Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Os vencedores do Bram Stoker Awards 2022


A Horror Writers Association (HWA) anunciou os vencedores do Bram Stoker Awards de 2022, o prêmio máximo da literatura de horror, concedido anualmente para os trabalhos que mais se destacaram no gênero dentre as mais diversas categorias. Os vencedores foram homenageados durante a StokerCon 2023. Confira a lista completa dos ganhadores e indicados:

Melhor Romance
 No Limiar do Inferno de Gabino Iglesias

"No Limiar do Inferno é uma obra noir aterrorizante sobre um pai desesperado para salvar o que resta de sua família, mesmo que isso signifique pisar em um território violento — e atravessar a fronteira do real e o sobrenatural. Desesperado e falido devido ao tratamento de sua jovem e amada filha e com seu casamento à beira do abismo, Mario abre mão de suas crenças e cruza um caminho obscuro ao aceitar um trabalho sujo e violento como matador de aluguel, resgatando uma intimidade com a violência de seu passado. Ao lado de um velho amigo e de um infiltrado da máfia local, ele embarca em uma missão quase suicida de interceptar o carregamento de dinheiro de um poderoso cartel antes que chegue ao México. Conforme viajam através da paisagem infinita do Texas, cruzando a fronteira e voltando, encontros macabros desafiam a lógica que eles conheciam. Mario está disposto a tudo para salvar a vida de sua filha mesmo que se torne alimento de abutres na divisa dos dois países."

Outros Indicados
The Fervor de Alma Katsu 
Reluctant Immortals de Gwendolyn Kiste 
Daphne de Josh Malerman
Sundial de Catriona Ward

Melhor Romance de Estreia
Beulah de Christi Nogle

"Beulah é a história de Georgie, uma jovem de dezoito anos com o dom (ou maldição) de ver fantasmas. Georgie e sua família passaram por momentos difíceis desde a morte de seu pai, mas junto com sua mãe e seus irmãos, Tommy e Stevie, busca recomeçar tudo de novo na pequena cidade de Beulah, Idaho, onde uma amiga da família os instalou para ajudar na reforma de uma velha escola de pedra. Georgie logo começa a experimentar uma variedade de perturbações - a cidade é estranhamente familiar e em seus sonhos ela parece estar vivenciando as memórias de sua mãe do lugar, para não mencionar o fantasma assustador no porão da escola - mas ela aguenta tudo sem reclamar, até perceber que seu irmão pequeno, Stevie, também possui o dom. Stevie está em perigo por causa de um fantasma malévolo, Georgie tenta ajudar, mas logo descobrirá que também está em perigo."

Outros Indicados
Jackal de Erin Adams
The Hacienda de Isabel Cañas
Black Tide de KC Jones
All the White Spaces de Ally Wilkes

Melhor Romance 'Young Adult'
The Triangle de Robert P. Ottone 

"O mundo, como o conhecemos, acabou. O aumento do nível do mar praticamente acabou com a vida na Terra. Nascida com um dom para aprender engenharia e tecnologia, Azlynn e seu pai Merrill passam seus dias administrando uma pequena loja na comunidade da flotilha de Coral Cove. Eles vasculham naufrágios, barcos afundados e o pouco que restou do mundo antes do planeta se afogar. Com sua melhor amiga Ellis, faz o possível para apoiar sua comunidade, enquanto luta para sobreviver. Quando um grupo de batedores enviados pela Ordem, uma misteriosa e poderosa organização, desaparece no Triângulo das Bermudas, Merrill é encarregado de encontrá-los. Sem ele saber, Azlynn e Ellis entram à bordo para se juntar à missão de descobrir o que se esconde dentro do Triângulo. Os antigos segredos cósmicos que encontram são mais aterrorizantes do que jamais imaginaram." 

Outros Indicados
What We Harvest de Ann Fraistat 
The Weight of Blood de Tiffany D. Jackson 
These Fleeting Shadows de Kate Alice Marshall
Mansão Gallant de V.E. Schwab
Burn Down, Rise Up de Vincent Tirado

Melhor Romance Infanto-Juvenil
They Stole Our Hearts de Daniel Kraus 

"A emocionante sequência de They Threw Us Away, sobre um grupo de ursinhos de pelúcia procurando um lugar para chamar de lar... e respostas para as grandiosas questões da vida. Os ursinhos - o inteligente Buddy, o corajoso Sunny, a doce Sugar e o sábio Reginald - conseguiram encontrar uma criança. A vida com Darling é muito melhor do que qualquer outra que eles conheceram. Mas algo não está certo, a felicidade prometida do Sono Eterno não chegou. E eles são mantidos escondidos da mãe de Darling, na escuridão empoeirada debaixo da cama da criança. Então o inevitável acontece: mamãe descobre os ursinhos. E como todos os adultos que conheceram até agora, ela reage com medo e raiva. Os ursinhos assistem um de seus amigos ser destruído. O trio restante mal escapa, empurrado de volta para um mundo que não os quer. Desiludidos, os ursinhos embarcam em uma viagem de volta à fábrica onde foram criados."

Outros Indicados
This Appearing House de Ally Malinenko 
Camp Scare de Delilah S. Dawson 
The Clackity de Lora Senf 
A Comb of Wishes de Lisa Stringfellow 

Melhor Ficção Longa/Novela
The Wehrwolf de Alma Katsu

"Alemanha, 1945. São os últimos dias da Segunda Guerra Mundial e os nazistas estão praticamente derrotados. Uwe Fuchs, que nunca fez o tipo lutador, se sente afortunado por ter evitado as linhas de frente enquanto cuidava de sua mãe viúva. Mas sua sorte muda quando Hans Sauer, o valentão da aldeia, o recruta para se juntar a uma unidade de resistência guerrilheira que se prepara para a chegada dos soldados aliados. A princípio, Uwe é cauteloso. A guerra está perdida e há rumores de que Hans é um desertor. Mas Hans o seduz com conversas sobre poder, brutalidade e o conhecimento ancestral de sua aldeia: lobisomens. Com alguma relutância, Uwe se junta ao bando e logo testemunha sua transformação surpreendente. Mas quando a fúria violenta dos guerrilheiros contra os soldados inimigos toma um rumo devastadoramente pessoal, Uwe deve lidar não apenas com seu papel nos atos malignos, mas também com sua própria humanidade. Será que ainda pode recuperar o que o grupo de predadores roubou dele? Ou ele sempre foi um monstro?"

Outros Indicados
And in Her Smile, the World de Rebecca J. Allred & Gordon B. White
“Through the Looking Glass and Straight into Hell” de Christa Carmen (Orphans of Bliss: Tales of Addiction Horror)
Below de Laurel Hightower
Three Days in the Pink Tower de EV Knight 

Melhor Conto
Fracture” de Mercedes M. Yardley (Mother: Tales of Love and Terror)

Outros Indicados
Nona Doesn’t Dance” de Aaron Dries (Cut to Care: A Collection of Little Hurts)
Poppy’s Poppy” de Douglas Gwilym (Penumbric Magazine)
“The Only Thing Different Will Be the Body” de J. A. W. McCarthy (A Woman Built by Man)
A Song for Barnaby Jones” de Anna Taborska 
The Star”, Anna Taborska (Great British Horror 7: Major Arcane)

Melhor Coletânea de Contos
Breakable Things de Cassandra Khaw

"A vibrante coletânea de estreia de Cassandra Khaw, Breakable Things, explora os laços frágeis e nebulosos que tecem amor e tristeza em nossa existência. Suas histórias esquisitas e cortantes mostram uma fusão sangrenta de horrores, desde traumas cósmicos a psicológicos e corporais."

Outros Indicados
We Are Here to Hurt Each Other de Paula D. Ashe
Hell Hath No Sorrow Like a Woman Haunted de RJ Joseph
Spontaneous Human Combustion de Richard Thomas
The Black Maybe de Attila Veres

Melhor Antologia de Vários Autores
Screams from the Dark: 29 Tales of Monsters and the Monstrous, ed. Ellen Datlow

"De lobisomens e vampiros a demônios e alienígenas, o monstro é uma das figuras mais reconhecíveis do terror. Mas o que torna algo, ou alguém, monstruoso? Autores premiados e escritores promissores tentam responder a essa pergunta em novas histórias que variam do tradicional ao moderno, de monstros familiares ao desconhecido e inimaginável. Os colaboradores incluem: Ian Rogers, Fran Wilde, Gemma Files, Daryl Gregory, Priya Sharma, Brian Hodge, Joyce Carol Oates, Indrapramit Das, Siobhan Carroll, Richard Kadrey, Norman Partridge, Garry Kilworth, Caitlín R. Kiernan, Chikodili Emelumadu, Glen Hirshberg , A. C. Wise, Stephen Graham Jones, Kaaron Warren, Livia Llewellyn, Carole Johnstone, Margo Lanagan, Joe R. Lansdale, Brian Evenson, Nathan Ballingrud, Cassandra Khaw, Laird Barron, Kristi DeMeester, Jeffrey Ford e John Langan."

Outros Indicados
Human Monsters: A Horror Anthology, ed. Sadie Hartmann e Ashley Saywers
Mother: Tales of Love and Terror, ed. Christi Nogle e Willow Becker
Into the Forest: Tales of the Baba Yaga, ed. Lindy Ryan
Chromophobia: A Strangehouse Anthology of Women in Horror, ed. Sara Tantlinger

Melhor Livro de Não-Ficção
Writing in the Dark: The Workbook de Tim Waggoner 

A continuação de Writing in the Dark, um manual de como escrever ficção de terror e  livro vencedor do prêmio Bram Stoker de Tim Waggoner, é uma obra com exercícios práticos que abrangem uma ampla variedade de tópicos, desde monstros, ideias e criação de enredos até como evitar clichês e desenvolver a arte do suspense. The Workbook, no entanto, coloca em primeiro plano a prática em detrimento da discussão para ajudar os escritores a dominar esses conceitos. Ambos os textos são independentes, mas juntos trabalham para fornecer a direção e as ferramentas necessárias para maximizar o aprendizado com uma riqueza de exemplos, exercícios e tutoriais. Writing in the Dark: The Workbook irá ressoar com jovens autores que estão apenas começando suas carreiras, bem como veteranos do gênero e arte do terror."

Outros Indicados
Toil and Trouble: A Women’s History of the Occult de Melanie R. Anderson e Lisa Kröger
Weird Fiction: A Genre Study de Michael Cisco 
A Haunted History of Invisible Women de Leanna Renee Hieber e Andrea Janes 
Writing Poetry in the Dark de Stephanie M. Wytovich

Melhor Artigo de Não-Ficção 
“I Don’t Read Horror (& Other Weird Tales)” de Lee Murray

Outros Indicados
“This is Not a Poem” de Cynthia Pelayo
“African American Horror Authors and Their Craft: The Evolution of Horror Fiction from African Folklore” de L. Marie Wood
“The H Word: The Horror of Hair” de L. Marie Wood
“A Clown in the Living Room: The Sinister Clown on Television” de Kevin J. Wetmore, Jr.

Melhor Coletânea de Poesia
 Crime Scene de Cynthia Pelayo

"Cynthia Pelayo canta uma canção para aqueles que não tem voz, a vítima que queremos esquecer o mais rápido possível, aquela que desapareceu antes mesmo de realmente aparecer. Com um olhar de conto de fadas e um coração maior que o mundo, seu canto de sereia se insinua além de nossas defesas, além dos calos endurecidos e da apatia que construímos para nos proteger do horror cotidiano que é outra garota desaparecida. Pelayo relata uma história familiar, poema por poema; um corpo é encontrado, um crime brutal investigado, pistas nos levam em círculos e não chegam a lugar nenhum. Estamos em uma jornada épica, a jornada do herói, e ela deve continuar até o fim em todos os seus momentos dolorosos. Pelayo imbui seu herói, o Agente K, com toda a nossa dedicação e aquela migalha de esperança que escondemos, guardando para mais tarde. O trabalho cobra seu preço, as respostas nunca estão completas e os porquês fraturam, racham e se espalham. Não há como fugir. Devemos testemunhar, ainda que isso nos mude e nos destrua."

Outros Indicados
Sifting the Ashes de Michael Bailey e Marge Simon 
Girls from the County de Donna Lynch 
The Rat King: A Book of Dark Poetry de Sumiko Saulson 
The Gravity of Existence de Christina Sng

Melhor Graphic Novel
Kolchak: The Night Stalker – 50th Anniversary , ed. James Aquilone

"Comemorando o 50º aniversário de The Night Stalker esta graphic novel especial apresenta doze novas histórias em quadrinhos protagonizadas pelo maior repórter caçador de monstros da TV, Carl Kolchak, além de 10 histórias em prosa. Abrangendo toda a sua carreira, Kolchak: The Night Stalker – 50th Anniversary narra as aventuras do intrépido investigador desde a década de 1930 até o início dos anos 2000. Os escritores de quadrinhos incluem David Avallone, Jonathan Maberry, Peter David, R.C. Matheson, Kim Newman, Gabriel Hardman, Steve Niles, Rodney Barnes, Tim Waggoner, James Aquilone, Nancy A. Collins e James Chambers. Os escritores de prosa incluem Nancy Holder e Alan Philipson, Owl Goingback, John Jennings e Lisa Morton. Artistas incluem Julius Ohta, Zac Atkinson, Marco Finnegan, J.K. Woodward, Paul McCaffrey, Szymon Kudranski, Jonathan Marks Barravecchia, Clara Meath, Colton Worley, Warwick Cadwell-Johnson, Jerry Ordway e Tom Napolitano."

Outros Indicados
Eat the Rich de Sarah Gailey e Pius Bak 
Kraken Inferno: The Last Hunt de Alessandro Manzetti e Stefano Cardoselli
Something is Killing the Children Vol. 4 de James IV Tynion e Werther Dell’Edera 
The Me You Love in the Dark de Skottie Young e Jorge Corona

Melhor Roteiro (Empate)
O Telefone Preto de Scott Derrickson e C. Robert Cargill 
Stranger Things: “s4e1: Chapter One: The Hellfire Club” de Duffer Brothers

"Em O Telefone Preto, após ter sido raptado por um assassino de crianças e trancado em um porão à prova de som, um menino de 13 anos começa a receber chamadas, em um telefone, das vítimas do assassino. Enquanto o quarto ano de Stranger Things se passa seis meses depois da batalha de Starcourt, que deixou um rastro de terror e destruição em Hawkins, quando surge uma nova ameaça sobrenatural ainda mais terrível, trazendo um grande mistério que pode ser a chave para acabar com os horrores do Mundo Invertido."

Outros Indicados
The Pale Blue Eye de Scott Cooper 
Men de Alex Garland 
Pearl de Mia Goth e Ti West

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O Bram Sroker Awards é referência, certamente irei conferir o vencedor do Iglesias, também ficarei de olho em alguma futura tradução de Sundial, a Catriona Ward me impressionou com o seu "The Last House on Needless Street", aquele tipo de leitura que te faz querer ler tudo de determinado autor. "Men" e "Pearl" terem perdido em roteiro para os pop e previsíveis "O Telefone Preto" e "Stranger Things" é quase uma piada, mas tudo bem, só me importo com os premios relativos a literatura, é como um filme ganhar trilha sonora no GRAMMY, ninguém se importa.

    ResponderExcluir