Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb


O Aprendiz de Assassino é o primeiro livro da saga criada por Robin Hobb, em meados dos anos noventa e que se tornou uma espécie de clássico da fantasia, mas que só agora, quase dezoito anos depois, chega ao Brasil. A história é narrada por Fitz, um bastardo do príncipe herdeiro, já velho que tenta escrever a história dos Seis Ducados através das suas memórias desde modo temos uma narrativa linear com relação ao tempo que evolui à medida que o narrador cresce. Os capítulos são bem organizados e diretos, sem enrolação cada um possui uma pequena introdução que revela uma curiosidade ou evento que será de suma importância para se entender os acontecimentos das páginas a seguir. 

O desenvolvimento dos personagens pela autora, principalmente o protagonista, é ponto central da história, todas as intrigas e traições da nobreza somada aos anos de trabalho árduo e incessante transformam profundamente a psique de Fitz, de jovem bastardo tímido nas páginas iniciais se transforma em um trunfo perigoso a nobreza nas mangas do rei lá pela metade da história e sua participação nos assuntos do reino cresce cada vez mais. Sua personalidade e seus talentos são lapidados cuidadosamente por seus "mestres", que surgem como figuras interessantes e misteriosas ao longo da narrativa, tornando-o profundamente real e cativante.

A magia em o "Aprendiz de Assassino" é utilizada por um grupo muito seleto da nobreza e é transmitida através da linhagem sanguínea de pai para filho. Os únicos que a utilizam sãos os príncipes e o próprio rei. O tipo de magia de que falo é bem diferente das "histórias convencionais", trata-se de um domínio mental bastante avançado conhecido como Talento. O desenvolvimento do Talento requer um treinamento bastante pesado e não são todos os herdeiros do rei que manifestam o poder, apenas os mais fortes conseguem ter o domínio dessa arte. Entre seus efeitos estão à comunicação a distância com outro usuário do Talento e a inserção de ideias na mente das pessoas além da morte causada pela extração de energia. 

Essa técnica é extremamente poderosa, porém é uma faca de dois gumes, pois quanto maior seu efeito mais energia é gasta e mais debilitado o usuário fica. Há outra forma de magia mais genética que o Talento, a Manha que é a habilidade de tocar a mente dos animais, útil, mas como diz a frase de Nietzsche: "Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você." Um ponto que é quase inexplorado no livro é a religião, um tema tão comum entre a luta de poder entre lados nas fantasias medievais aqui se relega a pequenas menções dos nomes dos deuses, mas sem nenhuma descrição mais aprofundada sobre rituais de culto ou chefes religiosos. Não que isso faça falta no livro, apenas para constar.  

O tipo de monarquia nos Seis Ducados é bastante interessante, pois ao contrário do rei ser um tirano que controla o povo com mãos de ferro, ele se preocupa muito com o que seus súditos pensam de seu reinado e suas realizações além de que se a população estiver descontente com seus feitos ele pode ser deposto. O Aprendiz De Assassino é uma ótima leitura que irá surpreender a todos pela rápida introdução ao mundo do livro e seus personagens que a autora fornece. Depois de poucas páginas já nos vemos torcendo pelo jovem protagonista em seus infortúnios e aventuras... E que venha o próximo livro.

   
  O Aprendiz de Assassino (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: Assassin's Apprentice (1995)
   Autora: Robin Hobb
   Tradutor: Orlando Moreira
   Editora: Leya
   Páginas: 416 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oie :)

    Nossa primeiramente parabéns pela resenha, esse livro está praticamente no topo da minha lista de comprar quero ele imediatamente hahaha, abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir