Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Sepulcro de F. Paul Wilson



O Sepulcro é uma das obras mais importantes no universo de F. Paul Wilson: é o primeiro volume da série do Repairman Jack, ou Jack Faz-Tudo na tradução brasileira, que conta com dezenas de livros, histórias em quadrinhos, contos e novelas publicados; é o segundo livro do Ciclo do Adversário, o clímax do universo literário de F. Paul Wilson; e uma peça chave no grande mosaico formado pelas histórias do autor, que é chamado de A História Secreta do Mundo. 

Originalmente publicada em 1984, a edição brasileira é considerada extremamente rara no contexto americano, F. Paul Wilson reescreveu a história décadas depois, para se encaixar na nova linha temporal demarcada pela série de livros The Young Repairman Jack e Repairman Jack: The Early Years, que mostram a adolescência e os primeiros anos de atuação de Jack Faz-Tudo. Sendo assim, a edição da editora Record não é a considerada oficial dentro do contexto da saga. 

O conjunto das obras de F. Paul Wilson se interconectam de uma forma complexa e intrincada que constitui a chamada História Secreta do Mundo, uma parte da história que permanece desconhecida, inexplorada e em segredo para a maior parte da humanidade. Essa história é demarcada pelo conflito de duas forças ancestrais, conhecidas como Glaeken e Rasalom. O ponto de partida para este universo é o conto "Demonsong" publicado na antologia Heroic Fantasy em 1979. F. Paul Wilson buscou inspiração nos escritos de Robert E. Howard para apresentar o primeiro encontro de Glaeken e Rasalom, nos recessos sombrios da Primeira Era. 

Na cronologia da História Secreta do Mundo, "Demonsong" é ambientado na pré-história, as duas forças ancestrais só se encontram novamente em 1941, quando o exército alemão invade e vandaliza um local abandonado em "O Fortim" e dá início ao Ciclo do Inimigo, que culmina em "Nightworld", último volume do Ciclo e da série do Jack Faz-Tudo, cuja história também demarca o fim da civilização como a conhecemos.

O Sepulcro conta a história de Jack Faz-Tudo, uma espécie de mercenário que é possível contratar para "consertar" uma situação cuja resolução através de meios oficiais e legais se mostra complicada e difícil. Em teoria Jack não existe, vive nas sombras da sociedade moderna sem identidade oficial ou ligações governamentais. Seu nome é sussurrado em certos círculos, como sendo inteligente, habilidoso e não possuindo o menor problema em recorrer a métodos violentos para concluir seus serviços. A trama se inicia quando ele é contratado para mais uma tarefa impossível, encontrar um colar roubado aleatoriamente nas ruas de Nova York. 

Durante a investigação, membros da família de sua ex-namorada começam a desaparecer misteriosamente e Jack decide a ajudar nas buscas. Conforme a história avança, ele descobre não apenas o horrível segredo sobrenatural por trás da história do colar, que remonta a época da Índia Colonial, mas que o objeto também tem relação com o desaparecimento da família que está investigando e com o surgimento de criaturas sanguinárias que começam a persegui-lo.

F. Paul Wilson explora com maestria os fantasmas do colonialismo na sociedade inglesa, usando o sobrenatural para trazer à tona segredos hediondos e vergonhosos passados de geração em geração. Discutindo não somente a memória traumática que o processo de colonização causou nas culturas que sofreram dominação, mas também a questão da culpabilidade moderna, com relação as famílias imperialistas que enriqueceram no passado através de genocídios de populações inteiras e por meio do saque sistemático de riquezas das colônias, focando nas ramificações destes processos no presente.

Embora sua perspectiva penda diversas vezes para o lado do colonizador e suas discussões evitem aprofundamentos em certos tópicos, suas questões centrais permanecem atuais, seu único defeito é a hipersexualização da mulher oriental. O Sepulcro é um ótimo suspense que funciona bem de forma isolada, como um mistério sobrenatural, então mesmo que você não conheça nada da História Secreta do Mundo, ou não queira se comprometer com a leitura do Ciclo do Inimigo, que jaz eternamente abandonado com seu último volume jamais publicado no Brasil , ainda pode ter uma boa experiência de leitura. 

As ligações com a História Secreta são perceptíveis somente para quem já leu outros volumes do Ciclo do Inimigo, além do próprio Jack Faz-Tudo mais tarde se tornar um dos protagonistas na batalha entre Glaeken e Rasalom, aparecendo novamente em Represália (supostamente as mudanças que F. Paul Wilson fez na reescrita do romance foram para acentuar ainda mais esse protagonismo e torná-lo mais explícito em O Sepulcro), os colares usados por Kusum e Kolabati, os personagens indianos, são cruciais para a história de Nightworld.

   
  O Sepulcro (1989) | Ficha Técnica
   Título original: The Tomb (1984)
   Autor: F. Paul Wilson 
   Tradutora: Alyda Christina Sauer
   Editora: Record
   Páginas: 342 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários