Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Mágico de Sol Stein


Existe um tipo de livro que é extremamente perigoso, cuja escrita é insidiosa e ágil, ao mesmo tempo em que facilita a leitura, torna o virar das páginas um vício. O leitor se vê escravizado por sua estória, anestesiado pelo pensamento de que lerá apenas mais um capítulo, atravessa noites inteiras na ânsia de chegar ao fim, seu corpo não conhece exaustão até chegar à última linha, quando no momento em que o esperado final feliz deveria chegar, acontece algo inesperado.

Uma conclusão que é como um soco direto no cérebro que atrapalha toda a linha de raciocínio do leitor, fazendo com que o mesmo não tenha nenhuma reação a não ser um balbuciar desconexo, na tentativa de organizar os pensamentos e deglutir as palavras lidas. Esse é um evento extremamente raro de se acontecer, principalmente por literatura se tratar de algo pessoal, a faísca que incita essas emoções é única para cada um. Para mim, O Mágico de Sol Stein foi direto a este ponto.

O Mágico não é um livro espetacular ou aquele tipo obra arrebatadora que ganha a atenção dos críticos e se torna um sucesso nos cinemas, na verdade não é nem um livro inesquecível, tanto que provavelmente você nunca ouviu falar nele ou em seu autor,  mas é o tipo de livro que me lembrar cada vez que encontro uma estória de ritmo similar o porque de eu ser um leitor,  tocando diretamente no cerne onde jaz o prazer pela leitura. 

É um livro rápido, o devorei em apenas um dia, com um final típico dos livros de suspense dos anos setenta: na última página um plot twist que explode cabeças. Alguns leitores acham essa sensação maravilhosa, ser surpreendido e ficar embasbacado com as implicações que o ponto final suscita, enquanto outros a odeiam com todas suas forças, já que destrói toda a expectativa de um final hermeticamente fechado. 

A literatura nos conforta porque ler sobre finais felizes faz com que acreditemos que nossa vida pode ter um final feliz, se algum autor mostra a realidade nua e crua, ou no caso das obras de horror se nega a revelar a fonte do sobrenatural em sua história, ele é criticado e crucificado sem misericórdia. Existe uma espécie de linha narrativa comum a todos os livros de suspense, geralmente seu foco é na ação da perseguição, há um mocinho e um vilão, crimes são cometidos e após uma busca frenética o protagonista consegue capturar sua nêmeses no exato momento em que a força policial entra em cena para dar apoio. 

O leitor então é transportado para um epílogo, que se passa meses depois e mostra o mocinho feliz seguindo com sua vida, enquanto o vilão apodrece atrás das grades. Porém a verdadeira batalha entre os dois lados não é mostrada, é no tribunal que todos os atos serão examinados microscopicamente e julgados. Sol Stein começa seu livro com o que normalmente seria o clímax da história, no baile de formatura da escola um garoto recebe a atenção de todos ao realizar um truque de mágica, de quebra consegue envergonhar o valentão da escola o fazendo passar por um covarde. 

Eis então que após a festa ele é brutalmente atacado pelo grupo dos valentões e o que se segue é uma verdadeira guerra, que ocorre dentro de um tribunal de justiça, cujas armas são as palavras pomposas e difíceis de advogados engravatados. Sol Stein destrói a fronteira existente entre vilão e mocinho, através de um embate de ideias entre advogados, que manipulam as vítimas e o código penal para conseguir o resultado favorável. 

A narrativa é construída de um modo que a tensão cresce a cada centímetro da lei dobrado, chegando a um nível psicológico tão pesado que em determinados momentos o leitor é forçado a repensar seu posicionamento. Diferentemente de um thriller jurídico, o foco da estória não são as leis, mas sim o posicionamento das pessoas perante as mesmas.

O destaque especial vai para a tradução característica dos anos setenta, repleta de termos nostálgicos para aqueles que "cresceram" lendo as edições antigas dos livros de Stephen King. Se você gosta do estilo de escrita da época, extravagante, seco e abrupto, encontrará em O Mágico uma leitura interessante para um final de semana, é o tipo de livro cuja história só funciona na primeira leitura, então se encontrar ele perdido na estante de alguma biblioteca, não deixe de emprestá-lo

   O Mágico (1975) | Ficha Técnica 
   Título original: The Magician (1971)
    Autor: Sol Stein
   Tradutor: ---
   Editora: Record
   Páginas: 247 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (8/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu amo esse livro! Também peguei numa biblioteca e li em um dia. Adorei o final, foi melhor do que eu esperava. Acabei achando mais engraçado que trágico, e fiquei rindo feito idiota da ironia depois de ter terminado. O autor acabou conseguindo provar o que queria.
    E realmente, como você disse, há quem não goste. Fiz a maior propaganda do livro pro meu irmão, ele leu e odiou.
    Bem que podiam republicá-lo com uma tradução atualizada (aquela repetição de "pequena" acabou me irritando mais do que deveria, rs). Melhor ainda, uma editora podia lançar uma coleção de romances de tribunal e incluir esse no meio.

    Que ótima surpresa visitar um blog e dar de cara com uma resenha desse livro. Sempre que eu vejo qualquer coisa relacionada a tribunal, eu lembro dele. Faz até parecer que ser advogado é moleza, como se a gente fosse esperto feito o Thomassy. Na verdade o real "mágico" do livro é ele.

    ResponderExcluir
  2. E eu nem tinha reparado, você postou essa resenha bem no dia do meu aniversário. Valeu kk

    ResponderExcluir
  3. Está na minha listinha de desejos da EV. Acho que vou comprar logo!!

    ResponderExcluir