Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Intensidade de Dean Koontz


Intensidade marca a passagem de Dean Koontz  das tramas sobrenaturais para os thrillers de suspense, os quais passou a escrever em sua fase moderna, um método bem simples para descobrir qual livro faz parte de uma determinada, entre os publicado no Brasil, é através de da forma como seu nome aparece grafado na capa. 

As tramas paranormais são as mais antigas e trazem como autor Dean R. Koontz, já nos lançamentos mais recentes o "R." é excluído, abreviação este de Ray. Dean Ray Koontz. Citado comumente como o mestre do suspense, Koontz faz-se reconhecer pela escrita rápida e carregada de tensão, cuja velocidade instiga o senso de voracidade do leitor. Seus thrillers são obras-primas de page-turner, aquele tipo de livro em que as páginas voam com a leitura. 

Suas tramas geralmente se passam em poucas horas ou dias, marcando o momento em que a vida de uma pessoa normal é modificada pelo redemoinho de desespero causado por acontecimentos malignos. Intensidade faz jus a seu nome, a impressão ao ler o livro é de assistir a um filme ou um presenciar um acontecimento real e o leitor, por mais infundada que seja, tem a sensação de que se parar com a leitura os personagens continuarão sem ele. 

Tudo  o que você precisa saber sobre o enredo está na sinopse, que descreve nada menos que as cinco páginas iniciais, o interessante do livro é ir descobrindo os acontecimentos e se surpreendendo pelo caminho. Vou falar apenas sobre os personagens, o autor conseguiu unir dois opostos, significando o bem e o mal, que entram em confronto de uma forma inteligente e sagaz,  possuindo o mesmo peso na balança da justiça, fazem de tudo para que esta penda para o seu lado, cada um lutando com unhas e dentes para defender seu ponto de vista.

Chyna Shepherd teve uma infância difícil. Pode-se ter um vislumbre do mundo em que sua mãe vivia pelo nome que deu a sua filha, uma homenagem a república socialista. Entre trancos e barrancos a jovem sobreviveu, a cada desafio sua coragem aumentava e o bordão mental "incólume e viva" surgia como inspiração a continuar. Era algo do tipo: "Ei mundo! Olhe para mim apesar de tudo o que faz para me derrotar e destruir ainda estou viva! E não desistirei". 

Quando alcançou a maioridade deixou para trás toda a dor e desespero anteriores e na escola de psicologia foi iniciar uma nova vida, mudou muito, se tornou uma pessoa retraída que foge  de relacionamentos e não consegue se sentir a vontade em companhia masculina.  Porém os problemas parecem a seguir, desta vez um cruel assassino irá invadir seu mundo perfeito e arrasar com todo progresso que pensava ter feito. Diferente das heroínas habituais, Chyna mostra uma garra e fibra quase sobre humanas e enfrenta todos os seus piores medos em busca da salvação.

Edgler Foreman Vess. Ah o Mr. Vess. Nenhum livro consegue ser bom sem um antagonista feroz, cuja simples menção do nome faça arrepios percorrer a pele dos incautos e que teorize todo o conceito do mal em sua própria existência. Mr. Vess possui uma mente aguçada pela inteligência e ofuscada pela loucura, sua crença é a de viver intensamente praticando todo tipo de ato que lhe der vontade, sendo o assassinato a máxima expressão de seu pensamento e o ápice de suas macabras aventuras. 

Koontz consegue imiscuir uma consciência própria à suas criações e Mr. Vess é um dos seus vilões de melhor construção e aproveitamento  Intensidade é um livro que retrata o que há de melhor na escrita de Dean Koontz, indispensável para os fãs de suspense. Boa leitura!

   
  Intensidade (1997) | Ficha Técnica 
   Título original: Intensity (1987)
   Autor: Dean Koontz
   Tradutores: A. B. Pinheiro de Lemos
   Editora: Mandarim
   Páginas: 308 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. E ai Rafa blz, este livro do Dean e muito bom tem um q de Velocidade não concorda ... Mudando de livro, vc tem alguma novidade sobre o novo do Joe Hill, a editora Arqueiro ta devendo para nós leitores !

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros que li até hoje. Infelizmente a versão em inglês me causou uma certa dificuldade e mesmo assim consegui sentir toda a tensão. Vou comprar em português na internet, pois quero que o pessoal de casa leia.

    ResponderExcluir