Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Goodreads Choice Awards 2017: Indicados e Vencedor na Categoria Horror!


   Com o fim de ano se aproximando se tornam comuns as listas de melhores livros do ano, uma em especial tem tido bastante repercussão aqui no Brasil, o Goodreads Choice Awards, as editoras nacionais estão dando grande destaque para a premiação, que funciona como uma espécie de termômetro sobre quais são os livros em alta lá fora.

   A lista é organizada pela rede social de leitores Goodreads, de modo que todos os indicados e o vencedor são escolhidos pelos próprios usuários em votação aberta, ou seja, se por um lado temos uma lista democrática, cujo próprio leitor é o protagonista da escolha, por outro há uma repetição de nomes, já que os ganhadores, geralmente são aqueles autores que possuem a maior base de fãs. 

   Então mais do que apenas ver a lista dos vencedores é necessário olhar atentamente para todos os indicados em cada categoria, por mais abismal que seja a diferença de votos entre a obra de um autor renomado e a de um escritor desconhecido, é esse olhar que dará a perspectiva completa do que os leitores realmente estão lendo, citando como exemplo os 50,519 votos do vencedor Belas Adormecidas de Stephen e Owen King e os 450 votos de Bone White de Ronald Malfi, o último colocado da lista de indicados em horror. 

   Este ano a Biblioteca do Terror vai trazer a lista detalhada da categoria horror, com os indicados e o grande vencedor. É interessante notar que algumas das obras já foram lançadas aqui no Brasil, como é o caso de Belas Adormecidas de Stephen King e As Sobreviventes de Riley Sager, e outras possivelmente estão a caminho, como Strange Wheater de Joe Hill, Prince Lestat and the Realms of Atlantis de Anne Rice e The Boy and the Bridge de M. R. Carey, a continuação de A Garota que Tinha Dons.

1º Lugar [50,519 votos]: Belas Adormecidas de Stephen e Owen King
   Pelo mundo todo, algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres adormecem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se despertadas, se o casulo é rasgado e os corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria cega antes de voltar a dormir. Em poucos dias, quase cem por cento da população mundial feminina pegou no sono. Sozinhos e desesperados, os homens se dividem entre os que fariam de tudo para proteger as mulheres adormecidas e aqueles que querem aproveitar a crise para instaurar o caos. 

2º Lugar [16,483 votos]: As Sobreviventes de Riley Sager
   Há dez anos, a estudante universitária Quincy Carpenter viajou com seus melhores amigos e retornou sozinha, foi a única sobrevivente de um crime terrível. Num piscar de olhos, ela se viu pertencendo a um grupo do qual ninguém quer fazer parte: um grupo de garotas sobreviventes com histórias similares.

3º Lugar [11,276 votos]: Prince Lestat and the Realms of Atlantis de Anne Rice

   Lestat de Lioncourt não está mais sozinho. Um espírito de outro mundo ressurgiu, tomando posse de seu corpo e alma, sua voz sussurra em seu ouvido, contando uma história hipnótica sobre Atlântida, o grande reino dos tempos antigos... O príncipe Lestat é seduzido pelas promessas de poder deste espírito antigo, mas será que ele pode confiar nele? Por que Lestat, líder dos vampiros, foi escolhido como seu hospedeiro? Cabe a Lestat descobrir a verdade.

4º Lugar [11,191 votos]: Meddling Kids de Edgar Cantero

   1990. Os jovens detetives, uma vez conhecidos como Blyton Summer Detective Club (de Blyton Hills, uma pequena cidade mineira no Vale do Rio Zoinx, em Oregon) estão todos crescidos e não se veem desde o seu fatídico e final caso em 1977. Andy, o bagunceiro, tem vinte e cinco anos e está foragido, em pelo menos dois estados. Kerri, antigamente a mais inteligente da turma, trabalha como bartender em Nova York, enfrentando um problema sério de alcoolismo. Pelo menos ela tem Tim, um adorável cachorro descendente do membro canino original da equipe. Nate, o nerd, passou os últimos treze anos entrando e saindo de instituições de saúde mental e atualmente reside em um asilo em Arhkam, Massachusetts. O único amigo que ele ainda vê é Peter, o atleta virou estrela de cinema. O problema é que Peter está morto há anos. Chegou a hora de descobrir a fonte de seus pesadelos e retornar para onde tudo começou em 1977. 

