Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Odd Thomas de Dean Koontz


Odd Thomas é simplesmente a melhor criação da "era moderna" de Dean Koontz, um personagem tão cativante e fascinante que é difícil não pensar nele como uma pessoa real. O livro tem ação do início ao fim, dá até para dizer que a partir do momento em que se lê a primeira frase fica praticamente impossível parar a leitura:  “Meu nome é Odd Thomas. 

Mas não sei por que você se importaria comigo ou com minha existência numa época em que a fama é o altar venerado pela maioria das pessoas.” Há também uma notável união entre humor e suspense, tecidos em uma narrativa tão impecável, que torna a leitura extremamente prazerosa e gratificante. É um daqueles livros que nos fazem sentir pena daqueles que não possuem o hábito da leitura, pois não sabem o que estão perdendo.

Odd Thomas é um herói ao acaso, bastante humilde e com um enorme coração ele conquista a todos com seu jeito engraçado e simples de ver o mundo. Ele possui um talento inexplicável, pode enxergar os espíritos dos mortos. É aí que está a grande sacada da trama, seu protagonista apesar de poder ver, não pode falar com os "fantasmas"  e a sua comunicação fica reduzida a gestos e expressões. 

O que no faz com que no mínimo toda tentativa de troca de informação seja tragicômica. Além dos mortos, Odd pode ver  entidades estranhas formadas apenas de sombras que parecem se alimentar das desgraças humanas, ele os chama de bodachs um nome que vem da mitologia gaélica. Os personagens são muito bem definidos e engraçados, além do protagonista temos o Pequeno Ozzie (que de pequeno não possui nada) e seu gatinho de estimação Chester, especialista em fazer xixi nos sapatos de Odd.  Stormy Llewellyn é a alma gêmea de Odd que ao lado do chefe Wyatt Potter fecham o circulo "familiar" dele. 

A trama se inicia a partir do momento que Odd Thomas nota uma grande quantidade de bodachs vagando pelo restaurante em que trabalha, eles não sabem que ele pode vê-los por isso tenta fingir normalidade perante essas presenças assustadoras. Ele nota que um homem, apelidado carinhosamente de Homem-Fungo, parece ser o centro das aparições que o rodeiam com um apetite voraz e excitação.

Odd começa a achar que o Homem-Fungo está planejando algo ruim e de grandes proporções devida a concentração de bodachs que lotam o centro da cidade. Decidido a pará-lo, nosso protagonista, começa a segui-lo em busca de provas mais substanciais para apresentar a policia... É então que os problemas começam... 

   
  Odd Thomas (2009) | Ficha Técnica 
   Título original: Odd Thomas (2003)
   Autor: Dean Koontz
   Tradutores: Elaine Moreira
   Editora: Record
   Páginas: 448 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários