Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Este Mundo Perfeito de Ira Levin


Este Mundo Perfeito é um clássico distópico desconhecido que alcança o mesmo nível de obras como 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley ao tecer suas críticas à sociedade. Com uma trama ágil e envolvente, Ira Levin, cria uma reflexão profunda acerca do conceito de liberdade. No futuro a sociedade humana vive uma espécie de "tecnocracia" onde todos são controlados por um computador central, o Unicomp.  

Em um primeiro olhar este mundo parece ser perfeito, não há mais guerras entre nações, todos se uniram em apenas uma grande “família” sem nacionalismo e religião vivendo harmoniosamente; não há mais preconceito, pois através da genética todos são modificados para ter uma aparência próxima e o todos contribuem socialmente e ninguém é inválido ou desempregado.

Para alcançar esse estado de "harmonia" algo importante foi sacrificado. A liberdade. Escolha é uma palavra que não existe neste futuro, todas as ações do ser humano são controladas pelo Unicomp. Desde o nascimento, é escolhido um nome e a função na sociedade, todos seus movimentos pela cidade são controlados através de pulseiras magnéticas e por meio de um "tratamento" envolvendo drogas potentes o cérebro é controlado evitando pensamentos acerca de rebelião e liberdade.

Mas há sempre aqueles que não se deixam dominar e de alguma maneira conseguem burlar o sistema e planejar fugas ou possíveis rebeliões. Ira Levin cria personagens curiosamente reais e inquietantes que são o oposto do herói comum, o enredo surpreende até a ultima linha e revela a alma humana em toda sua pureza ou podridão.

Uma das coisas interessantes é que o Unicomp para completar sua lavagem cerebral promove diariamente uma hora de televisão com programas supostamente inocentes, mas que modificam e muito a capacidade de discernir a realidade e de pensar. Coincidência ou não esse horário é exatamente o utilizado pelas emissoras de TV para exibir suas novelas...

   Este Mundo Perfeito (1970) | Ficha Técnica 
   Título original: This Perfect Day (1970)
    Autor: Ira Levin
   Tradutor: Milton Persson
   Editora: Nova Fronteira
   Páginas: 328 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá! Gostaria muito de ler esse livro, pois achei a ideia central muito interessante, porém estou tendo muita dificuldade para encontra-lo, voce poderia me recomendar algum site ?

    ResponderExcluir
  2. Clara e direta, ótima resenha, fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro, que já li 3 vezes (nos últimos 10 anos). O personagem principal, um rapaz, se reúne a mais 4 ou 5 rebeldes e eles escapam. O problema é que o computador os persegue, numa trama magistral.

    ResponderExcluir