5º Lugar [10,126 votos]: The Boy on the Bridge de Mike Carey

   Era uma vez,  em uma terra destruída pelo terror,  um menino muito inteligente. As pessoas acharam que o menino poderia salvá-las, então abriram seus portões e o soltaram no mundo. Onde os monstros viviam. Em The Boy on the Bridge, M. R. Carey retorna ao mundo do best-seller, A Menina que tinha dons. 

6º Lugar [10,052 votos]: Lost Boy: The True Story of Captain Hook de Christina Henry

   Há uma versão da minha história que todos sabem. E então há a verdade. Foi assim que aconteceu. Como eu me transformei de primeiro menino perdido - e favorito - de Peter Pan em seu maior inimigo. Peter me trouxe para a ilha porque não havia regras e nenhum adulto para nos importunar. Ele trouxe meninos do Outro Lugar para participar da diversão, mas a idéia de Peter de diversão é mais afiada do que a espada de um pirata. Nem tudo na ilha era diversão e alegria. Nossos vizinhos eram piratas e monstros. Nossos brinquedos eram facas, varas e pedras - os tipos de brinquedos que mordem. Peter prometeu que todos seríamos jovens e felizes para sempre.

7º Lugar [9,316 votos]: Full Wolf Moon (Jeremy Logan, #5) de Lincoln Child

   As lendas, por mais estranhas que sejam, são muitas vezes fundamentadas na realidade. Este foi o princípio orientador por trás da emocionante carreira de Jeremy Logan, o "enigmólogo" - um investigador especializado na análise de fenômenos que não possuem explicação óbvia. Logan muitas vezes se encontrou em situações em que manter a mente aberta poderia significar a diferença entre a vida e a morte, e isso nunca foi mais real do que agora.
   Logan viaja para um retiro de escritores isolados no meio da floresta dos Adirondacks para trabalhar em seu livro quando a comunidade remota é abalada pela terrível descoberta de um trilheiro morto na Desolation Mountain. O corpo foi severamente mutilado, mas a selvageria incomum das marcas de mordida e garras questiona as suspeitas iniciais de um ataque de urso selvagem. Quando Logan é convidado para ajudar na investigação, ele descobre que não faltam suspeitos capazes de tal ataque - assim como habitantes locais dispostos a apontar o dedo e espalhar rumores incríveis, rumores sobre lobisomens. 

8º Lugar [7,655 votos]: The Changeling de Victor LaValle 

   Apollo Kagwa tem sonhos estranhos que o assombraram desde sua infância. Ele é um comerciante de livros antigos com um negócio chamado Improbabilia, e está apenas começando sua nova vida como um pai comprometido e envolvido, ao contrário de seu próprio pai que o abandonou, quando sua esposa Emma começa a agir de forma estranha. Desconectada e desinteressada em seu novo bebê, Emma parece estar exibindo todos os sinais de depressão pós-parto, mas rapidamente fica claro que seus problemas vão além disso. Antes que Apollo possa fazer qualquer coisa para ajudar, Emma comete um ato horrível - além da compreensão de todos os pais - e desaparece.
   Assim, começa a odisseia de Apollo atrás de algo que ele jamais imaginou que iria buscar: a esposa e seu filho. Sua busca começa quando conhece um estranho misterioso que afirma ter informações sobre o paradeiro de Emma. Apollo então começa uma jornada que o leva a uma ilha esquecida no East River da cidade de Nova York, um cemitério cheio de segredos, uma floresta em Queens, onde as lendas de imigrantes ainda vivem e, finalmente, de volta a um lugar que ele pensou ter esquecido para sempre. Este conto vertiginoso é, em última análise, uma história sobre a família e os segredos insondáveis ​​das pessoas que amamos.

9º Lugar [7,014 votos]: Roses of May (The Collector #2) de Dot Hutchison

   A sinopse deste livro dá spoilers sobre o primeiro, O Jardim das Borboletas, que está sendo lançado este mês no Brasil, por isso vou deixar um trecho da sinopse do primeiro: Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro.

10º Lugar [5,798 votos]: A Game of Ghosts (Charlie Parker #15) de John Connolly

   O detetive particular Jaycob Eklund desapareceu e Charlie Parker foi contratado para encontrá-lo. O empregador de Parker, Edgar Ross, é um agente do FBI que tem suas próprias razões para querer encontrar o detetive. Eklund não é um investigador comum. Ele está rastreando obsessivamente uma série de homicídios e desaparecimentos, cada um ligado a relatos de assombrações. Agora, Parker será atraído para o mundo de Eklund, onde a monstruosa "Mãe" governa um império criminosos em ruínas, onde homens fazem negócios com anjos e onde inocentes e culpados são peões em um jogo de fantasmas.

