooro terror!! hahahaha
    O livro de primeira não me chamou muita atenção. Na verdade eu achei que tinha algo haver com Laranja mecânica,rs.
    Eu gosto de livros que ficam indo e voltando nos acontecimentos. Pretendo ler! Curti a resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também numa primeira olhada não me interessei muito mas como é um lançamento da Darkside decidi dar uma chance e não me arrependi ;) Obrigado pela visita

      Excluir
  10. Ótima resenha, Rafa... Ainda não li esse livro, e por causa da resenha me interessei em ler.
    Linkei seu blog no meu, gosto muito do seu trabalho!
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas visitas Rodolfo! Fico feliz que goste do blog, é de fã para fã rs obrigado

      Excluir
  11. Adorei a resenha. Você escreve muito bem. Tinham me indicado esse livro e sua resenha me deixou ainda mais interessada. Me disseram que esse livro era meio Steampunk, você, que leu o livro, concorda que se encaixa nesse gênero?! Depois de ler a resenha, estou achando que não.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( se puder me segue lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bell... Bom O livro está mais para distopia que Steampunk não li muito desse genero mas acho que o que qualifica são as máquinas a vapor que nesta história são inexistentes.

      Excluir
    2. Foi o que eu imaginei. Como me disseram que era Steampunk ainda tentei imaginar as maquinas a vapor. As vezes o pessoal quer indicar livros do gênero e acabam falando ser ter certeza. Obrigada pela resposta. Beijos.

      Excluir
  12. Parece bom mesmo, gosto de livros assim, fiquei com vontade de ler!
    Ótimo texto, bjs
    Nicole

    ResponderExcluir
  13. Quero MUITO ler esse livro! Desde antes do lançamento está na minha lista! Adorei a resenha (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já tinha me apaixonado pela capa... amei a resenha... preciso deste livro..

    ResponderExcluir
  15. Entrando para minha lista de "Livros desejados" :D

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa!
    Passando aqui pra conhecer seu blog..adorei tudo!
    Quanto ao livro..eu amo a capa dele e ele ta na minha lista já..espero ler em breve.
    Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Estou passando aqui pela sua indicação no skoob, adorei o seu blog e também a sua resenha. Estou seguindo o blog!
    Confesso que já queria ler antes, mas agora já coloquei ele na frente dos outros na lista.

    Bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  18. Olá Rafa! Obrigada pela indicação que você deixou para mim no Skoob.
    Está de parabéns pelo blog, e também por escrever tão bem. Você consegue nos convencer pelas palavras. Já tinha dado uma olhada no livro. Li a sinopse e achei muito interessante. Depois de ler a resenha da obra feita por você, fiquei ainda mais interessada. Agora, O Circo Mecânico passa a fazer parte dos livros mais desejados da minha lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. A resenha está ótima! Parabéns!
    O livro é muito bom, confesso que me surpreendeu, não esperava muito, mas acabei lendo em dois dias e fiquei com aquela sensação de "quero mais".
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a resenha. Parabéns! Estou muito interessada em ler esse livro. Já estou familiarizada com a ideia de "mundo que seguiu adiante", pois em breve, iniciarei a leitura do sétimo livro da Torre Negra. Gosto desse tema. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  21. muito bom mesmo, com certeza irei ler este livro

    ResponderExcluir
  22. Estou super afim de ler essa livro. Me parece ser muito ótimo.

    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como sempre suas resenhas fazendo um BOOM na minha cabeça e me dando vontade de comprar o livro no mesmo instante!! Espero que tenha na livraria senão vou ter de encomendar u.u Parabéns pela resenha, beijinho :*

    ResponderExcluir
  24. Puxa, achei um livro muito raso, fique na expectativa de acontecer algo, mas é muito monótono. Sem aprofundamento nos personagens e na própria trama.

    ResponderExcluir