Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Oceano No Fim Do Caminho de Neil Gaiman


O Oceano no Fim do Caminho é um livro comovente, poético, nostálgico e principalmente absorvente, é difícil parar a leitura até devorar as linhas finais das mais de duzentas páginas que compõe a edição brasileira do livro. Neil Gaiman é um escritor com uma imaginação bastante forte que consegue captar nuances da personalidade humana nas mais diversas formas e transformar em palavras, de uma maneira tão magnifica e encantadora que a leitura de seus livros se torna extremamente prazerosa. 

Nesta estória em questão, o autor, consegue descrever sentimentos presentes na nossa infância com uma riqueza de detalhes nostálgicos, desde os medos até as pequenas percepções que iniciam a nossa passagem da infância a adolescência, o prazer em coisas simples e o véu de inocência que nos cobre os olhos diante do mundo adulto em sua estranha existência. Uma fábula de horror bastante poderosa em sua moral. O enredo é bastante simples e a primeira vista parece até um romance infantil, parecido com Coraline, mas uma análise mais aprofundada demonstra que esse é um livro para adultos tanto em sua temática como mensagem que o autor tenta passar, porém a linha entre os dois gêneros é bastante tênue e opiniões diferentes podem ser formadas através da diferente idade dos leitores. 

Não sou velho o suficiente para me identificar com o protagonista, mas sou o suficiente para sentir o tom nostálgico e realidade em sua "voz", com os anos as lembranças da infância se tornam mais distantes e parecem se soterrar em meio às novas experiências que a vida proporciona, porém às vezes um cheiro, uma música ou uma imagem parece puxar do fundo da mente um pequeno fio de memorias que logo se tornam um tsunami de sentimentos e emoções. É em um desses momentos que conhecemos o nosso protagonista.

Não quero revelar nenhuma das surpresas da história, a sinopse contém informações suficientes para aguçar a vontade de ler sem dar muitos spoilers sobre o enredo. A magia do livro é a leitura cega que se apresenta uma estrada de muitos caminhos, mas todos convergem para o Oceano no fim. É um livro necessário que nos faz refletir acerca de todos os acontecimentos da nossa infância que nos transformaram no que somos hoje, todos os medos e as vitórias, os sorrisos e as lágrimas, mas principalmente nossos lugares mágicos naquela época, onde adultos não entravam e nossa imaginação ganhava vida.

   O Oceano No Fim Do Caminho (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: The Ocean at the End of the Lane (2013)
    Autor: Neil Gaiman
   Tradutor: Renata Pettengill
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 208 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muitas vezes, uma coisa minúscula me faz lembrar de algo do passado, que me faz lembrar de outro algo "que logo se tornam um tsunami de sentimentos e emoções.". Eu sei que se eu ler esse livro vou me fissurar - a tua opinião sobre o livro deixou isso bem claro - Vou me fissurar.
    Valeu essa resenha! Suas resenhas sempre valem, sempre são muito belas e nada cansativas. Parabenos!

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo esse livro e estou me encantando mais a cada página. É realmente uma leitura bem suave e encantadora. Neil Gaiman já havia me ganhado com Sandman, mas seus livros são fantásticos. E se eu já não estivesse lendo esse livro, começaria agora mesmo.
    E mais uma resenha excelente =)

    ResponderExcluir