11º Lugar [2,965 votos]: The Awakening (Graveyard Queen #6) de Amanda Stevens

   Meu nome é Amelia Gray, uma restauradora de cemitérios que vive com os mortos. Um doador anônimo me contratou para restaurar o Cemitério Woodbine, um lugar onde os ricos e poderosos enterram seus segredos. Quarenta anos atrás, uma criança desapareceu sem deixar vestígios e agora seu fantasma despertou, exigindo que eu descobrisse a verdade sobre sua morte. Só sei que ela foi assassinada. Só posso trazer seu assassino à justiça. Mas as pistas que eu sigo - uma melodia assombrosa e um túmulo de bebê sem nome - conduzem-me a uma série de suspeitos perturbadores.

12º Lugar [2,677 votos]: Dusk or Dark or Dawn or Day de  Seanan McGuire

   Quando sua irmã Patty morreu, Jenna se sentiu culpada. Quando Jenna morreu, ela também se culpou por isso. Infelizmente Jenna morreu muito cedo. Viva ou morta, a toda alma é prometida uma certa quantidade de tempo, e quando Jenna seguiu em frente, encontrou uma grande dívida de tempo em seu registro. Não querendo simplesmente jogar fora esse tempo da vida, Jenna usa seus dias para fazer trabalho voluntário em uma linha direta de prevenção de suicídios. Mas algo veio para assombrar os fantasmas de Nova York, algo além da razão, além da morte, além da esperança; algo que pode ligar fantasmas aos espelhos e obrigá-los a fazer coisas horríveis. 

13º Lugar [2,586 votos]: What the Hell Did I Just Read  de David Wong
   Dave, John e Amy contam o que parece ser uma história bastante simples e direta sobre uma criatura de outra dimensão, com o poder de mudar de forma, que está roubando crianças e fazendo lavagem cerebral em seus pais, mas finalmente fica claro que alguém está mentindo e que este alguém é o narrador. O romance que você irá ler é um encobrimento, a história "verdadeira" revela-se nas rachaduras de sua narrativa hilariantemente, enrolada e às vezes contraditória.

14º Lugar [2,044 votos]: White Tears de Hari Kunzru

   Dois ambiciosos jovens músicos são atraídos para o submundo sombrio de gravações amadoras de blues antigo, assombradas pelos fantasmas de um passado repressivo. White Tears é uma história de fantasmas, um assustador mistério de assassinato, uma olhar sobre o racismo e uma carta de amor a todos os gênios esquecidos da música americana.

15º Lugar [1,969 votos]: Strange Weather de Joe Hill

   O livro contém quatro novelas: "Snapshot" é a história perturbadora de um adolescente do Vale do Silício que se vê ameaçado pelo "The Phoenician", um bandido tatuado que possui uma câmera instantânea Polaroid que apaga memórias, clique por clique. Um jovem sobe aos céus para experimentar seu primeiro salto de pára-quedas... E acaba com um náufrago em uma nuvem impossivelmente sólida, uma ilha de vapor de ar que parece animada por uma mente própria em "Aloft".
   Em um dia aparentemente comum em Boulder, Colorado, as nuvens se abrem em um aguaceiro de unhas, aparas de cristal brilhante que destroem a pele de qualquer que não esteja adequadamente protegido. "Rain" explora este evento apocalíptico em grandes escalas, já que o dilúvio de unhas se espalha em todo o país e em todo o mundo. Em "Loaded", um segurança de shopping em uma cidade costeira da Flórida, corajosamente, para um tiroteio em massa e se torna um herói para o movimento moderno dos direitos de armas. Mas sob o brilho dos holofotes, sua história começa a revelar, levando sua sanidade com ele. Quando um incêndio de verão fora de controle se aproxima da cidade, ele pegará sua arma novamente e embarcará em um último dia de trabalho.

16º Lugar [1,243 votos]: The Delirium Brief (Laundry Files #8) de Charles Stross

   A carreira de Bob Howard na Laundry, a agência secreta do governo britânico dedicada a proteger o mundo de horrores indescritíveis do espaço espacial, implicou combates altos, pirataria brilhante, magia antiga e combate com criaturas indescritivelmente repelentes. Também envolveu uma quantidade cansativa de papelada e política de escritório, e seus relatórios de despesas ainda são uma bagunça.
   Agora, após a invasão de Yorkshire pelo Host of Air e Darkness, a existência da Laundry se tornou pública, e Bob está na TV para responder a questões  dos contribuintes. O que nem Bob e nem seus gerentes previram é que sua organização ganhou a atenção de um horror muito mais aterrorizante do que qualquer demônio: um governo britânico que procura serviços públicos para privatizar. Há um valor potencial para os acionistas nos "ativos de conhecimento" da Laundry. Bob Howard e seus gerentes são obrigados a considerar o impensável: um golpe contra o próprio governo britânico.

17º Lugar [1,109 votos]: The Kill Society (Sandman Slim #9) de Richard Kadrey

   Sandman Slim já foi para o Céu e para o Inferno e esteve em muitos lugares no meio, mas agora ele se encontra em uma terra desconhecida: a extremidade distante do Tenebrae, a casa desolada dos mortos. Fazendo o seu caminho para o interior com nada além de seu instinto infalível de atrair problemas para guiá-lo, ele colide com uma caravana dos malditos em uma cruzada misteriosa, liderada pelo implacável Magistrate. Sozinho e sem a menor ideia de como voltar para casa, ele se une com esse grupo brutal formado por almas humanas, desertores de Hellion, anjos- e o padre Traven. Slim não caiu em Tenebrae por acaso. Seu pequeno golpe de tentar abrir o Céu provocou um tsunami no universo. Agora, a vida após a morte está caindo aos pedaços por causa da guerra subsequente. E quando o céu descobre que Slim está perto, os anjos colocaram uma gorda recompensa em sua cabeça.

18º Lugar [786 votos]: The Grip of It de  Jac Jemc

   Julie e James se mudam para uma nova casa em uma cidade pequena e estão felizes por deixar as preocupações para trás e recomeçar outra vez. Mas esta casa, situada entre oceano e floresta, tem planos para o casal inocente. Com Julie e James tentando se adaptar a nova rotina e reavivar as chamas seu relacionamento, acontecimentos estranhos dentro da casa e em seus arredores começam a envolver o casal. A arquitetura - claustrofóbica, cheia de salas escondidas dentro dos quartos - torna-se irreconhecível, decadente diante dos olhos. As manchas na parede, parecem se mover, se reproduzindo no corpo de Julie sob a forma de contusões; esporos de mofo contaminam a água da pia. Juntos, o casal embarca em uma busca alucinante pela fonte de seu tormento, uma jornada que os remete na história de seus vizinhos peculiares e aos moradores misteriosos que viveram na casa antes deles.

19º Lugar [514 votos]: A God in the Shed de J-F Dubeau
  A aldeia de Saint-Ferdinand tem todos os atrativos para uma vida tranquila: fazendas que se estendem desde a rua principal, uma pequena delegacia policial, alguns restaurantes e cafés e uma mercearia. Se uma pessoa de fora da cidade parasse, notaria uma coisa incomum - um cemitério grande e cheio demais para uma cidade tão pequena, alimentado com as vítimas do assassino de Saint-Ferdinand, que atormentou a polícia por quase duas décadas. Depois que o inspetor Stephen Crowley finalmente pega o assassino, a cidade descobre que forças ainda mais sombrias estão em ação e que os assassinatos em série são simplesmente a superfície de um passado carregado por segredos malignos.

20º Lugar [450 votos]: Bone White de Ronald Malfi

   Paul Gallo viu a manchete da notícia: um assassino serial liderando a polícia para as sepulturas de suas vítimas, no remoto Dread's Hand, no Alasca. O mesmo pedaço de terra onde seu irmão gêmeo desapareceu há mais um ano. À medida que os corpos são exumados, Paul viaja para o Alasca para ficar próximo caso alguma descoberta. Mas o mistério só está começando. O que Paul descobre é que os moradores acreditam em superstições locais, algo sobre o diabo roubar almas e uma linha de cruzes de madeira para manter o que está na floresta. Ele não encontra um desfecho sua dor porque ninguém pode explicar exatamente o que aconteceu com Danny. E quanto mais ele busca respostas, mais se torna parte do próprio mistério.

Postar um comentário

0 Comentários