Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Pesadelo de Lars Kepler


Após ler o ótimo O Hipnotista imediatamente me interessei pelo novo livro dos autores suecos, O Pesadelo, cujo simples nome já é suficiente para aguçar a curiosidade de qualquer um. O protagonista dessa nova história é ninguém menos que Jonna Linna, o detetive finlandês que rouba a cena no livro anterior, que dessa vez tem que enfrentar um novo caso muito maior que seus anteriores e que envolvem poderes acima dos seus. Enquanto em O Hipnotista havia motivação pessoal nos assassinatos, aqui há interesses políticos e financeiros envolvidos.

Quando se trata de romances policiais, para mim, há duas divisões quanto ao clima de mistério e linha de acontecimentos que pode ser seguida pelo autor. A primeira delas é logo no inicio revelar a identidade do assassino e ao invés de manter o mistério e construir uma personalidade tão forte para ele, quanto à do herói, gerando no leitor um conflito de opiniões com relação a que lado escolher, pois quando se conhece os motivos por trás dos atos.

Já a segunda é exatamente o oposto, um assassino misterioso e de propósitos obscuros que é basicamente julgado por seus atos do que por quem realmente é dessa maneira toda a atenção fica reduzida ao herói que por ser o personagem mais aproveitado ganha a simpatia do leitor, é aí que se encaixa a trama de O Pesadelo.

Os autores desta vez aproveitam melhor a vida pessoal de Joona Linna que se torna mais humano quando seus problemas tanto pessoais como amorosos são conhecidos, seu lado policial continua o mesmo, as habilidades de dedução e convencimento são suas melhores armas e através delas irá tentar resolver mais um caso. Todo o enredo essencial para se entender o inicio do livro está na sinopse de modo que vou apenas fazer algumas considerações sobre o vilão da história.

O principal problema de manter o mistério sobre a identidade do anti-herói da história é não conseguir manter a tensão fazendo do mistério algo fútil, mas os autores conseguem fazer isso com um enorme êxito e qualidade dando pequenas pistas e visões sobre quem está por trás de tudo, nesse caso um homem sem escrúpulos e poderoso cuja principal ação é colher os pesadelos de suas vitimas.

É um livro que recomendo a quem curte horror pela história bem escrita e cheia de tensão principalmente porque a narrativa não se detém a apenas um personagem, mas sim engloba a visão de todos os envolvidos, de modo que o leitor pode ver todos os lados e conhecer os motivos da batalha. 

   O Pesadelo (2012) | Ficha Técnica 
   Título original: Paganinikontraktet (2010)
    Autor: Lars Kepler
   Tradutor: Alexandre Martins
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 448 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. #SPOILER e duvida tb. TA me mantando
    pq no final do livro, a velha chega pra ele e fala que uma rosa bergman tava pensando o pq que ele fingi que a filha dele está morta. COMASSIM?? QUE ROSA BERGMAN?? QUE FILHA?? alguém expica ai pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Hanna, acredito eu que essa velha de 80 anos seja o gancho para o terceiro livro da série, que tem o nome de "A Vidente" em Portugal.

    ResponderExcluir