Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Objetos Sobrenaturais: Histórias Reais & Artefatos Sombrios de Stacey Graham


Objetos Sobrenaturais de Stacey Graham é um compêndio de informações sobre objetos, lugares e até mesmo situações específicas cuja associação com o sobrenatural é de conhecimento e aceitação comum. A autora mergulha no imaginário popular para construir uma exposição bem humorada de histórias cuja aura assustadora foi construída por gerações de experiências paranormais, bem como por décadas de inspirações a obras cinematográficas e literárias, que ajudaram a disseminar a fama do local ou objeto assombrado. 

É bem provável que você conheça vários dos relatos do livro, como a história da boneca Annabelle ou os avistamentos do Holandês Voador, mas há também algumas narrativas bem obscuras que tornam a leitura interessante. Stacey Graham começa fazendo uma breve exposição sobre a associação do sobrenatural com os mais diversos tipos de objetos, por exemplo, eventos traumáticos e violentos ou um profundo vínculo sentimental com a posse de algo podem deixar traços e emoções residuais que perduram muito tempo após a morte das pessoas envolvidas, resultando em uma capacidade do objeto a reagir a determinados estímulos e situações. 

A autora explica os tipos mais comuns de fantasmas que você pode acabar "adotando" caso adquira ou entre em contato com um objeto assombrado; as manifestações sobrenaturais que possibilitam a identificação dessa assombração, como sons e odores estranhos; os lugares mais comuns onde esses objetos podem ser encontrados, além de dicas rápidas de investigação. O que faz da obra o perfeito guia de bolso a ser levado em bazares e antiquários, ou talvez àquela leitura do testamento e distribuição de herança de sua tia avó desconhecida. 

O livro explora histórias de bonecas amaldiçoadas e assombradas; restos mortais encontrados em construções antigas, criptas e catacumbas; fotografias, itens pessoais e móveis assombrados; casas, castelos e hotéis assombrados; lugares que foram palcos de mortes coletivas, assassinatos, acidentes, desastres e suicídios, e cuja aura sombria pode ser sentida até os dias de hoje; navios e outras assombrações dos oceanos; fantasmas, maldições e aparições envolvendo astros de Hollywood, e é claro, métodos de proteção a todo esse universo sobrenatural. 

Cada capítulo aborda um tema específico e contém vários relatos que dissecam histórias com interferências variadas desses objetos, sempre há um acontecimento característico de origem das manifestações sobrenaturais e relatos dos efeitos e desastres que a posse de tal peça acarretou para seus proprietários. Objetos Sobrenaturais é um livro de leitura ágil, com uma escrita simples e direta que captura e mantém a curiosidade do leitor em suas páginas, assombradas por ilustrações arrepiantes e fotos macabras. 

Um ponto negativo é a própria limitação temática da obra, que no afã de abordar todas as possibilidades e tipologias de objetos assombrados, acaba ficando muito generalista na exposição dos casos, e em alguns momentos a nossa curiosidade sobre determinado relato não é saciada em sua completude. É um livro indicado para fãs do gênero que buscam uma leitura divertida e didática, que serve como obra de referência ao tema, bem como catálogo de presentes assombrados.

   
  Objetos Sobrenaturais (2019) | Ficha Técnica 
   Título original: Haunted Stuff (2014)
   Autora: Stacey Graham
   Tradutor: Eduardo Alves
   Editora: Darkside Books
   Páginas: 224 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários